19 abril 2017

Receita: bolinho de banana com aveia

Desde que comecei a fazer academia, vivo em busca de receitas gostosinhas que não envolvam tanta besteira misturada. Os famigerados cupcakes recheados de brigadeiro acabaram ficando para trás, afinal, de nada adianta querer ter uma saúde melhor e continuar comendo um punhado de gordura e açúcar. Ainda me rendo ao chocolate e aquelas besteirinhas comuns de padaria de vez em quando, mas felizmente estou aprendendo a viver sem tudo isso. E tem sido mais fácil do que imaginava. O bolinho de banana com aveia, por exemplo, caiu do céu. Peguei a receita com uma tia e fui testar. Como não gosto muito da fruta em si, minha primeira experiência foi com morango e deu super certo, mas por motivos maiores que citarei no post, preferi compartilhar a receita original.
O muffin é todo feito com ingredientes integrais, mas não tem gosto de integral. Parece mais aqueles bolinhos deliciosos de vó. Além disso, é fácil e muito rápido de fazer, então qualquer pessoa pode experimentar. A massinha rende em torno de 24 bolinhos, mas tive uma experiência não muito boa quando fiz pela primeira vez: eles logo estragaram. O morango não dura muito tempo, principalmente em ambientes muito abafados, então o melhor a se fazer é guardar na geladeira, assim ele se mantêm saudáveis e ninguém corre o risco de ter uma intoxicação. É exatamente por conta da durabilidade que trouxe a receita com banana, mas irei explicar as duas. Portanto, como sei que vale a pena repassar, vim compartilhar como se faz essa preciosidade.

Ingredientes e outras coisas necessárias
- Forma de muffin antiaderente 
- Liquidificador
- 5 bananas ou 2 bandejas de morango
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 3/8 xícara de óleo
- 1/2 xícara de água
- 1 ovo
- 1 + 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 1 + 1/2 xícara de aveia em flocos finos
- 2 colheres de fermento

Como fazer
A primeira coisa a se fazer é arrumar os morangos bonitinhos, afinal, nem sempre eles estão bons. Depois, precisamos colocá-los dentro do liquidificador e adicionar o açúcar mascavo. O ideal é que os morangos sejam picados e misturados no açúcar. A água vem logo em seguida. Deixe, então, os três ingredientes dentro do liquidificador por um tempinho, só para o gosto ficar acentuado. Não é necessário ligar o aparelho por enquanto, isso serve apenas para fazer com que o açúcar penetre no morango. Quando feito com banana, basta tirar a casca de 5 bananas maduras e picá-las em rodinhas, colocando dentro do liquidificador, no mesmo processo de como é feito com morango.
Enquanto isso, separe em um recipiente a farinha e a aveia, misturando. Reserve. Depois, pegue a forma e passe um pouco de margarina nos furinhos, isso vai ajudar a não deixar a massa grudar. Feito isso, adicione o ovo e o óleo junto aos outros ingredientes do liquidificador, e deixe bater por alguns minutos, até perceber que está bem misturado. Após, desligue o aparelho e misture o conteúdo no recipiente reservado, junto a farinha e a aveia. Quando estiver tudo homogêneo, coloque o fermento.

Agora, basta separar a massa nos furinhos da forma e colocar no forno. Aqui em casa, eu costumo deixar a temperatura no máximo, mas vou abaixando aos pouquinhos quando percebo que os bolinhos já estão ficando moreninhos. Para saber o momento de tirá-los do forno, basta espetar um palitinho desses de churrasco no centro de um deles. Caso o palito saia sequinho, está pronto para sair do forno. Lembre-se de que é preciso ter cuidado na hora de desinformá-los, já que estarão bastante quentes, mas eles saem facilmente, então não é preciso se desesperar. Deixe esfriar um pouco e logo poderá servi-los, ou comê-los.
A receita é simples, basta ter paciência e colocar muito amor no preparo. A massa fica fofinha e muito saborosa. Tenho feito de vez em quando por aqui e já estou pensando em trocar o morango e a banana por outras frutas para testar, mas, por enquanto, me contento com eles assim mesmo. De qualquer forma, espero que tenham gostado e que tentem fazer em casa também. Qualquer dúvida podem deixar nos comentários que terei o maior prazer em ajudar, ou até mesmo saber a opinião de cada um.

4 comentários:

  1. Oi, Kelly.
    Ah gente realmente parece ser bem fácil para gostosura que isso deve ficar hen.
    Eu amo essas receitinhas mais saudáveis, ainda mais se tem banana e morangos aí me conquista.
    Aqui em casa eu faço sorvete de banana direto e também panqueca de banana, sim amo banana rs.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é super simples e rápido de fazer, é meio que um quebra-galho quando a gente precisa ter algo pronto em minutos ♥ Eu já detesto banana, mas sei que boa parte da população ama rs.

      Excluir
  2. Anw cara...Que delícia *-* amo banana e aveia *0* fiquei com água na boca. Tem, pra mim, gosto de infância!!! Beijocas! ♥

    Sorriso Jovem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra infância mesmo ♥ Não tinha prato mais saudável do que banana amassadinha com aveia e leite ninho por cima.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤