13 janeiro 2017

The Book Jar e metas literárias

Esses dias vi um blog comentando sobre um projeto literário que ajuda o leitor a escolher sua próxima aventura. No começo, achei um tanto confuso e não me animei para colocá-lo em prática, mas fui dar uma olhada nos livros que ainda não consegui ler até hoje e me decepcionei com alguns títulos que não me chamam atenção quase nunca entre todos que tenho na estante. Isso me fez pensar que provavelmente não vou ter vontade de pegá-los para ler, no entanto, também não quero deixar de conhecer as histórias contidas neles. Ou seja, estou em um beco sem saída. Fui, então, pesquisar sobre o tal jarro de livros e encontrei algumas instruções e dicas bem valiosas.
O Book Jar é, sem muitas complicações, um jarro de livros para ler. Eu não sei ao certo quem criou a ideia, mas já li em muitos blogs literários sobre possíveis fontes reais. Como não tenho certeza sobre nenhuma delas, prefiro ficar somente com sua utilidade. Ele nada mais é do que um pote, seja ele qual for, em que colocamos papéis dobrados dentro com todos os títulos da estante que ainda não foram lidos. Mas não pense que é só isso. Há regras que devem ser seguidas e que vão fazer o projeto dar certo.

Não colocar livros que não possui

A ideia é diminuir a lista de livros que ainda não foram lidos por algum motivo. Quando você coloca aqueles que ainda não tem na estante, a tendência é aumentar cada vez mais essa pilha. Já pensou pegar o nome de um deles e ter que sair para comprá-lo, mesmo sem estar em época de promoções? De certeza que vai gerar prejuízo.

Não colocar livros de amigos

Se a sua intenção é diminuir a pilha de livros acumulados que não foram lidos, por que as obras do seu coleguinha deveriam estar dentro do seu jarro? Não faz muito sentido.

Atualizar o pote sempre que comprar um novo livro

Afinal, de que adianta riscar inúmeros livros da lista de não lidos e acrescentar cada vez mais novos títulos na pilha? Por isso, quem é adepto a ideia precisa ter em mente que todo livro novo colocado na estante deve ser sinalizado no pote também.

Não incluir livros com prazos de leitura

Se você tem parceria com editoras ou autores independentes, vale lembrar que esses livros possuem um prazo para leitura, portanto, não vale a pena colocá-los dentro do pote. Sempre que uma nova cortesia chegar, coloque como prioridade, dessa forma não terá resultados negativos e a sua responsabilidade será prezada.

Nada de trapacear

Se você pegou um livro, é aquele que deverá ser lido. Não tente enganar a si mesmo, isso só prejudicará suas leituras e metas literárias. Algumas pessoas optam por separar os gêneros com papéis coloridos, assim fica mais fácil de pegar um título que realmente queira ler. Aliás, caso tenha uma série na estante, coloque sempre o primeiro livro, afinal, não dá para começar pelo último, certo?
O meu jarro não ficou bem um jarro. No fim das contas, acabei fazendo uma caixinha (aqui tem o molde caso alguém queria fazer) e listei os livros que ainda não li. Há menos do que imaginava, mas sei que vai me ajudar muito em termos de organização. As opções são infinitas. Os gêneros podem ser separados por cores, por exemplo, azul para livros policiais e vermelho para livros de ação; o jarro pode ser um copinho decorado, uma caixa de papel, um pote de vidro ou até mesmo aqueles copinhos de café. Soltar a imaginação e fazer o jarro ser parte da decoração não é difícil.
A intenção é que o leitor pegue um dos papeis do jarro sem ficar escolhendo muito e leia o livro que foi sorteado. Não vale ficar tirando vários papeis até finalmente escolher um que agrade, é trapaça, viu? O projeto também pode ser bem útil para quem quer estipular metas literárias. Sortear um papel por mês pode ser pouco para quem já está acostumado, mas é uma desafio e tanto para quem não tem o hábito de ler sempre. Eu, por exemplo, quero bater minha meta literária do ano passado, que foram 30 livros. Se conseguir chegar pelo menos aos 50 já vou ficar bem feliz com o resultado. Aliás, quem quiser pode me acompanhar lá no Skoob também e ver os livros que ando lendo.

O que vale realmente é a intenção. Para quem gosta e fica animado com esses projetos, é muito bacana poder participar e se desafiar com novos livros. A gente tem o costume de ler aquilo que já está acostumado, mas fugir um pouco dessa realidade é como abrir um novo horizonte. Precisamos ter novas experiências literárias.

28 comentários:

  1. Oi Kelly!!! Seu blog é lindo demais! Adorei a ideia, assim a gente pode desencalhar os livros da estante :)

    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, fico bem felizinha que tenha gostado daqui ♥ A ideia é muito boa, nunca é bom deixar livros parados.

      Excluir
  2. Que ideia genial! Vou comprar um potinho, decorar e finalmente ler o mais de trinta livros que tenho sem ler! :O Tem livros lá que comprei na Bienal de 2014 e nem sequer abri. Pego emprestado da biblioteca, dos amigos, compro alguns, ganho outros e acabo não lendo aqueles que tenho há tanto tempo. Obrigada pela dica!
    Selma ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, quase três anos parados é realmente bastante tempo. Espero que consiga eliminar essa pilha de livros não lidos e, mais do que isso, que se surpreenda com as histórias rs. Tomara que o projeto te ajude, ele é bem útil nesses casos ♥

      Excluir
  3. Achei a ideia muuuuuito boa, mas para mim não mudaria nada, já que todos os livros que tenho eu já li, e quando chega novo eu vou terminando e lendo na sequência que chega.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ótimo, significa que você não compra compulsivamente e que ainda tem um tempinho para as leituras ♥ Infelizmente tenho vários parados por aqui. Quem dera.

      Excluir
  4. Olha, que legal, você também fez sua TBR e aproveitou para falar sobre aqui no blog.
    Boa sorte com suas leituras!

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz sim, acho que foi no seu blog que li sobre ele e fiquei tentada ♥ Que nossas leituras sejam ótimas rs.

      Excluir
  5. Oi Kelly
    Já tentei usar esse método uma vez, mas não funcionou. Agora eu fiz uma lista de todos os livros que tenho e separei por ano que chegou na minha estante. Agora eu vou lá no mais antigo e leio ele. Pra mim funciona melhor assim. Sua caixinha ficou linda.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa também é uma ideia bem válida e até mais simples. A chance de trapaça é um pouco maior nesse caso, mas se consegue fazer tranquilamente, então vale a pena. O importante é que tenhamos coragem de ler os livros não lidos e deixar de lado o preconceito rs ♥

      Excluir
  6. Eu acho super bacana quem faz o the book jar, já vi vários canais fazendo. Mas como não tenho muitos livros não lidos na estante (porque tenho poucos livros) nem vale a pena...
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena, mas por um lado também é muito bom, já que você não tem essa preocupação de todos passarem por você ou não ♥

      Excluir
  7. Que bacana essa ideia, tem um monte de livros na estante e no tablet que ainda não tive a oportunidade de ler e que sempre desanimo quando vejo, daí acabo lendo outros e deixando a pilha cada vez maior. Vou adotar essa ideia, amei <3

    Born in 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um problema e tanto. Quanto mais livros temos, mais existe essa possibilidade de um ou outro perderem o encanto rs. O projeto é muito bom nesses casos. Espero que consiga ♥

      Excluir
  8. A ideia parece ótima! Esses dias eu comecei a listar todos os livros que eu tenho e que não foram lidos ainda e acabei cansando antes de terminar de tantos que são hahah andei até me desfazendo de algum que eu sabia que nunca leria, mas ainda continuam vários aqui esperando a vez deles. Esse ano eu também entrei pra desafios literários que me obrigam a ler coisas que eu não estou tão acostumada, então está sendo uma boa forma de dar chance para aqueles que estavam abandonado na estante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom quando a gente abre a cabeça e tem esse pensamento, né? Querendo ou não, estamos tão acostumados a ler somente aquilo que já conhecemos que o novo acaba ficando em último plano. Minha listinha também é grande e sei que a tendência é só aumentar, mas torço para conseguir cumprir com tudo aiueaueh. Espero que seus desafios te estimulem ao máximo e que tuas leituras finalmente se equilibrem ♥

      Excluir
  9. Eu já conhecia o projeto e acho ótimo. O problema é que eu nunca deixo livros de lado. Compro e, na outra semana, já li. hahah Acho que eu não teria nenhum pra colocar na jarra :p
    De qualquer forma, eu não sabia dessas regras e achei bem legal, pois é um incentivo diferente pra leitura, né? *-*

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um incentivo bem bacana, principalmente quando a gente fica com um pé atrás por causa de um gênero ou um autor. É um oportunidade bem interessante para conhecer novas histórias ♥

      Excluir
  10. Que ideia mara! Isso é um incentivo bom pra quem também não tem muito costume em ler. Vou aderir pra acabar com os livros jogados na minha estante.
    Beijosss

    www.madamices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acaba sendo um incentivo mesmo, até porque, você abre sua cabeça para novas experiências ♥ Espero que goste e que consiga terminar de ler esses benditos livros rs.

      Excluir
  11. Que ideia mais legal *-* já fiquei com vontade de fazer, mesmo eu achando que não vou incluir só livros que eu tenho, mas algumas leituras inacabadas hehe.

    A sua caixinha ficou bem bonitinha, e eu espero que você consiga cumprir todas as leituras :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é muito bom incluir livros novos ou que ainda não tem, isso atrasa sua leitura da mesma forma e o projeto acaba não saindo do lugar. Tente colocar somente aquilo que ainda não leu. Fico bem feliz que tenha curtido, espero que consiga terminar de ler os que tem por aí também ♥

      Excluir
  12. Amei a ideia, OMG! Vou fazer, preciso fazer. Tenho que atualizar minhas leituras, ler aqueles livros que abandonei no inicio. Vou fazer o potinho também, depois de conto como foi.
    Beijão, guria!

    http://tempestarei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conta sim, quero saber tudo rs ♥ O potinho é muito útil quando precisamos colocar as leituras em dia. Espero que consiga.

      Excluir
  13. Oi Kely! Amei a idéia! Acho que vou colocar em prática também, para ver se eu me incentivo, haha! Bjos, Blog Marinspira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste e que te ajude com as metas literárias rs ♥

      Excluir
  14. Eu tenho pensado bastante em fazer um TBR Jar, mas ainda vai tive coragem. Tenho medo que me desanime mais do que incentive...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse um mês as coisas andam dando certo por enquanto, âs vezes desanima um pouco, mas vale a pena ♥

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤