16 janeiro 2017

DUFF, de Kody Keplinger

Desde que vi o filme pela primeira vez, senti uma simpatia imensa pelos personagens e pela história em si. Acabei ficando curiosa quanto ao livro, ainda mais quando me falaram sobre as diferenças entre um e outro. De fato, ambos não são nada parecidos. Tirando o nome dos personagens e suas personalidades marcantes, a história segue outro caminho. Um caminho mais atrativo, mais quente, mais pesado. De certeza que se tornou um dos meus favoritos, não por tudo que acontece, mas pelas entrelinhas que incentivam o amor próprio e que fazem você sentir orgulho do que é. O filme continua sendo um dos meus queridinhos, mas o exemplar me conquistou.
DUFF retrata a história de uma garota que tem duas amigas bem populares, notas altas na escola e uma personalidade única. Ela é feliz do seu próprio jeito, não gosta muito de músicas alternativas e pessoas que fazem de tudo para chamar atenção, apesar de suas melhores amigas serem assim, não por intenção, mas por estarem entre as líderes de torcida e conquistarem qualquer garoto com um simples olhar. No entanto, ao ser chamada de D.U.F.F. por seu maior inimigo, Wesley, a adolescente passa a enxergar sua vida de outra forma, usando o sexo como uma válvula de escape da realidade.

Título: D.U.F.F
Autor: Kody Keplinger
Páginas: 328 páginas
Editora: Globo Alt
Bianca Piper não é a garota mais bonita da escola, mas tem um grupo leal de amigas, é inteligente e não se importa com o que os outros pensam dela. Ela também é muito esperta para cair na conversa mole de Wesley Rush, que a apelida de DUFF, sigla em inglês para Designated Ugly Fat Friend, a menos atraente do seu grupo de amigas. Porém a vida de Bianca fora da escola não vai bem e, desesperada por uma distração, ela acaba beijando Wesley. Pior de tudo: ela gosta. Como válvula de escape, Bianca se envolve em uma relação de inimizade colorida com ele enquanto o mundo ao seu redor desmorona.
Mas o que é um D.U.F.F.? A sigla significa, em poucas palavras, alguém desengonçado que não leva jeito para ser popular, que é fora do padrão e que, acima de qualquer outra coisa, é um ótimo amigo usado para fazer os outros parecem mais bonitos. Durante o Ensino Médio, as pessoas se perdem em meio aos estereótipos, que foi o que aconteceu com Bianca. Chateada e sem saber como se tornar mais atraente, ela busca por uma distração o mais rápido possível, encontrando o foco no próprio inimigo, um garoto rico e muito popular que não liga para o que os outros pensam e está sempre com uma garota por perto, usando-a como o prêmio mais recente.
A vida pessoal de Bianca também não está nada interessante. Sua mãe, na tentativa de ficar o mais longe possível de seu pai, principalmente por conta das brigas recentes, está viajando pelo mundo em uma turnê. O pai, mesmo tendo controle, acaba caindo algumas vezes nas garras da bebida e se torna uma pessoa agressiva, o que faz com que a garota fique preocupada com o estado de saúde dele. Tentando esquecer desses problemas e fugir da denominação que recebeu de Wesley Rush, Bianca se envolve com o garoto, mas mantém em segredo os seus momentos íntimos com o inimigo. 

A relação colorida dos dois personagens principais é bastante intensa, mas não explícita. A história é um tanto improvável, porém esperada. Os acontecimentos ao longo da narração fazem o leitor entender o que está acontecendo e o que virá a seguir, no entanto, por diversas vezes tive a surpresa de não ser aquilo que estava imaginando. A Bianca é uma adolescente fácil de lidar e de se identificar, principalmente pelas questões psicológicas e emocionais que a envolvem. Wesley, por outro lado, é um garoto mais complicado e cheio de mistérios que se mostra aos poucos.
A linguagem, por ser comum e muito prática, facilita a leitura e faz com que as cenas fluam naturalmente. Este é um daqueles livros que você vai lendo e comenta "só mais um capítulo, depois faço outra coisa" e, no fim, já leu mais cinco e não tem vontade alguma de parar. É tudo muito envolvente, mexe com o lado sentimental da vida, ao mesmo tempo em que retrata o sexo, as pressões sociais e outros assuntos da adolescência de forma cativante e reflexiva. O leitor, ainda que não se veja no papel principal, acaba se identificando com as questões existenciais dos personagens.

A diagramação do livro é um amor e não reparei erros de revisão, o que é ótimo. Já o vi com outras capas, mas essa foi a que mais me chamou atenção. Ele realmente acabou se tornando um dos meus preferidos, justamente por fazer com que eu me identificasse com determinados momentos que me fizeram pensar a respeito de mim mesmo. Não consegui encontrar um único ponto negativo. Aliás, quem quiser conhecer um pouquinho mais sobre a história, mesmo que seja contada de forma diferente, vale a pena conferir o filme e se apaixonar pelos personagens.

30 comentários:

  1. Que livro mais fofo amei!!! Adorei sua resenha, ótimo livro.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah

    ResponderExcluir
  2. Amei o filme não sabia que tinha o livro vou procurar. Bjs!

    http://jusilva.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, ele é bem diferente do filme e a história toma outro rumo, mas vale super a pena ler ♥

      Excluir
  3. Ah nem! Eu preciso desse livro e já vi que não tem nada a ver com o filme, mas não vou desmerecer o filme, pois eu gostei muito da história.

    Até mais!
    Karolini Barbara
    womenrocker.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é ótimo, mas o livro também é rs. São duas histórias diferentes com os mesmos personagens. Pode-se dizer que é até bacana ter as duas versões, afinal, você pode optar por uma ou por outra rs. Eu amo o filme, mas o livro me conquistou mesmo ♥

      Excluir
  4. Ler a sua resenha eu já percebi muitas diferenças entre o livro e o filme. Confesso que eu não gostei do filme; é meio difícil eu gostar desses filmes adolescentes e colegiais. Achei previsível e meio bobo também. Não sei se eu leria o livro porque, pra ser sincera, livro nesse estilo também não me atrai muito, mas quem sabe um dia. Você falou tão bem dele que eu até fiquei curiosa, mesmo já sabendo bastante sobre história :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São diferenças bem gritantes mesmo, mas deixa te falar que ele não tem nada a ver com essas histórias clichês de colegial. Nem o livro nem o filme, até me admira saber que pensa dessa forma. Os personagens são totalmente aleatórios, principalmente a Bianca, que foge do padrão menininha de colegial. Eles conseguiram fazer um trabalho incrível. Vale a pena dar uma chance ♥

      Excluir
  5. Ah, não curto muito histórias e filmes "colegiais", sou da época da zoeira suprema de american pie, algo com pegada "crespusculo" e outras coisas entre "o famoso e a meinina feia" nao fazem meu tipo.
    Mas é uma boa pra quem curte este tipo de livro/filme! ^^

    E tá rolando sorteio no blog, corre lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é bem diferente dessas que estamos acostumadas, acho que só realmente assistindo ou lendo o livro é possível entender. De qualquer forma, é um ótimo pedido.

      Excluir
  6. Eu já tinha assistido o filme e amei. Adoro filmes, livros, séries, tudo que for de colegial ou de romance adolescente. Isso é algo que não mudou desde que eu tinha 14 até os meus 21 anos kkk E EU NÃO SABIA QUE EXISTIA O LIVRO, OMG! EU PRECISO MUITO LER! Seu amei o filme, o livro então, deve ser incrível <3
    Adorei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admito que também amo filmes e histórias assim. Eles me passam uma sensação boa de "poxa, que saudade" rs ♥ O livro é muito melhor, disso eu te garanto, é muito mais detalhado e a relação dos personagens principais é muito intensa. Eu amei, então sou suspeita. Mas vale a pena.

      Excluir
  7. Nunca ouvi falar nem do filme nem do livro. Achei a história interessante, gosto dessas leituras mais "adolescentes"... Acho que parei no tempo e ninguém me avisou hahaha Coloquei na minha lista de leitura!
    Beijosss

    www.madamices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu citei na resenha, não é uma história adolescente das que estamos acostumadas, muda muito. Acho que é bem válido dar uma chance e conhecer mais de perto ♥ Espero que consiga ler.

      Excluir
  8. Gente, The DUFF é um dos meus filmes favoritos, porém eu não tinha a menor ideia de que tinha um livro! Vou comprar imeditamente, socorro.
    Amei a resenha, me deixou extremamente ansiosa para ler
    Beijinhosss,
    www.desarmonias.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sabia da existência dele até algum tempo atrás. Pirei quando soube ♥ E sim, o filme é um dos meus favoritos também, é muito bom. Espero que goste da leitura e que consiga ler em breve.

      Excluir
  9. Bianca Piper é a melhor pessoa! Eu não sabia que o filme tinha um livro por trás. Achei incrível o livro, essa capa é maravilhosa! Beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é a melhor pessoa mesmo iauhe ♥ Há outras versões do livro, mas essa me encantou por completo.

      Excluir
  10. É incrível como eles ainda fazem filmes baseados em livros que saem tão diferentes, né? Pelo menos aqui eles preservaram as características fortes dos personagens. Adorei que a protagonista é mulher e é inteligente! Quase sempre a garota vira personagem principal quando é a bonitinha, é excelente ver mulheres sendo reconhecidas por mais que isso. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabou sendo bacana eles mudarem a história. Quem gosta dos personagens tem duas versões para escolher e amar fortemente rs ♥ A Bianca é um exemplo e tanto, talvez se o pré-conceito não fosse tão forte com filmes adolescentes e colegiais, as pessoas parassem pra pensar na personagem. Ela é incrível.

      Excluir
  11. Nunca vi o filme nem li o livro mas pareceu muito interessante o livro. Sabes cativar bem o leitor ao descrever o livro. Beijo bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, fico muito feliz ao saber disso ♥ A história é muito boa, merece ser conhecida.

      Excluir
  12. Olá!!!

    Já tinha visto esse livro pelas "andanças" pela internet, mas nunca procurei saber nada a respeito. A capa desse livro me chama muito a atenção, acho muito bonita e colorida. você escreve muito bem , eu adorei sua resenha e seu blog. Vou dar uma chance para esse livro, sua resenha me convenceu.


    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo, te garanto que não vai se arrepender de ler ♥ Na época em que lançou, um marcador parecido com a capa foi feito e também a coisa mais amor. Não tem como não se encantar.

      Excluir
  13. Amei a resenha, está linda e incrível ♥ Então, to aqui doidaaaa para poder ler esse livro. Os meus livros preferidos são os que envolvem os romances adolescentes. Ah! E eu ainda não assisti o filme...vou correr para assistir essa semana hihi
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada ♥ Eu também sou suspeita porque amo romance adolescente, até mesmo os que envolvem colegial. É cativante porque já passamos por essa fase rs. Espero que goste do filme e do livro.

      Excluir
  14. O filme é ótimo, eu também super me identifiquei com os personagens! Me deu muuuita vontade de ler o livro, mas infelizmente estou correndo contra o tempo. Amei a sua resenha! Quando tudo se acalmar na minha vida (se um dia isso acontecer, hehe), eu leio, haha!

    Bjos, Blog Marinspira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os personagens são muito gente como a gente, isso é incrível ♥ Se você conseguir se organizar, tenho certeza de que vai arranjar um tempinho para ler. Vale a pena.

      Excluir
  15. Nunca vi o filme, mas penso em comprar o livro. Já vi outras resenhas e a vontade cada vez aumenta mais haha, parece ser mega interessante! Adorei a resenha! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo o filme, mas o livro é sensacional. Os personagens têm uma ligação imensa e isso é bem visível na narração ♥

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤