16 dezembro 2016

Últimos dias de um ano complicado

Semana passada infelizmente foi complicada para quem vos escreve. Com as provas, a finalização do TCC e a correria do dia a dia, não tive a chance de aparecer aqui no blog. Sabe quando você está tão cansada mentalmente que prefere simplesmente passar um dia inteiro só respirando e recuperando o fôlego? Tenho a impressão de que esse ano foi o pior que já tive. Foram tantas coisas, uma atrás da outra, que não tive tempo de parar e pensar "poxa, tá acontecendo isso". Prova disso é que, durante essas últimas semanas, tenho tido uma crise de ansiedade horrível que não me deixa nem com cházinho de camomila. Felizmente a faculdade terminou e pego férias no estágio daqui a algumas semanas, o que, por sinal, está parecendo quase uma eternidade.
Segunda-feira agora foi o dia da apresentação do famigerado trabalho final. Foi mais tranquilo do que imaginaria e, no fim das contas, só consegui sentir orgulho de ver tudo prontinho. A banca apontou alguns ajustes que poderiam ser feitos para melhorar a otimização do blog e algumas correções nos posts publicados, mas recebi tanta energia boa que fiquei ainda mais feliz. Vim para casa com a nota máxima e um conselho dos meus jurados: quando terminar o Jornalismo, preciso fazer Letras.

Para a nossa felicidade, o ano finalmente está acabando. Aconteceu tanta coisa pelo mundo, não é? Às vezes me pego pensando sobre o fim. Aquela teoria de 2012 não deu certo, a do calendário também não, mas sabem de uma coisa? O mundo acabou faz tempo. O ser humano perdeu a essência, os políticos dominaram tudo e, por mais incrível e bizarro que pareça, nós estamos retrocedendo cada vez mais. A ideia não era evoluir? Alguma coisa deu errado no meio do caminho.

Mas a minha intenção não é pregar o sentimento de que tá tudo errado. A ideia é refletir. Usar esses últimos dias para pensar sobre as coisas das quais colocamos em prática, sobre as vezes em que olhamos para o próximo sem criticar ou humilhar, sobre os momentos em que deixamos o egoísmo de lado e passamos a estender a mão, ou até mesmo quando precisamos de um tempo sozinhos e fazemos de tudo para conseguir isso. Pensar sobre as metas que estipulamos lá no começo do ano, sobre os sonhos que gostaríamos de ter realizado, sobre procrastinar durante um ano inteiro e nunca ter coragem de ser feliz por completo. Olha que ironia: as pessoas que mais reclamam da felicidade são as mesmas que dão voz à preguiça. Não é estranho? De vez em quando também não sinto vontade de fazer o que preciso, aliás, é bom dar algumas pausas, mas veja bem, nós não sabemos de nada. Amanhã você vai estar aqui?

Eu não faço ideia do que vai acontecer ano que vem. Assim como no ano passado, não fiz uma lista bonitinha de metas, apenas fui conquistando aquilo que me cabia. Em 2017 não será diferente. Sei que vai acontecer milhares de coisas, algumas boas, outras bem ruins, mas os feriados prolongados já estão por aí, nos avisando sobre o quanto o ano novo pode ser gostoso. Também não espero que seja doce, apesar de gostar dessa teoria.

Não espero nada de 2017, mas espero absolutamente tudo de mim. 

20 comentários:

  1. "Não espero nada de 2017, mas espero absolutamente tudo de mim. " Adorei esse fechamento.

    ResponderExcluir
  2. Amei a ideia de não colocar toda a ansiedade de conquistas em cima de ano que está por vir. Você deixou bem claro o que muitas pessoas esquecem, o ano não vai ser diferente se você não fizer nada para mudá-lo.
    Amo seus textos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tem essa mania de esquecer o que realmente importa e focar nos outros. Nada depende dos outros, apenas de nós mesmos ♥ Tenho certeza de que com um pouquinho de atitude conseguimos fazer um ano incrível.
      Fico bem feliz que goste daqui, moça.

      Excluir
  3. Comecei em jornalismo e já no primeiro semestre meus professores meio que me mandaram embora para o curso de letras e já no primeiro dia de aula senti que ali realmente era o meu lugar, melhor decisão rs.
    Esse ano realmente foi eita atrás de eita. Mas no fundo ainda acredito na humanidade e nas pessoas que se magoam, mas no outro dia o sorriso está de volta.
    Fiquei muito feliz pelo resultado final do seu TCC sei que se esforçou muito, parabéns novamente.
    E que 2017 nos encante.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não me encontrei no Jornalismo, mas senti uma pressão imensa quando disseram que tenho tudo a ver com Letras rs. Provavelmente será minha opção de pós ♥ É tão bom quando a gente se encontra, né?
      Esse ano foi uma lástima, gostaria imensamente de poder riscá-lo do calendário e fingir que não existiu, mas tudo dá certo no final. Ou, pelo menos, esperamos que sim. Muito obrigada, Cami. Que possamos ser bem felizes em 2017.

      Excluir
  4. Nossa, adorei cada palavra do seu texto. Faça das suas as minhas palavras, concordo com tudo. O ego das pessoas está cada vez maior, cada um só quer olhar para o próprio umbigo ao invés de estender a mão para o próximo, e isso está fazendo a gente retroceder cada vez mais, infelizmente.

    Esse ano também foi o meu ano do TCC e sei bem o quanto isso é cansativo e exaustivo, mas ainda bem que já apresentamos e acabou! Também não estou esperando "grandes coisas" de 2017, mas eu espero fazer o meu melhor com o que eu tiver.

    Beijos,
    Livro de Memórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. O ser humano cada vez mais está se tornando ganancioso, repleto de coisas ruins e desnecessárias, mas não percebe isso. Não enxerga a gravidade da situação. Infelizmente poucos são os que realmente entendem esse retrocesso. Mas enfim, fico bem feliz que tenha apresentado seu trabalho e ido bem, finalmente acabou ♥ Tomara que 2017 possa te proporcionar uma nova pessoa, mais madura, mais sensata, mais você mesmo.

      Excluir
  5. Realmente, o final deste ano vai me servir para agradecer a Deus por ter sobrevivido! E que venha 2017!

    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um ano complicado, mas todos esperamos por dias melhores ♥

      Excluir
  6. Vem pro curso de Letras, é só amor e poesia <3 hahahaha Sou suspeita pra falar porque amo o que eu estudo. Que 2017 seja um ano maravilhoso pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa iauhehue, tenho vontade mesmo ♥ Talvez quando terminar o jornal faça uma pós em letras ou algo assim. Acho que vai ser bom.
      Que 2017 seja maravilhoso pra ti também, moça.

      Excluir
  7. Esse ano também não foi nada fácil para mim. Coisas boas aconteceram, mas as ruins foram mais intensas. Mas enfim, eu procuro pensar que tudo, absolutamente tudo na vida tem um lado bom e isso me faz ter esperança de que 2017 será um bom ano. Adorei a frase "Não espero nada de 2017, mas espero absolutamente tudo de mim."
    E ah, você fez Jornalismo? ♥ É o curso que eu pretendo entrar ano que vem. Sempre quis Letras, mas acabei mudando de ideia depois de um tempo. Você deveria fazer sim se tiver oportunidade.

    Feliz 2017, beijo!
    http://subscrevendome.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que 2017 seja um ano de conquistas, infelizmente 2016 não foi dos melhores, mas vamos torcer para que dê tudo certo ano que vem, e que possamos permitir isso ♥ Sim, faço jornal. Admito que preferiria ter entrado no curso de Letras, talvez fosse mais produtiva do que no Jornalismo, mas tudo é experiência, né? Tomara que goste do curso.

      Excluir
  8. Gente, amei seu texto, de verdade! <3

    Pra mim, o que você falou é fato: a maior parte das pessoas que reclamam que as coisas não mudam estão acomodadas em seu sofá. No entanto, eu tenho esperança de que o ano que vem vai ser melhor. Também não fiz metas, pelo menos não por escrito... hahah Comigo é meio inevitável, sempre penso em algumas coisinhas pro próximo ano.

    Ah, e parabéns pela nota máxima *--*

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca espere que o próximo ano será melhor, espere o melhor de si mesmo, não de um conjunto de números que, por sinal, não afeta em nada na nossa vida. A gente fica perdido nessas expectativas e esquece que somos os responsáveis por fazer acontecer ♥ Muito obrigada, moça.

      Excluir
  9. Apesar de esse ano ter sido péssimo em vários pontos pra mim é para muitas outras pessoas, gosto de pensar que as coisas terminam bem, apesar de tudo! Ainda não sei o que vou fazer em 2017, mas eu espero fazer meu melhor :)

    Que bom que tudo deu certo pra você; tomara que tudo melhore cada vez mais!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensar positivo diante das coisas é, acho, a única forma de realmente ver o lado bom ❤ Todos esperamos por dias melhores, não é? Torço para que você consiga fazer coisas incríveis.

      Excluir
  10. Realmente esse ano tá sendo terrível! Aconteceram comigo tantos problemas que meus problemas de saúde todos regrediram. Nestes ultimos dias não tenho parado de espirrar por conta de uma crise.

    #Chegalogo2017

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado mesmo, mas tenho certeza de que tudo vai melhorar ❤ Faça 2017 valer a pena.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤