19 dezembro 2017

Meu potinho da felicidade

Quando chega essa época, em que paramos para pensar sobre todas as coisas que nos aconteceram ao longo do ano, geralmente nos sentimos nostálgicos e perdidos em um turbilhão de sentimentos. Pendemos entre o lado do ódio, principalmente pelas coisas não terem acontecido como imaginávamos; e o lado positivo, no qual nos agarramos com força para que prevaleça. De forma sincera, ainda que tenhamos esperança, constantemente nos apegamos ao primeiro. Estamos fadados ao negativismo. Mas foi em um desses momentos que decidi que este ano seria diferente.
Entre os milhares de projetos de ano novo, no final de 2016 criei um pote da felicidade. Nele, eu deveria colocar papéis com todas as coisas que me tiraram sorrisos durante 2017. Poderia ser uma piada sem graça que me fez dar gargalhada em hora errada. Poderia ser um filme que encheu meu coração de alegria. Poderia ser uma cena, um objeto, uma atitude. Poderia ser qualquer coisa que me fizesse feliz. E sabem qual é o real objetivo disso? Darmos valor aos detalhes. A gente vive reclamando que a vida está ruim, mas são raras as vezes em que vemos os pontos positivos. Tudo pode ter conspirado a favor, mas se o café derramou, o carro não ligou ou o trânsito estava infernal... Pronto, acabou o dia! Não é estranho? 

O problema é que pensar fora da caixa dá trabalho, mas são as pequenas atitudes que tornam nossa vida mais leve. Hoje, quando abri meu potinho e reli tudo que coloquei lá dentro, me senti alguém. Um alguém que teve coragem de ir atrás das coisas que gosta. E mesmo nas vezes em que o medo falou mais alto, coloquei na cabeça que não posso empurrar com a barriga e fingir que está tudo ok. Eu não consigo mais fazer isso. Não quero ficar acomodada à zona de conforto. Não quero me privar de ser feliz.
Este ano eu comecei e finalizei um projeto. Decidi que era hora de cuidar mais de mim. Me matriculei na academia e continuo firme e forte (nem tão forte assim). Coloquei em prática minha ideia de ter mais verdes em casa (oi, cactos!). Fui contratada na empresa em que estagiei por quase dois anos. Me arrisquei nos dotes culinários e dei uma chance para os doces serem algo a mais do que um hobby. Li livros incríveis. Vi e revi vários filmes que me agregaram um punhado de conhecimento e experiências (Titanic ainda é um dos meus preferidos!). Tive a chance de ouvir histórias alheias e me apaixonar pela vida das outras pessoas. Comecei e terminei a tão temida monografia. Tirei 9,5 e tô feliz com isso. Tô orgulhosa do que pude aprender com ela.

Decidi que era hora de recomeçar. Me demiti no final do mês passado, mas vou carregar muita gente no coração. Pessoas que me agregaram em tudo, e principalmente no meu amadurecimento como ser humano. Meu lado emocional não queria deixar para trás, só que meu lado psicológico já havia chegado ao limite. Me candidatei para ser freelancer em uma plataforma e fui aceita. Fiz meu primeiro texto. Escrevi diversos outros aqui no blog. Conversei com amigos que conheci no Ensino Fundamental. Talvez seja um passo para tornarmos presentes novamente.
Este ano eu ri de coisas bobas e chorei por motivos sem sentido. Cheguei ao limite e voltei a estaca zero. Tentei dar o meu melhor, mesmo sabendo que poderia ir mais além. É claro que houve muitos momentos de tensão, mas quem disse que não fui feliz? Quem disse que a gente não pode ser feliz por conta própria? Será que precisamos mesmo de um motivo grandioso para ter um bom ano? 2017, para mim, foi de longe o pior no quesito acontecimentos mundiais, mas quando vejo o que aprendi, o que conquistei e o que me tornei, chego a conclusão de que fui feliz por demais. Obviamente que espero um novo ano ainda melhor, mas sei que isso só vai depender de mim e do que vou fazer para tornar 2018 marcante. E aí, do que você precisa?

25 comentários:

  1. Que lindo, amei a ideia, dá um valor a mais ao ano que passou que as pessoas tanto reclamam, pensando em adotá-la para 2018.
    Beijinhos ;*

    http://segredos-sinceros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, é uma ideia muito bacana para se colocar em prática e ser mais grato pelas coisas que conquistamos ♥ Ainda vou fazer um post com algumas ideias, tomara que tente ano que vem.

      Excluir
  2. Adorei a ideia <3 acho que vou aderir em 2018 <3

    https://my-sweetviolet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Kelly
    Amei seu texto. Esse ano eu fiz o projeto gratidão e todo dia eu busco sempre encontrar ao menos uma coisa que fez o dia valer a pena. É maravilhoso rever essas coisas e ver que o ano até valeu a pena.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto da gratidão lembra muito esse do potinho da felicidade. Acho que tem o mesmo intuito, e vale muito a pena relembrar os momentos bons que a vida proporciona ♥

      Excluir
  4. Kelly, que ideia mais incrível. Deve ser maravilhoso chegar no final do ano e poder abrir um por um e relembrar essas coisas. Isso me deu uma vontade de fazer também, acho que vou pegar sua ideia, viu? Mas irei colocar também a data no papel, para assim poder lembrar mais detalhadamente.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma sensação tão gratificante ♥ A ideia não é minha, apenas adotei como projeto para este ano, então fique a vontade para fazer o seu pote. Eu lembrei disso das datas já na metade do ano aiueuahe, então acabei não colocando, mas vale a pena para saber quando aquilo aconteceu.

      Excluir
  5. Mana, que post inspirador <3 anotar ou memorizar as pequenas coisas que nos fazem sorrir é dar valor aos pequenos detalhes (como foi colocado no texto), e isso na correria do nosso dia-a-dia é um presente.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente quase não faz isso, né? Acabamos memorizando e guardando as lembranças ruins, então não sobra muito espaço para as positivas. Valorizar os segundinhos é um dádiva ♥

      Excluir
  6. Que ideia incrível!
    É sempre bom (re)começar, como você mesma colocou.
    Nunca fiz o meu potinho e amei o seu.
    Beijinhos ♥
    klissiamafra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente colocar o projeto em prática em 2018, você vai perceber que é muito bom poder relembrar os momentos ♥

      Excluir
  7. Nossa que projeto legal, são tantas coisas ruins que acontecem conosco furante o ano que nos esquecemos das coisas realmente boas e felizes, que arrancam risadas sem nem mesmo pedir licença. Amei esse projeto e pretendo fazê-lo, meu ano foi muito cansativo e estressante, mas, tiveram momentos maravilhosos que eu não trocaria por dinheiro nenhum, parabéns por essa iniciativa tão criativa.
    Beijos e Abraços
    https://vickyalmeida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A iniciativa não é minha, mas também admiro quem começou o projeto, já que nos dá uma perspectiva do quanto a vida pode ser agradável se olharmos com carinho para os momentos que ela nos proporciona ♥ Espero que coloque em prática também.

      Excluir
  8. Ai, socorro! Quantas lindezas! Quantas reflexões maravilhosas sobre saber pausar para continuar, saber abrir mão para segurar. Você é incrível!

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que lindeza seu comentário ♥ É tão bacana saber olhar as sutilezas, não? A gente aprende tanto.

      Excluir
  9. Que saudade de passar por aqui e ler os teus posts que mais parecem uma conversa entre amigas, Kelly! Não acredito que consegui passar meses fora dessa blogosfera linda.

    Estou muito apaixonada por esse projeto, na verdade eu amo projetos. Eu amo esses desafios que tem um objetivo incrível no final de tudo. Estou feliz por ter tanta coisa que te deixou feliz, os detalhes realmente
    fazem a diferença e foi justamente sobre os detalhes de 2017 que escrevi no blog. ♥

    Um abraço e natal cheio de amor no coração <3
    http://www.blogmeraki.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que maravilha ler isso ♥ Muito obrigada por todo carinho, moça. Esse projeto é mesmo uma fofura. Temos inúmeros motivos para colocá-lo em prática, então vale mesmo a pena ser grato por todos os momentos que nos são proporcionados. Espero que muitas coisas incríveis tenham te acontecido ao longe deste ano também ♥

      Excluir
  10. Realmente quando se trata de acontecimentos mundiais, estamos indo de mal a pior MAS o que podemos fazer pra tentar melhorar as coisas não é? Amei muito a ideia do potinho e agora fiquei tentada haha Ano que vem vou tentar o enem depois de um tempo de ter terminado o ensino médio, finalmente acho que sei o que quero e estou muito emocionada com isso, espero que dê tudo certo. Num ano com uma tensão dessas, parece-me necessário um potinho cheio de amor desses :3
    Que seu 2018 seja ainda mais maravilhoso e que você consiga o que deseja <3
    Neoguedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos fazer várias coisas, como dar um passo adiante e lutarmos pelo que esperamos. Mas, de qualquer forma, começar por nós mesmos também é uma opção bem sensata. Espero que sua decisão te faça feliz e o curso escolhido te ensine muitas e muitas coisas para levar no futuro. E sim, em um mundo tão pesado, fazer um potinho de gratidão pode mudar tudo.
      Que teu 2018 seja incrível ♥

      Excluir
  11. Awn, amei ler esse texto e fazer minha mente pensar um pouco sobre o meu ano e fazer esse pote para ano que vem <3 Sou uma pessoa tão esquecida que tem momentos que posso esquecer tão rápido, esse potinho vai ajudar bastante <3 Que seu ano 2018 seja completo de novas experiências e novas aventuras!
    Feliz 2018!!
    http://www.mandyline.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga fazer e que goste de colocar em prática o projeto. Achei sensacional e foi gratificante conferir o resultado ♥ É muito bom quando podemos relembrar os momentos positivos e guardar no coração.

      Excluir
  12. Boas festas e feliz 2018!
    Bj e fk c Deus
    Nana - http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Só conheci seu blog agora e to super atrasada para comentar esse post haha, mas eu adorei! A ideia do potinho é ótima e me senti inspirada por ver você falar de fazer projetos e sair da zona de conforto. Espero fazer muito isso em 2019!

    Beijo ❤

    https://corujasescondidas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤