11 janeiro 2017

Sete Minutos Depois da Meia-Noite

Eu sempre fui muito ligada em histórias que envolvem fantasia, mesmo não falando sobre o assunto. Elas, de alguma forma, me fazem sair um pouco da realidade e entrar em um universo da qual não tenho controle. Sete Minutos Depois da Meia-Noite é um grande exemplo disso. O pacote da editora sofreu alguns imprevistos durante o final do ano passado e quase surtei quando os correios me avisaram sobre uma possível perda, no entanto, felizmente o encontraram e tive a oportunidade de ler sobre uma história incrível, mas que me deixou sem chão, porque cada cena descrita, cada sensação, cada sentimento foram como uma avalanche de lembranças de uma época pessoal que nem mesmo gosto de recordar. Eu me vi na pele do personagem em todas as ocasiões, mas também pude sentir sua leveza quando a verdade foi mencionada.
Conor é um pré-adolescente que aprendeu muito cedo a se virar sozinho. Sua mãe está com a saúde extremamente debilitada e não tem forças para fazer as coisas mais simples, como esquentar a água para um chá. Ela está passando por um tratamento rigoroso que lhe causa enjoos, fraqueza e sonolência. O pai do garoto se mudou para os Estados Unidos com uma nova esposa, com a qual tem um bebê, o que o faz visitar Conor com menos frequência do que realmente deveria. Mas nesse meio também há a avó, uma mulher que não tem a aparência de uma senhora e que é acostumada a mandar em todos, principalmente no menino. Só que a vida se encarregará de fazer com que ela o entenda. Talvez não no momento, mas quando for preciso.

Título: Sete Minutos Depois da Meia-Noite
Autor: Patrick Ness
Páginas: 160 páginas
Editora: Novo Conceito
❤ Livro cedido em parceria com a editora
Conor é um garoto de 13 anos que está com muitos problemas na vida. Sua mãe está muito doente, os colegas da escola agem como se ele fosse invisível, exceto por Harry e seus amigos que o provocam diariamente, e também tem a avó, que não é como as outras avós e que está chegando para uma longa estadia. Além disso, também há um pesadelo terrível que o faz acordar em desespero todas as noites e a visita de um monstro que conta histórias sem sentido às 00h07. O monstro vive na Terra há muito tempo, é grandioso e selvagem, mas Conor não teme a sua aparência. Ele teme o que o monstro quer, uma coisa muito frágil e perigosa. O monstro quer a verdade. 
Apesar de Conor já estar acostumado com o pesadelo que o assombra todas as noites, ele nunca havia sonhado com o teixo. Ao menos, não com ele se transformando em um grande monstro, com mãos, pernas e olhos cintilantes. Essa história era nova, o garoto sabia que algo estava por vir. Em uma noite depois de acordar ofegante, Conor sente uma brisa forte vindo de fora e escuta alguém o chamando. Curioso, ele anda até o parapeito da janela e se depara com o monstro que possui inúmeras denominações. Mas o teixo não está ali por acaso. Três histórias serão contadas pelo monstro, mas o garoto terá que contar a quarta: a sua verdade. Aquela da qual tem tanto medo.
As histórias, mesmo não fazendo sentido algum para o menino, são ouvidas com atenção e determinam momentos da qual Conor precisará enfrentar dali em diante. A primeira é sobre uma bruxa que é má, mas que se torna boa, e um príncipe que é bom, mas faz algo terrível. A segunda é sobre um Boticário amargurado que acredita que o teixo seja uma das curas mais eficientes que existem. A terceira é sobre um homem invisível que necessita ser notado. Mas a quarta é o pior pesadelo de Conor. É a hora em que ele precisa falar a verdade. É a hora em que ele não pode mais ter medo. É o momento exato em que ele terá que ser sincero consigo mesmo, e com os outros também.

É um pouco complicado escrever sobre o livro sem querer soltar um grandioso spoiler, por isso terei que me conter. A obra foi muito bem trabalhada e até já havia sido lançada por meio do Editorial Presença, mas foi ajustada pela Novo Conceito e ganhou uma nova diagramação, que, por sinal, ficou impecável. Aliás, assim como muitos dos leitores, imaginei que o livro fosse grosso e de uma história densa, mas me deparei com poucas páginas e um conteúdo extraordinário. As folhas são amareladas, não encontrei erros de revisão e a caixinha que veio junto vai se tornar parte da decoração. Além disso, a leitura flui com naturalidade e é possível terminar a história em apenas um dia, pois é de uma leveza inesperada, fugindo das minhas expectativas, porém, superando-as.
A ideia original do livro é de Siobhan Dowd, mas sua morte fez com que a tarefa de dar vida aos personagens ficasse nas mãos de Patrick Ness. Eu não conhecia nenhum dos dois escritores, mas me apaixonei pelo contexto da Siobhan e pela escrita de Patrick. O livro, inclusive, foi adaptado para os cinemas e lançado dia 5 de janeiro, o que me leva a acreditar que ele ainda está em cartaz e que pode ser uma ótima opção. 

Eu não sei se tenho coragem suficiente para assistir o filme sem me debulhar em lágrimas, mas o trailer me cativou do início ao fim e me pareceu uma produção fiel. Até mesmo os atores carregam as características descritas, assim como suas emoções. A história é incrível e trata muito bem sobre questões existenciais, a verdade que cada um carrega dentro de si, a ilusão de uma mente conturbada e da alma sendo libertada. O livro, no começo, soa um tanto bobo, mas assim como o monstro afirma, histórias são criaturas selvagens, não há como saber o que elas causam quando são contadas. É  uma leitura simplesmente extraordinária e indispensável.

22 comentários:

  1. oi, oi.

    não sou um dos amantes de fantasia, mas juro que amei esse livro. parece ser bem fofo, apesar dos mistérios que o envolve. <3 fico feliz que tenha conseguido pegar o livro. já pensou ficar sem uma obra tão boa quanto essa?

    infelizmente o filme não tá em cartaz aqui na minha cidade. vou esperar sair o DVD pra vê, ou vai que ele vaza pra internet... :D

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria maldade perder a caixinha logo com esse livro dentro, né? Mas felizmente deu tudo certo rs ♥ É uma história bem envolvente e fofa. Daquelas que você para e reflete junto com o personagem. Acho que carrega alguns aprendizados lindos. Quanto ao filme, é uma pena que não esteja em cartaz por aí, mas tomara que consiga vê-lo depois.

      Excluir
  2. Mulher, me arrepiei lendo essa resenha, nunca tinha ouvido falar desso livro mas me parece maravilhoso.
    Amo livros de fantasia e já tô louca para ler esse, que é muito lindo (olha essa caixinha mais fofa <3)

    Born in 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem intenso e traz alguns aprendizados que nem de longe a gente poderia imaginar ♥ E sim, a caixinha é a coisa mais amor. Espero que consiga ler.

      Excluir
  3. Todo mundo está falando desse livro e do filme! O.O... após a sua resenha eu terei que ir já lê-lo. Ou pelo menos dar um jeito de baixa-lo nas webs da vida. Gosto desse tipo de história, a pouco tempo lia A Menina Submersa da editora Darkside, ela relata a vida de uma mulher esquizofrênica. Então acho que deve seguir, mais ou menos, o mesmo contexto (de uma forma diferente).

    Até mais!
    Karolini Barbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele anda bem em evidência, acho que justamente por conta da estreia do filme, mas a história é mesmo muito boa ♥ Tenho uma mega vontade de ler A Menina Submersa, então é ótimo saber que gostou e que leva um pouco para esse sentido de fantasia. Acredito que Sete Minutos seja um pouco diferente no quesito de contexto, mas é ótimo.

      Excluir
  4. Eu vi diversas fotos desse livro no instagram da editora, mas até ler seu texto eu não sabia de nada sobre ela. Achei bem diferente e instigante. Também sou apaixonada por coisas fantásticas, tanto que a maioria dos livros que eu leio são com esse tema. Acho que eu iria gostar de ler sobre a história do Connor <3 a capa por si só já me fez imaginar centenas de coisas!
    A sua resenha está incrível, super detalhada e completa *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura é incrível. Pra você, que gosta desse mundo de fantasia, certamente vai se apaixonar pelo teixo e pelas histórias que ele conta, principalmente as que envolvem imaginação para entender o contexto ♥ É um livro bem diferente do que estamos acostumadas, mas vale super a pena conhecer. É uma leitura rápida, leve e cheia de sentimentos. Enfim, fico animada em saber que curtiu.

      Excluir
  5. Se com sua resenha, já deu um nó na garganta, imagina com livro e filme! gosto muito de histórias que tocam a gente de uma forma grandiosa! A capa é belíssima também! Amei ♥

    Beijos :*
    • www.deixeapenasfluir.com.br •

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é uma fofura ♥ É uma história triste, não podemos negar a sua existência, mas é muito bonita.

      Excluir
  6. Adorei a dica! Já ouvi falar muito bem do livro e estava ansiosa pra conferir a adaptação primeiro pro cinema ... Mas acho que vou adiantar a leitura RS

    Bjs
    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que o filme está em cartaz, acho que pode aproveitar a oportunidade e conhecer a história no cinema primeiro. O filme parece bem fiel ♥

      Excluir
  7. Parece ser um livro incrível ♥ Eu não sou muito fã de fantasias, mas caramba, essa história me cativou! Estou louca para ler esse livro! Resenhou muito bem, parabéns ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito amorzinho e destrói nosso coração, mas vale a pena ♥ Até quem não gosta muito de fantasia vai se surpreender com a história.

      Excluir
  8. Poxa, também achei que o livro seria super grosso hahaha confesso que estou curiosa, afinal o livro é pequeno e tem muita história, muita coisa pra contar...
    Você resenha muito bem, além de ter uma escrita incrível. Parabéns, viu!
    E as fotos estão lindas demais <3
    Beijos
    https://pyetramelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei mega ansiosa achando que o livro tinha umas 300 páginas rs, mas foi interessante ver o quanto de informação coube em poucas folhas ♥ Fizeram um trabalho incrível. Fico bem feliz que tenha curtido. Tomara que consiga ler.

      Excluir
  9. Sou apaixonada por esse livro, tive a chance de ler há pouco tempo e achei incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma fofura, né? Jamais imaginaria que se trata de algo tão intenso ♥

      Excluir
  10. Gostei muito do teu review e a fiquei tentada a ler o livro e a ver o filme :)
    Bjsss
    https://memorialices.blogspot.co.uk/2017/01/LINKDOTWITTER

    ResponderExcluir
  11. Parece incrível e só pelo trailer já me cativou. A diagramação me chamou muita atenção nas imagens, tão legal quando capricham nesse ponto. Que bom que você conseguiu obter o livro e se aventurar na leitura o/

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trailer é um amorzinho, né? Também gostei bastante dele e vi muito do livro nos personagens ♥ E sim, a diagramação foi feita com o maior cuidado.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤