13 março 2017

Em Algum Lugar nas Estrelas

A primeira vez que vi um exemplar da DarkSide na livraria, se não me engano era do livro A Menina Submersa, me peguei pensando no cuidado que eles tiveram com a obra. As folhas impecavelmente pintadas de rosa na beirada, a capa dura e em relevo, o marcador de papel e de fita, as histórias em si carregadas de um conteúdo diferenciado e único. Eu me apaixonei e não contei tempo para pesquisar mais sobre a editora. Conheci títulos curiosos e me rendi a desejar diversos deles, como este aqui. Em Algum Lugar nas Estrelas me conquistou primeiramente pela capa e pela referência com as constelações, mas quando terminei a leitura, tive aquela sensação incrível de finalmente entender o quanto é gostoso gostar de ler, e de conhecer diferentes contextos.
Jack é um garoto solitário. Sua mãe morreu e deixou um buraco imenso no coração e na casa da família Baker. O pai, capitão da marinha, resolveu que a melhor coisa a se fazer era jogar todos os objetos que, de alguma forma, o fazia lembrar dela. Ele se tornou recluso e perdeu o jeito com o filho, optando por mandá-lo para o Maine, para um colégio militar. Tentando lidar com a falta da mãe e com o fato de estar sozinho em um lugar da qual não conhece, cercado pelo oceano e enjoado com o balançar das ondas, Jack vive seus dias com cautela, ao menos, até conhecer Early, um garoto estranho e misterioso que aparece somente de vez em quando nas aulas, mas que também está vivendo um dia de cada vez após perder seu irmão. 

Título: Em Algum Lugar nas Estrelas
Autor: Clare Vanderpool
Páginas: 288 páginas
Editora: DarkSide Books
Um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine. O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.
Quem diria que o lugar reservado para o zelador possa ser um dormitório incrível e cheio de possibilidades? Early entende bem desse assunto, afinal, mora no quartinho desde pequeno, cercado por livros, mapas, teorias e música. Em dias de chuva, temos Billie Holiday; na segunda, temos Louis Armstrong; na quarta, Frank Sinatra; na sexta, Glenn Miller; e no domingo, Mozart. Sábado, terça e quinta-feira são os chamados dias sem música, a menos, é claro, que esteja chovendo. E é assim que Early vive, separando balas de goma por cores e descobrindo o que os números de Pi contam. Foi em meio a uma dessas teorias que Jack o conheceu. 
Em uma necessidade absurda de sair em busca da Ursa Maior e dos números perdidos de Pi, os dois garotos embarcam, literalmente, em águas estranhas. Eles usam o barco do irmão de Early para navegar rumo aos seus objetivos, descobrindo piratas, cabanas misteriosas e pessoas que mais parecem sair dos livros de aventura que encontramos nas livrarias. Mas, nesse caso, vale lembrar que estamos tratando de um garoto autista, com a cabeça forte, personalidade marcante e uma imaginação de dar inveja. Early não só enxerga os números que compõem Pi, ele os vê com cores, nuances e curvas, como se contassem uma história por entrelinhas. 

Na teoria do garoto, Pi saiu de casa um belo dia para se tornar um homem capaz e merecedor, mas se perde no meio do caminho e se guia pela Ursa Maior para conseguir voltar. Essa mesma teoria acaba sendo aplicada ao desaparecimento do irmão, que saiu para a guerra e nunca mais voltou. Movido pelo desejo de encontrar respostas, os dois precisam seguir o mesmo caminho de Pi, afinal, essa pode ser a única chance de Early ter seus questionamentos respondidos e concretos.
Com uma leitura envolvente e uma narrativa simples, Em Algum Lugar nas Estrelas me conquistou por completo. Em determinados momentos, admito que senti a leitura se arrastar, como quando Early conheceu alguns dos personagens secundários e engatou a fazer inúmeras perguntas de curiosidade, mas ainda assim sei que a história é intensa e precisa de descrições mais detalhadas, então não culpo a autora por isso, apenas acredito que poderia ter um pouco mais de aventura nesses casos. De qualquer forma, a obra é incrível e repleta de miudezas nas entrelinhas. Os capítulos são separados, ora com parte da história de Pi, ora com a aventura dos dois garotos.

Há, inclusive, uma curiosidade no final do livro sobre Early. Sua personalidade única e de uma inteligência impecável não é por acaso. Segundo a autora, o menino, com sua extraordinária capacidade de memorização sobre uma área em específico, poderia ser facilmente diagnosticado nos dias atuais, mas em 1945 essas denominações não eram comuns e a maioria das pessoas com autismo não sabiam de sua condição. Sendo assim, Early não é somente um erudito, mas sim um garoto sensacional e com uma mente fantástica, sendo considerado estranho por muitos, principalmente pela sua linha de pensamento, como o próprio Jack o considera.
Agora, quanto a diagramação, eu só tenho elogios imensos. A capa é incrível e de uma beleza unânime. As folhas são amareladas, a fonte escolhida combinou muito com o contexto da história e as ilustrações são impecáveis. Com o livro, veio também um marcador, em que temos os dias musicais de Early e os respectivos artistas que embalam a descoberta dos meninos. Não lembro de ter visto erros grotescos na revisão, mas encontrei uma coisa ou outra que acabaram passando e poderiam ser evitadas. No entanto, este foi meu primeiro livro da editora e confesso que só fiquei mais apaixonada ainda pelo trabalho e cuidado perceptível com as obras publicadas.

Eu poderia dar cinco estrelas facilmente para o livro, mas optei por abaixar um pouco, principalmente porque as partes monótonas acabam desagradando muitos leitores. Na minha opinião, a história é válida para qualquer pessoa, mas é preciso estar com a mente aberta para novas experiências e realmente agarrar a leitura, pois há muitos acontecimentos e a narrativa é de uma intensidade gritante. Qualquer passo em falso pode fazer com que o leitor se perca. É um livro para os fortes, mas fico na esperança de que todo mundo consiga ler a obra um dia. É sensacional.

32 comentários:

  1. Oi, Kelly.
    Eu já tinha visto algumas resenhas sobre esse livro e todas bem positivas.
    A capa dele é incrível. Mas no momento não é uma leitura que eu embarcaria.
    Mas que bom que curtiu.
    As fotos ficaram de uma delicadeza.♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diagramação do livro é impecável, é até difícil ler o livro sem ficar folheando o tempo inteiro para ver tudo ♥ Uma pena que não curta.

      Excluir
  2. Olá! Já ouvi ótimas referencias sobre este livro. Realmente parece uma obra linda, pelas fotos! Vou anotar na lista de leituras futuras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma obra incrível, repleta de detalhes e miudezas que valem a pena ♥ Espero que consiga ler e que goste da história.

      Excluir
  3. Eu amo esse livro demais, foi o melhor livro que li esse ano e li ele só em seis horas, seguidas, porque eu me sentia incapaz de abandonar a leitura pela metade e ir fazer outra coisa.
    Ao contrário do que você disse, eu não achei ele nada monótono, principalmente porque não é uma história de aventura fantasiosa, mas mais uma história sobre a mente de um autista, sabe? Então tem alguns "tocs" que eu amei reconhecer no personagem, porque eu já tive um namorado com asperger e é bom que ela não idealizou a doença.
    As suas fotos ficaram maravilhosas. <3

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu demorei um pouco para terminar a leitura, acho que foi uma semana a fio, mas com pausas, sabe? Justamente por conta dessas partes mais intensas. Fico bem feliz que tenha gostado tanto e que não tenha sentido essa monotonia. Eu senti muito e acabei pesando a cabeça com diversas coisas, mas é muito bacana. Vale a pena conhecer os dois personagens e se encantar pela fantástica mente do Early ♥

      Excluir
  4. Amo resenhas de livros porque me ajuda na hora de escolher o que ler,eu simplesmente adorei Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, esse livro parece incrível. O design dele é maravilhoso, capa super atrativa, formatação fantástica, dá pra ver que esse livro foi criado com muita dedicação. Vou ver se acho ele por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diagramação toda é impecável. Sou apaixonada por ele como um todo e mandam muito bem na temática do design ♥

      Excluir
  6. Amei a capa, que maravilhosa! ❤ Só de ler sua resenha já deu uma imensa vontade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se empolgado, espero que leia ♥

      Excluir
  7. Nossa!!! Li sua resenha inteira com uma animação que só vendo hahah leria mais textos e textos de resenha. Que livro incrível!!!!! Fiquei apaixonada pela capa e pela história. Vou amanhã na livraria comprar uns livros e vou ver se encontro esse <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que bom que se empolgou com a resenha, espero que se empolgue da mesma forma com a história rs ♥ A edição é mais carinha, te aconselho a comprar pela internet, já que sempre tem alguma promoção bacana, mas se tiver condições, é bem simples de encontrar fisicamente.

      Excluir
  8. Só de olhar esse livro eu já fico maravilhada. Essa editora tem um cuidado tão grande em produzir livros impecáveis e que se destacam facilmente, né? Eu quero logo poder fazer uma coleção de livros só deles <3 (a carteira grita, mas o coração nunca ficou tão feliz hahah)

    Amei a premissa da história, fiquei muito interessada e sinto que vou me encantar demais ao longo da leitura <3

    Beijos,
    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro em si é lindo demais, né? Também tenho essa impressão de que a editora consegue fazer o impossível rs. Eles fazem livros lindos que se destacam com uma naturalidade imensa ♥ Te entendo quando diz que a carteira grita rs. Enfim, que bom que gostou da história, espero que tenha a chance de ler.

      Excluir
  9. Uma outra blogueira tinha me indicado esse livro, mas eu ainda não encontrei ele. Lendo sua resenha fiquei mais triste ainda por não ter encontrado ): Só pela capa, por todo esse zelo já dá vontade de devorar o livro. A história parece ser mais legal ainda, ainda mais por ser a segunda pessoa que eu vejo super empolgada falando desse livro haha

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ser um livro bem detalhado, talvez nem todas as livrarias tenham disponível, mas vale super a pena procurar no Submarino ou na Saraiva, sempre tem promoção e ainda acaba saindo mais em conta do que na loja física ❤ Espero que consiga ler em breve.

      Excluir
  10. Nunca tinha visto nada sobre esse livro, confesso que essa capa é maravilhosa e me conquistou, as imagens, a força que é escrito, todos detalhes são lindos. Fora a historia, que é interessante. A junção de tudo me deu muita vontade de ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é lindíssima, acho que a edição inteira é um luxo só ♥ Fico bem animada em saber que despertou essa tua curiosidade. Espero que consiga ler em breve.

      Excluir
  11. Menina você me deixa louca com os seus layout, são lindos demais, agora falando do post do post, que livro mais amorzinho, essa capa é linda demais o sinopse me chamou muita atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, fico muito feliz que goste deste cantinho ♥ O livro é só amor envolvido, espero que leia um dia.

      Excluir
  12. Oi lindona! Que resenha incrível! Fiquei completamente apaixonada pelo Livro Em Algum Lugar nas Estrelas, inclusive senti uma semelhança com o Livro Crônicas de Narnia no decorrer da sua resenha. A questão estética da obra está impecável também, contribuindo ainda mais para a imersão do leitor! Vou salvar o link. Parabéns pela postagem e sucesso com o blog. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele lembra um pouco pela questão da busca, né? De ir atrás daquilo que acredita. Mas o enredo em si é bem diferente, vale a pena ler ♥ A diagramação é uma coisa incrível, é difícil não se apaixonar.

      Excluir
  13. Que resenha maravilhosa <3 Esse livro já me conquistou ,amo livros assim .


    Sempre vejo ótimos posts por aqui .
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  14. MEU DEUS!!!!!
    Tô muito apaixonada, pelo teu blog, o livro!
    Que diagramação linda e cuidadosa, eu compraria só pelos detalhes do livro, adorei, já quero.

    Beijos
    Cami Santos
    www.naestradacomasminas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que bom que curtiu o blog ♥ O livro é maravilhoso, tem tanto detalhe lindo. Espero que consiga ler em breve.

      Excluir
  15. Nunca tinha ouvodo falar aore eatw livro. Mas pela leitura breve que vc fez me apaixonei e também por essa capa. O que é isso? Sensacional
    Fiquei muito curiosa. O que me prende em uma leitura é a forma como o autor cuida dos detalhes do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é a primeira responsável pela paixão de imediato, né? Não tem como não se encantar. Fico animada sabendo que se empolgou com a obra ♥

      Excluir
  16. Caramba, que resenha incrível, acho que nunca vi uma tão completa quanto a sua, parabéns! Você escreve muito bem.
    Fiquei encantada com o cuidado que eles tiveram em produzir esse livro, que capa é essa? Maravilhosa demais, as ilustrações e os detalhes então <3
    Infelizmente não curto muito ler, bem que gostaria, mas a história parece ser bem interessante.
    Beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, fico honrada sabendo disso ♥ Uma pena que não tenha interesse na leitura, vale a pena embarcar em novas histórias de vez em quando. Tomara que consiga encontrar um livro bacana um dia que te desperte curiosidade.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤