09 janeiro 2017

Projetos para iniciar em 2017

Já faz alguns anos que venho acompanhando diversos projetos na intenção de finalmente me arriscar e participar, mas a verdade é que sempre deixo de lado e ignoro todas as possibilidades. No entanto, durante este ano, espero conseguir me aventurar em pelo menos dois deles. Esses projetos da qual escrevo não estão ligados a boa alimentação, dieta ou exercício físico, são desafios de foco, criatividade e, em sua maioria, de cunho intelectual. Eles têm como objetivo fazer com que o participante saia da sua zona de conforto e conheça outros ângulos do mundo. Mas eu não quero fazer nada disso sozinha, por isso resolvi apresentar para vocês alguns dos que considero mais interessantes, assim, quem tiver interesse e quiser embarcar comigo já vai ter uma ideia do que esperar e de como participar. Será que alguém topa?

Desafio Primeira

O Desafio Primeira é um projeto fotográfico da qual estou tentando participar. Ele foi criado em 2014 pela Luh Testoni e é realizado no Instagram, com a tag #desafioprimeira. Todo mês ela lança um novo conjunto de temas correspondentes a cada dia, e os participantes interpretam como acham necessário. As fotos são postadas na rede social juntamente com a tag, sinalizando que aquela fotografia faz parte do projeto. A ideia é que todas as imagens sejam autorais e que os temas auxiliem no nosso olhar fotográfico, fazendo com que tenhamos ângulos e assuntos diferentes para fotografar. 

101 Coisas em 1001 Dias

Esse projeto é para aqueles que gostam de listas e metas. O 101 Coisas em 1001 Dias é inspirado em um projeto americano e foi adaptado para a versão brasileira. A ideia é listar 101 coisas mensuráveis, realistas e específicas para se fazer dentro de 1001 dias, o que equivale a mais ou menos dois anos e um pouquinho. Mas por que precisa ser mensurável? Porque você vai precisar saber exatamente o que conseguiu cumprir e o que ficou enrolando durante todo o tempo do projeto. O participante também pode dividir a lista em categorias, o que vai ajudar muito na hora de encontrar a meta que quer riscar ou alcançar. Aos que não fazem ideia de como começar, vale a pena dar uma procurada sobre o projeto e ler a lista de quem já participou ou está participando.

I Dare You

O I Dare You já está em sua terceira edição. Ele é um projeto literário anual que inicia no primeiro dia do ano e termina no último dia do ano. O participante precisa ler, obrigatoriamente, 12 livros que tenham relação com os temas propostos. Para ajudar os leitores, são listados três temas para cada mês, assim, ninguém pode reclamar da falta de opções, mas vale lembrar que todos os livros lidos precisam ser resenhados e enviados para o blog do projeto, pois há um controle interno para que sorteios sejam feitos.  

52 Weeks Project

52 Weeks Project é um pouco mais puxado. Ele também é literário e segue a mesma linha do projeto anterior, no entanto, a meta é fazer com que os participantes leiam um livro por semana, totalizando 52 livros até o final do ano. O projeto inicia no primeiro dia do ano e termina no último dia do ano. Nesse caso, o participante precisa ler, obrigatoriamente, os 52 livros. Para ajudar os leitores, o blog do projeto postará uma dica de livro por semana, justamente com o link para enviar a resenha.

100 Happy Days

Será que é possível ser feliz durante 100 dias? A ideia do 100 Happy Days é que os participantes tenham e encontrem tempo para serem felizes. Não é uma competição, uma gincana ou qualquer coisa parecida, ele é um projeto pessoal que tem como objetivo fazer com que as pessoas parem de dizer que não possuem tempo e encontrem formas de compartilharem momentos felizes. Para participar basta se inscrever no site e fotografar uma foto todos os dias do que faz você feliz, juntamente com a tag #100happydays. É bom enfatizar que a intenção, aqui, não é mostrar para os outros o quanto você é feliz, mas mostrar a si mesmo que tudo é possível.

Desafio das 52 Semanas

O Desafio das 52 Semanas não tem nada a ver com dinheiro, apesar de ser a única coisa que aparece nas pesquisas. Ele é um projeto pessoal bem interessante que consiste em uma lista com 52 temas, que são equivalentes as 52 semanas do ano. Eu não sei ao certo quando ou onde surgiu a ideia, mas o objetivo é fazer com que os participantes peguem o tema da semana correspondente e façam um top 5. Como os assuntos são bastante variados, qualquer pessoa pode se desafiar. Ele pode ser feito em um diário, em forma de fotografias, no blog ou qualquer outro meio que preferir. 

The Happiness Jar

Esse é um dos meus preferidos da lista e também está em andamento por aqui. The Happiness Jar é um projeto lançado pela escritora Elizabeth Gilbert, autora do livro Comer, Rezar e Amar. A ideia é que, no primeiro dia do ano, o participante pegue um pote qualquer e coloque no quarto. Toda vez que alguma coisa boa acontecer, independentemente de ser grande ou pequena, desde que tenha gerado sorrisos, a pessoa escreverá em um papel o motivo de estar feliz, dobrará e colocará dentro do pote. No último dia do ano o participante pode esvaziar a sua jarra e analisar todos os pequenos prazeres que a vida proporciona e que não damos muita atenção.

Alguém participa ou já participou de algum desses projetos? Espero não dar para trás até o final do ano e ter coragem para começar mais algum, mas, por enquanto, vou tentar me dedicar ao máximo aos dois que citei. Prometo que ainda vou fazer um post falando sobre eles e contar minha experiência, só que ainda está muito no início e é difícil falar algo praticando somente por uma semana. De qualquer forma, se queremos mesmo fazer de 2017 um ano diferente, vale tudo. Talvez um simples projeto como esses possa ajudar na tarefa de viver dias melhores. Não custa nada tentar.

28 comentários:

  1. Amo esses projetos, mas como as coisas continuam corrida na minha vida preferi não arriscar nada esse ano, mas tenho acompanhado o seu desafio, espero que consiga realizar até o fim.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tem isso, né? A correria acaba atrapalhando um pouco nossas resoluções, mas tenho certeza de que com um pouquinho de organização você consegue, Cami ♥

      Excluir
  2. eu quero participar do I Dare You, amei muito esse projeto <3

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um projeto bem bacana, né? Espero que consiga participar ♥

      Excluir
  3. Já comei tantas vezes o 52 weeks que perdi a conta (comecei, mas não terminei hahahaha). Projetos bacanas, fiquei com vontade de fazer o I dare you (amo ler)

    Born in 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fim isso é bem verdade. A gente começa na maior das intenções, mas nem sempre consegue terminar rs. Espero que tente novamente, ou comece um novo, quem sabe ♥

      Excluir
  4. Oi Kelly
    eu já fiz o 101 coisas em 1001 dias, mas falhei miseravelmente. Mas isso não me impede de tentar novamente. Assim que eu analisar o que eu não cumpri e os motivos pra isso, vou tentar novamente.
    Beijos e boa sorte com os projetos.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acontece, moça. Infelizmente a nossa vida tem rumos complicados ao longo dos anos e acabamos deixando de lado esse tipo de coisa, mas é como disse, nada como tentar novamente ♥

      Excluir
  5. Já me empolguei e comecei a pesquisar sobre esses projetos. É uma forma da gente fazer valer a pena os momentos e podermos aproveitar o máximo do tempo que o ano oferece.

    http://www.umcontosemponto.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente ♥ Apesar de parecer meio que uma obrigação, esses projetos acabam fazendo com que a gente olhe o mundo de outra forma, e isso é muito bacana. Espero que se interesse por algum.

      Excluir
  6. Já quero fazer metade kkkkkkk, o que já vou começar é o The Happiness Jar, amei muito! Adorei o post <3

    A Garota dos Teus Olhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A jarra da felicidade é uma fofura ♥ Estou tentando fazer e tô adorando o resultado. Espero que consiga.

      Excluir
  7. Eu adoro o 101 coisas em 1001 dias, é o que eu mais gostaria de participar, mas ainda não estou preparada para isso, rs.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale a pena tentar, sabe? Mesmo que não esteja preparada, afinal, são quase três anos praticando até terminá-lo ♥

      Excluir
  8. Eu estou participando do 101 coisas em 1001 dias e estou amando, participei do desafio 52 semanas no blog (furei vários temas) mas foi muito legal, agora quero participar do The Happiness Jar, acho que vou sair do computador e fazer meu potinho <3

    Carol | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bacana se desafiar com essas coisas, né? Ainda não me sinto preparada para os dois que citou, parece envolver muito mais do que imagino, mas acho super interessantes ♥ Espero que consiga fazer o potinho da felicidade, tô fazendo e amando.

      Excluir
  9. Ai que projetos mais amorzinho <3 Eu estou participando do 101 coisas em 1001 dias, mas confesso que vários itens já não me apetecem como antes, então irei alterá-los. O The Happiness Jar eu já comecei a fazer, porém acabei parando depois de um tempinho. Espero que consiga participar de alguns! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não tem nenhuma regra contra isso, né? Afinal, nós mudamos muito de um ano para o outro, seria complicado tentar alcançar metas estipuladas um ano atrás rs. Altere seus itens e tente ♥ Espero que consiga terminar. Sobre o pote da felicidade, tente de novo também, é muito bacana.

      Excluir
  10. Quanto projeto legal Kelly, favoritei o post para me programar para alguns. Sabe que estou sempre aqui, mesmo que no anonimato! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, espero que consiga e tenha ânimo para participar de algum ♥ E sim, sei que está.

      Excluir
  11. Eu sou louca por projetos e desafios desse estilo e adorei conhecer alguns novos que você citou no post. Já to participando do 101 coisas em 1001 dias, agora só espero conseguir cumprir o máximo de desafios que der!

    Journaling

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 101 coisas em 1001 dias é muito legal. Apesar de, muitas vezes, nossas metas mudarem de um ano para o outro, nada nos impede de reformular os pontos e fazer dar certo ♥

      Excluir
  12. o happiness jar eu já estou fazendo hauhua <3 <3

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Que bacana ♥ Não, assim como citei no post, só dois dos listados estão em prática por aqui rs.

      Excluir
  14. Hahaha, adoro esses projetos! Já participei do 52 semanas e acabei de ficar com vontade de voltar (só que agora pela página do face, que eu já precisava movimentar mesmo... ) e do desafio primeira participo de vez em quando!
    Já tentei o happiness Jar e o 100 happy days, mas sempre acabo deixando de lado :(
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desafio primeira tem sido uma experiência bem bacana pra mim, acho que a vale a pena, principalmente quando queremos ou precisamos passar a enxergar a vida com outros olhos rs ♥ Uma pena que sempre deixe de lado, são dois projetos muito amor.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤