08 fevereiro 2017

Como fazer: mini terrário

Se tem uma coisa da qual sou encantada são mini plantinhas, principalmente quando isso envolve suculentas e cactos. Minha primeira aquisição foi uma bolinha minúscula que, mesmo com a moça me falando que ele não cresceria nada, acabou se tornando um pinheirinho e, atualmente, um bonequinho sem um dos braços. Não se enganem, eles realmente vão crescer, independentemente do tamanho do vaso ou do que as pessoas falem. Como o meu estava ficando muito grande para o vaso, fui atrás de inspirações para criar um terrário e usar como desculpa para adquirir mais algumas plantinhas. Os que comprei são pequenos e provavelmente vão demorar até ficarem maiores, então fiz um terrário menor e mais simples. Mas eu precisava compartilhar com o mundo como fazer e resolvi colocar meu irmão de fotógrafo para registrar.
O terrário nada mais é do que um vasinho, seja de vidro, barro, plástico ou o que for, onde são colocados vários tipos de plantas, isto é, um jardim dentro de um vaso. Nele podem ser colocados areia, carvão e pedras, justamente para que o desenvolvimento das plantas seja eficaz. Algumas pessoas preferem fazer em um recipiente fechado ou com tampa, já que a sua principal utilidade é o ar que fica dentro e que serve para purificar o ambiente, mas eu acabei optando por um vasinho normal, até para ter onde colocar e não fazer nenhuma besteira com as mudinhas. Eu também não usei o carvão e a areia por receio de dar algum problema, mas como eles são opcionais, acho que está tudo bem. De qualquer forma, os materiais necessários são:

- Pedras de jardim
- Terra adubada e substrato adequado para plantio
- Pedrinhas pequenas
- Cactos e suculentas
- Vaso/vidro
- Espátula pequena para ajudar no manuseio

O primeiro passo é retirar todas aquelas flores artificiais dos cactos. Não se engane, aquelas flores bonitinhas que estão na mudinha de cacto são falsas e devem ser retiradas, já que prejudicam o desenvolvimento da planta. Não tenha dó porque elas deixam mais bonito, todo cacto dá flor em algum momento, pode ser que demore para acontecer, mas é melhor tê-lo saudável do que repleto de plástico espetando-o. Depois, é preciso preparar o vaso. As pedras de jardim são colocadas na base e devem tapar todo o fundo do recipiente. Caso opte por colocar o carvão vegetal, agora é o momento. Ele deve ficar logo acima das pedras para ajudar na manutenção das plantas.
Logo em seguida, coloque um pouco de terra adubada. Ela não deve preencher todo o vaso, mas precisa ser de quantidade suficiente para que as plantas fiquem confortáveis. Assim que ajeitar a terra, coloque um pouco de substrato, já que é uma terra um pouco mais seca e ajudará a não deixar as mudas tão úmidas.

A terra está pronta? Então agora é a hora de trabalhar com as mudas. Faça alguns furos na terra onde deseja colocar cada planta e retire as mudinhas dos vasos com todo cuidado do mundo. É sempre bom lembrar que elas não podem ficar enterradas demais ou de menos, então é melhor estar com muita paciência para lidar com elas. É normal as suculentas soltarem alguns gominhos ou folhas, então nada de preocupação. Esses verdes minúsculos podem ser replantados e se tornarão uma nova plantinha.
Depois de todas as plantas estarem no vaso, é hora de colocar as pedrinhas pequenas e tampar toda a terra evidente. Não basta simplesmente jogar em cima, tem que ajeitar e ir colocando aos pouquinhos para não interferir nas mudas. Se ficar algum pó ou resquício de terra por cima das plantas, é necessário usar um pincel pequeno de cerdas macias para retirar com cuidado e não maltratá-las.
Pronto. Seu terrário está lindamente preparado. Agora, só resta cuidar com muito amor. É bom lembrar que são plantas extremamente sensíveis e precisam de atenção. A teoria de que elas são simples, odeiam água e amam sol é mentira. Elas amam claridade, mas não podem ficar no sol por longas horas. E elas também amam água, mas na quantidade certa. Eu costumo molhar uma vez na semana ou de quinze em quinze dias (no inverno), mas é bom ficar de olho: se os cactos pegarem uma coloração amarelada é porque estão apodrecendo e há muito umidade na terra (pare de molhar por um tempinho), e caso fiquem muito roxos é porque estão pegando muito sol (deixe somente pegando claridade em uma janela). É uma questão de prática. Dê atenção e eles vão ficar incríveis.

32 comentários:

  1. Oi, Kelly.
    Moça, que amor em forma de post.
    Amei a parte do irmão fotografo rs.
    E gente não sabia que as florzinhas eram falsas.
    Ficou lindo, deu até vontade de fazer também.
    Biejo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, que bom que curtiu ♥ Sim, eu fiquei sabendo depois de ter comprado. A moça que me vendeu logo disse que eram falsas rs. Mas tente fazer, fica um amorzinho.

      Excluir
  2. EU AMO SUCULENTAS. Na verdade amo plantas em um geral, já tentei ter temperinhos em casa mas minha gata comeu, agora quero um terrário com vários cactos e suculentas. Quando eu comprar o meu apartamento, vou ter um espaço bem bonito para encher de tempero e planta bonitinha...
    p.s.: seu terrário ficou um amorzinho <3

    Carol | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admito que tô tendo uma grande dificuldade com as suculentas, elas são mais chatinhas quando se trata de água e sol rs, mas é tão amor ♥ Eu desisti das plantinhas normais, acabei focando nas que dão flores mesmo auehiuhe, espero que consiga ter seu cantinho e que tenha vários mini cactos por lá.

      Excluir
  3. Kelly, eu amo plantas em geral, mas essas suculentas miudinhas são meu xodó. A questão é que o que tem lá em casa é tudo minha mãe que cuida porque eu simplesmente sou tapada demais pra lembrar de dar água pra elas. Teve uma vez que minha mãe viajou pra Maceió e passou 15 dias fora, quando ela voltou, a planta menor de casa tinha morrido e quase todas as outras estavam amareladas - e detalhe: em casa, estavam eu, meu pai e meu irmão! E são plantas de vasos até grandes, mas ninguém lembrou. Eu tenho uma gata, que pra piorar, tem mania de estar de potinho vazio e ela simplesmente NÃO MIA! De vez em quando eu levo bronca da minha mãe dizendo que eu deixei ela passar fome porque não coloquei ração, mas sou muito desligada mesmo, então já que as plantas não tem um sinal sonoro pra me lembrar de "alimentá-las", eu prefiro não mexer com elas pra não matar mais nenhuma. Como disse minha mãe, nem de cacto eu sou capaz de cuidar. hausauhahs'
    Acho que vou fazer um terrário no dia das mães e dar pra ela, pelo menos eu tenho um bonitinho pra enfeitar em casa, mas não fico de consciência pesada com as plantinhas correndo risco de morrer...
    Seu terrário ficou lindão! Tem uns acessórios que vendem no Mercado Livre que são uns objetos pequenininhos pra decorar o terrário com bonequinhas, banquinhos, casinhas, etc.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admito que tem momentos que também esqueço que elas precisam de água rs, já aconteceu de murcharem por minha culpa, mas felizmente foi possível revivê-las ahiauhe ♥ Que estranho sua gata não miar por comida, essa é uma informação nova pra mim. Uma pena que não se lembre dessas coisas rs, mas acho que praticando vai conseguir pegar o jeito. E não diga que não é capaz de cuidar, os mini cactos são tão pequenos que provavelmente vai conseguir, é só deixá-lo por perto. Quanto ao terrário para sua mãe, vale super a pena. Garanto que se ela gosta de planta vai amar infinitamente aiuhehu ♥ Eu já tinha ouvido falar sobre esses acessórios, tenho vontade de comprar alguns, vou dar uma pesquisada, obrigada por me lembrar disso.

      Excluir
  4. Terrarium estão muito em alta...
    http://sinclairandserena.blogspot.com/2017/02/o-que-oferecer-no-dia-14-unisex.html

    ResponderExcluir
  5. Eu acho muito fofo, mas gostaria de ter naqueles vidros fechados. Acho que fica tão lindo! Tu colocou uma curiosidade ali que eu não sabia, sobre a coloração. Ótimo saber disso, já que eu to pretendendo comprar umas pra colocar no meu quarto.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho bem bonito nos vidros também, até iria fazer em um, mas fiquei com medo de não saber como cuidar e dar tudo errado rs. Espero que consiga cuidar delas ♥

      Excluir
  6. Que coisa linda, Kelly! Muito amor em forma de plantinhas! ♥︎

    Também amo suculentas e as minhas seguem firmes e fortes. ^-^

    Obrigada por compartilhar! Beijos

    www.devaneiosvintage.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito amor envolvido, né? ♥ Fico bem felizinha sabendo que tuas plantinhas estão bem.

      Excluir
  7. Ai que lindos! Gosto tanto

    http://comeonshine.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Ficam maravilhosos! Estou encantada com tua escolha pelo vaso porque ficou realmente mais bonito (e eu acho que mais simples em comparação as outras opções). Gostaria muito de ter um, mas eu acho que não ia conseguir dar o.amor necessário as plantinhas e ia acabar o categorizando mentalmente como "objeto de decoração", aquelas coisas lindas que só precisamos passar um paninho uma vez por semana e voltam a brilhar. Sim, serei uma péssima mãe de coisas vivas que não falam. Enquanto eu não levo jeito para a coisa, vou ficar aqui torcendo e admirando os teus!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô amando cuidar deles, é um pouco mais complicado do que quando estão sozinhos, sabe? Até porque, tem que ficar vigiando para ver se um não vai atrapalhar o outro rs, mas e muito amor envolvido, tem que ter paciência ♥ Uma pena que tenha medo de não cuidar deles corretamente, espero que consiga mudar essa ideia um dia. É muito gostoso ter uma plantinha em casa.

      Excluir
  9. Que post lindo! Eu sou apaixonada por suculentas... Mas elas não gostam de mim, haha, não importa como eu cuide, alguma hora elas acabam morrendo. Até meio que já desisti por que tô com um cemitério aqui. Agora... Se você me der uma semente de uma árvore para plantar, você vai ter uma árvore em até 1 ano. HAHA. Sempre dei sorte, inclusive tenho um pé de jaca e de maçã aqui num vaso por que inventei de enfiar o caroço na terra.

    Acho que cada um tem seu "dom" com as plantas.

    Beijinhos
    www.sakurys.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, descobri que também não sou muito boa com suculentas, mas os cactos sempre crescem que é uma lindeza comigo ♥ Aqui em casa também tem algumas árvores frutíferas nos vasos, mas isso fica por conta da minha mãe, ela é melhor do que eu nisso aiueihe.

      Excluir
  10. Adorei seu terrário, Kelly. Eu tenho várias suculentas, mas elas estão meio de lado, coitadinhas. Preciso comprar um vaso grande pra por todas juntas. Tenho preguiça de cuidar individualmente, já que os vasinhos são bem pequenos. Não sabia que aquelas florzinhas faziam mal. Vou tirar agora mesmo.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando são muitas, acaba sendo mais bacana colocá-las juntas, assim evita que elas sejam esquecidas rs, espero que consiga fazer o terrário ❤ E quanto as flores, tire mesmo.

      Excluir
  11. Cactos são plantas resilientes e tem uns formatos bacanas, deixando o ambiente mais bonito e de uma forma simples e creio que barata. Com certeza colocarei essa ideia linda em prática, tão logo tenha money hehehehe :P. Você além um post tão bacana como esse, ainda explica direitnho, meus parabéns :D

    Beijos
    Blog Estrelas Vigiadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mudinhas são baratas mesmo, e acaba valendo a pena, já que elas vão crescendo e ficam um amorzinho. Fico bem feliz que tenha gostado dá ideia ❤

      Excluir
  12. Adorei adorei adorei!
    Eu comecei a cultivar suculentas a pouco mais de uns 3 meses. Comprei esse mês as minhas terceira e quarta plantinha. Mas esqueci elas em um lugar descoberto e caiu uma chuva forte, agora vou esperar um pouco pra dar água novamente.


    Amei o layout do seu blog <3


    livrebeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As minhas estão murchando, então ando desesperada tentando salvá-las rs, acho que me dou melhor com cactos do que com suculentas. Mas espero que as suas sobrevivam ♥

      Excluir
  13. Ok, é estranho falar isso de mini cactos, mas eles são tão fofinhos! hahaaha Terrários são, além de práticos, muito bonitos, mas eu não tenho talento nenhum com plantas, o que é uma pena, pq acabaria me descuidando delas em algum momento... Minha mãe consegue cuidar melhor delas, tanto que a gente tá com 3 vasinhos de violetas e ela quer mais um! hahaha Eu tinha uma, mas ela ficou fraca com o choque de temperatura quando a gente mudou pro interior, e acabou morrendo </3 Por isso fiquei com certo trauma de cuidar de plantinhas... Mas quem sabe um dia isso passe, né?
    Um beijo1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo ♥ Acho que por eles estarem todos juntos, acaba sendo mais fácil de cuidar, basta lembrar de plantar aqueles que se adaptam uns aos outros. Não tem muito mistério, sabe? Aqui em casa também tem algumas violetas, elas amam janela (dica rs) ♥ Espero que um dia consiga deixar o trauma de lado e tentar de novo.

      Excluir
  14. Ficou bem bonito e dá para perceber que tens um amor especial por essas plantas! Que cuidado incrível para deixar tudo bonito.

    Beijinho,
    Ju, Cor Sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho mesmo, são minhas filhas rs ♥ Fico bem feliz que tenha curtido.

      Excluir
  15. Eu precisava de um post assim para me incentivar a fazer algo com minhas suculentas. Elas estão enormes! hehe <3

    Acho tão fofos esses terrários, vejo diversas imagens no We Heart It, mas como eu não tinha um "roteiro" de como fazer, eu ficava com medo de matar minhas plantinhas!

    O post está um amor *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é maravilhoso ♥ Eu amo ver minhas plantinhas crescendo e se desenvolvendo. Dá um quentinho tão grande no coração. Tomara que se empolgue para fazer também.

      Excluir
  16. Eu amo cactos e suculentas, tentei uma vez fazer um terrário daqueles tipo estufa, mas fiz errado e as plantinhas morreram, depois fiz outro no vaso, mas tinha uma gata pertubada que não sossegou enquanto não matou o cactos de tanto das patadas nele. Daí desisti...mas agora vi os seus e já me deu vontade...rs Ficaram lindos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente acontecem dessas coisas, né? Os do tipo estufa não me agradam muito justamente por medo de matar as mudinhas, mas acabei me adaptando bem com o vasinho ♥ Uma pena que tenha desistido, quem sabe ainda consegue.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤