26 dezembro 2016

Retrospectiva 2016

É tão estranho se dar conta de que 2017 está mais próximo do que imaginamos. Parece que foi ontem que entreguei algumas rosas no mar e pedi proteção e um milhão de coisas boas. Esse ano foi horrível. Houve muitas coisas boas, sei disso, mas ainda não vi nenhum equilíbrio. Não sei se o problema é comigo ou com o mundo no geral, mas sinto que alguma coisa se perdeu. De qualquer forma, resolvi fazer um resumão das coisas que me acompanharam durante esses doze meses, não por algum motivo em específico, mas para quando reler este post, poder me lembrar dos pontinhos positivos que fizeram meu 2016 ter algumas pausas aconchegantes. Não foi um ano de conquistas, mas sabe aquelas pequenas coisas que fazem teus dias mais bonitinhos? 

O blog completou dois anos

Pode não ser muita coisa para quem está de fora, mas para mim é muito amor envolvido ver o Caligrafando-te crescendo forte e saudável. Nunca imaginei passar de alguns meses, quanto mais de dois anos. Todo dia é uma sensação diferente ao entrar aqui e ver a reação dos leitores. Às vezes me decepciono com algumas coisas, algumas críticas que não chegam nem a ser construtivas, mas sim um ataque. É como se as pessoas não gostassem de ver o outro feliz ou receber algumas verdades de vez em quando. O problema é que, aqui, o que mais tem é isso. No entanto, a parte boa sempre prevalece e isso me deixa muito feliz. Só tenho sonhos cada vez mais altos.

Mudei e mudei de novo

Sempre tive muito medo de mudar, seja de corte, de personalidade ou de estilo. Ficava travada na minha zona de conforto e não tinha coragem de fazer nada que envolvesse mudanças mais bruscas. No entanto, esse ano foi diferente. Não tive medo. Enruivei alguns meses atrás sem pensar duas vezes e adorei. Não fiquei muito tempo assim, afinal, minha cabeleireira resolveu detonar meu cabelo na última vez que fui retocar a raiz, mas fiquei tão animada que simplesmente perdi o receio. Talvez o próximo passo seja cortar um pouco, algo diferente do que estou acostumada. Ainda quero voltar a ser ruiva, mas agora preciso recuperar o estrago primeiro.

Consegui minha primeira parceria com o blog

Assim que o ano começou, recebi a notícia de ter sido selecionada para fazer parte do time da editora Novo Conceito. Foi inesperado, já que o blog é pequeno e nenhuma outra editora me escolheu. Fiquei tão feliz na hora que é até difícil descrever a sensação. Pude conhecer uma equipe de comunicação super atenciosa, receber livros incríveis e conhecer novos autores, incluindo alguns que acabaram me conquistando e se tornaram preferidos. Também tive algumas decepções com obras que não fazem muito o meu estilo, mas, no fim das contas, foi um aprendizado. 

Aprendi a ser mais falante

Aos que me conheceram ano passado e puderam conviver comigo durante esse ano, certamente perceberam essa mudança. Querendo ou não, eu era uma pessoa extremamente tímida, mas um belo dia parei para analisar sobre a minha vida e vi que isso não me ajudava em nada. Sou uma comunicadora, não é? Preciso estar aberta a opiniões e ter os meus próprios ideais. Isso me fez mudar muito. 

Recebi nota máxima no TCC

Só quem me acompanhou durante esses últimos meses sabe o quanto foi complicado lidar com o nervosismo e o estresse do trabalho final. Infelizmente ainda tenho a monografia para o ano que vem, mas uma etapa já foi concluída. Quando recebi a nota e os comentários da banca, foi como se tirassem um peso imenso das minhas costas e tudo voltasse ao normal. Resta, agora, focar nos próximos semestres e finalizar o curso com a mesma intensidade de sempre. Apesar de saber que talvez eu não siga essa carreira, pude aprender muita coisa essencial.

Aprendi que pessoas negativas me tornam negativa

Sabe aquele tipo de pessoa que só em chegar no ambiente já suga todas as energias possíveis? Eu tenho uma coisa muito forte com isso. Infelizmente, durante esse ano, precisei conviver com pessoas assim, e isso me sugava. Eu chegava em casa cansada, esgotada e sem vontade algum de fazer as coisas. Meu estresse era aparente e a única coisa que me ajudava era dormir. Agora, por estar de férias, estou conseguindo voltar ao meu estado normal de espírito, mas ainda preciso encontrar um jeito de bloquear a sensação ruim, até porque, as férias não duram para sempre.

Bati minha meta literária

Esse ano foi um dos mais surpreendentes em termos literários. Eu consegui ler mais livros do que imaginaria, batendo um recorde de 28 no total. Ainda é pouca coisa, considerando que consigo terminar uma leitura dentro de um ou dois dias, mas já me sinto capaz de ir superando aos poucos essa meta. Ando pensando em lançar um desafio literário aqui no blog durante o ano que vem, mas como estou estudando as possibilidades, não vou criar expectativas muito altas para não me decepcionar depois. Melhor ser surpresa do que notícia ruim, não é?

Aprendi que os 20 chegam muito rápido

Por fim, aprendi que cheguei as 20 muito rápido. De vez em quando acontece de eu me perder e pensar que ainda tenho 16, o que me leva a ficar fazendo contas infinitas até me dar conta de que sou uma adulta. É estranho. Sinto falta da adolescência, do Ensino Médio e todas essas coisas, mas sei que o tempo passa muito rápido e que logo chego na casa dos 30. Infelizmente a vida é uma só. A gente precisa mesmo é deixar de lado as picuinhas e aprender a viver mais intensamente. 

28 comentários:

  1. oi, oi.

    apesar das tretas de todo o ano, tá vendo o tanto de coisa bacana que aconteceu contigo!? a gente tem que parar de olhar para os problemas e enxergar mais graça na vida... tenho feito isso e tem funcionado. fácil nada será e nóis tá aqui é pra cair e levantar mesmo.

    fico muito feliz pelas tuas conquistas e na torcida pra que 2017 te surpreenda ainda mais só com coisas boas. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade ♥ Sempre tento olhar o lado bom das coisas, mesmo que não tenha auieiaueh. Infelizmente esse ano foi mesmo uma correria absurda, repleto de coisas horríveis acontecendo, mas sempre vai existir aqueles pontinhos positivos que fazem o resto valer a pena. Super te agradeço pela companhia durante esse ano, e só te desejo coisas incríveis para o ano novo também. Que possamos conquistar maravilhas.

      Excluir
  2. Oi Kelly
    Grandes lições esse ano. Realmente chegamos aos 20 rápido de mais. Eu já estou com 23. Assim como você, as vezes me perco e acredito estar ainda no ensino médio, curtindo meus amigos, estudando que nem louca, cheia de sonhos e adorando namorar sem compromisso. A nossa vida é somente um sopro. Por isso tento aproveitar todos os dias.
    Parabéns pela super nota no TCC. Que 2017 seja também um ano de estudos e sucesso.
    Beijinhos


    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegamos mesmo, dá vontade de retroceder, pegar um vira-tempo e reviver cada segundinho, talvez aprender coisas novas com as topadas da vida ♥ Nossa vida passa muito rápido, infelizmente. Muito obrigada por tudo, e que seu novo ano seja incrível também.

      Excluir
  3. Esse tipo de post é tão amorzinho, não sei por que. Mas adoro ler posts assim, que me fazem pensar nas minhas conquistas anuais, também.
    Fiquei chocada com o fato de ter ganhado nota máxima no TC, sei que é horrível esse negócio e o quanto as pessoas tem medo dele.

    Desejo que 2017 seja o dobro de melhor...

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro posts assim, é muito amor ver as conquistas dos outros e ficar feliz por vê-los felizes rs ♥ Sabe que o trabalho final não tem nada de horrível, foi um aprendizado imenso pra mim. Que 2017 venha cheio de surpresas.

      Excluir
  4. Agora que eu tô conseguindo entender que 2017 tá chegando hehe. Esse ano foi exteenso. Não foi o melhor ano da minha vida nem o pior, mas eu não tô nessa vibe de muitas pessoas de achar que o ano foi ruim... Pra mim foi meio indiferente, apesar de que me marcou por alguns traumas!
    Gostei muito de ler seu post... Com a sua essência tão boa, não me espanta o blog ter crescido tanto, seu blog é ótimo! Não imaginava que lidasse com algumas críticas, infelizmente sempre tem um zé povinho pra tentar estragar tudo hehe.
    Eu também já fui ruiva, mas já faz 1 ano que deixei de ser :) Não pretendo mais voltar, um dia quem sabe... Ainda não superei minha timidez e introversão por completo, mas, caramba, preciso mudar isso de vez!
    Parabéns pela sua nota máxima, e se afastar de pessoas negativas é a melhor coisa!
    Também já fiz isso, até troquei de turma da universidade e foi mil vezes melhor :D

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2016 foi um ao realmente bem extenso, não no sentido de demorar para passar, porque passou voando e mal consegui acompanhar os meses, mas foi extenso no sentido de acontecimentos. Faltam poucos dias para a virada e tenho certeza de que ainda vai surgiu muita coisa até lá, infelizmente. Fico bem feliz que tenha gostado do post e um mega obrigada pelo carinho e pelas palavras ♥ De vez em quando aparecerem algumas pessoas sem noção que não gostam de ver o outro no seu próprio canto, isso é normal e não me afeta mais, só que acaba se tornando chato ter que lidar com isso. Sobre a ruivice, eu amei ser ruiva, mas dá um trabalhão rs, acho que volto, mas daqui a tempo. E sua timidez, vá trabalhando aos poucos com ela. Comece sendo você mesma com qualquer pessoa, se abra mais e encare o mundo de outra forma. Acaba sendo mais fácil do que imaginamos, vai por mim.
      E sim, pessoas negativas são horríveis. Se afastar é uma opção e tanto.

      Excluir
  5. Kelly, adoro ler posts assim. É tão bom ver as coisas boas que aconteceram no ano de outras pessoas também <3 Com certeza aprendestes muito, e parabéns pela nota máxima no TC, tenho certeza que tu mereceu muito!

    Nesse ano eu vi muitas perdas, nenhuma muito próxima, porém tudo me afetou demais em diversos sentidos. Cada vez vejo mais o quanto a vida passa rápido e nem percebemos. Temos que aproveitar cada dia como se fosse o último.

    Parabéns pelas conquistas, e que o ano que vem possa ser melhor para todos nós! Te desejo tudo de bom pra ti e pro Caligra <3

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom mesmo, a gente acaba se sentindo bem com as conquistas dos outros ♥ Muito obrigada pelo carinho, Mari, tenho certeza de que esse ano foi um aprendizado constante para todos nós.
      Infelizmente compartilho da mesma sensação sobre as perdas. Nenhuma foi tão próxima, mas dói mesmo assim. Cria um buraco no nosso peito que é complicado de fechar.
      Que o próximo ano seja repleto de coisas boas, moça. Te desejo tudo de maravilhoso também ♥

      Excluir
  6. Olá, Kelly!
    2016 passou muito depressa, às vezes custo a acreditar que 2017 já está batendo na porta. Esse ano para mim não foi dos melhores, vivi inúmeras experiências e busquei tirar delas o aprendizado e deixar de lado as partes ruins de tudo.
    Desde novinha, sou uma pessoa tímida. Tenho procurado mudar, mas sinto dificuldade sobretudo por decepções com amizades que tive ao longo dos anos. Hoje em dia é raro eu abrir com alguém e confiar cem por cento. Espero melhorar esse aspecto em mim.
    Uma das grandes mudanças que aconteceram comigo foi o fato de eu aprender a afastar pra longe pessoas que não me faziam bem em nenhum aspecto. Tenho proximidade apenas com aquelas que arrancam sorrisos de mim. Xô, energia ruim!
    E, por fim, aprendi a ser mais decidida que antes. Quando quero algo, não meço esforços para ir atrás das minhas metas. Conto com ajuda e incentivo de quem é próximo de mim e isso tem me deixado mais feliz.
    Parabéns pelas suas conquistas! Que o próximo ano seja recheado de surpresas boas!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso é o melhor que podemos fazer, não é? Tirar as coisas boas que aprendemos com os momentos e tentar ignorar ao máximo as coisas ruins, afinal, amadurecemos. Sobre a sua timidez, vá se abrindo aos pouquinhos e esqueça essa coisa de que todos são iguais. Sempre vai existir alguém ou alguéns que deixarão uma marca negativa na gente, daquelas que se torna difícil confiar novamente, mas não pense que todas as outras pessoas também serão assim. Acredite um pouco mais ♥ Afastar indivíduos negativos é uma conquista e tanto. Ainda me perco um pouco nisso e me deixo ser sugada, mas torço para conseguir lidar com esse sentimento o mais rápido possível. E que ótimo saber que você aprendeu um monte de coisas maravilhosas esse ano. Ter quem a gente ama por perto, nos apoiando e incentivando é uma delícia.

      Excluir
  7. Bacana ler sobre suas mudanças. Seu blog é muito fofo. Sabe, eu também mudei muito, até comentei agora pouco em outro blog. Mudei de cidade, casei.. Enfim... 2016 me marcou e espero que 2017 seja bem melhor! Bjo!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada, moça ♥ 2017 só será melhor se você for capaz de fazer tudo o que deseja e colocar seus sonhos em prática. A gente amadurece quando levanta da cadeira e age. Parabéns pelas mudanças, espero que elas te proporcionem muita alegria.

      Excluir
  8. Ah que bacana, fico feliz com as coisas boas que aconteceram com vc...As ruins passam e temos que tirar aprendizados com elas tbm.beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. Precisamos tentar ignorar o lado negativo e focar naquilo que realmente tem importância ♥

      Excluir
  9. Oi! Eu cheguei aos 25 e fico exatamente igual você, eu ainda não acredito que tenho 25, é estranho, muito estranho rsrs
    Meu blog tem apenas 2 meses e é pra mim muito gratificante, imagina completar 2 anos!
    Parabéns pelo TCC e pela parceria! E críticas sempre terão, infelizmente, mas cabe a você saber deixar prá lá e não absorver!
    Que 2017 seja um ano maravilhoso e cheio de conquistas!!
    Parabéns pelo blog!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo passa muito rápido, infelizmente. A gente não consegue acompanhar, mas é tudo aprendizado ♥ Muito obrigada pelas palavras, espero que seu 2017 também seja incrível e que te proporcione muitas conquistas.

      Excluir
  10. Também sempre tive medo de mudar, não porque não quisesse, era medo de não ser aceita até que uns meses atrás eu joguei pra Deus e mudei e amei, me sinto muito mais eu e muito mais feliz.
    https://meninapsicotica.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a mudança parte do interior e precisa ser refletida no exterior, não tem nada melhor do que se olhar e sentir orgulho do que nos tornamos ♥

      Excluir
  11. Ahh, Kelly, que amorzinho de post! O ano teve muuuita coisa terrível mesmo, mas, quando paramos para ver a nossa evolução, é tão bacana! Meus parabéns pelos dois anos de blog, pela parceria e pelas mudanças que passou! Esse ano foi decisivo para mim também e, apesar de inumeras coisas ruins, sempre é bom lembrar dessas coisinhas boas <3 meus parabens pelo TCC tbm, isso é incrível! que 2017 te traga o dobro, triplo e 10x mais coisas lindas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, fico bem felizinha em saber que gostou ♥ 2016 foi um ano complicado em todos os sentidos, mas é muito bem ver esse amadurecimento, né? Muito obrigada pelo carinho e pelas palavras, moça. É muito bom que tenha mudanças em sua retrospectiva também. Te desejo tudo de maravilhoso para o novo ano que vem chegando.

      Excluir
  12. Realmente, 2017 está chegando. Este ano também foi um ano negativo para mim. Mas sinceramente, acho que só me fez bem, nos últimos 4 meses deu-me força para levantar-me e lutar pelos meus objectivos e provar a mim mesma que eu só capaz de fazer aquilo que eu quiser. Que o próximo ano que seja melhor que este. Beijo bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é justamente nos momentos mais complicados e estranhos que amadurecemos, afinal, testamos nosso próprio limite e fazemos de tudo para ir além do que conseguimos imaginar ♥ Fico feliz em saber que 2016 te deu forças.

      Excluir
  13. Nossa, muitas das suas realizações são parecidas com as minhas, mas, claro, com alguns detalhes diferentes hehe :)
    Meu blog também completou dois anos; li 30 livros; mudei MUITO esse ano; me afastei de muitas pessoas tóxicas.
    Espero que 2017 compense as coisas ruins que aconteceram </3
    Beijos e Feliz ano novo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, é tão bom compartilhar dessas conquistas, não é? ♥ No fim, acabei terminando o 30º livro ontem também rs, o que foi um feito e tanto. Se afastar das pessoas tóxicas é a melhor parte de qualquer aprendizado. A gente se sente mil vezes mais leve. Que 2017 nos permita ser mais feliz.

      Excluir
  14. Kelly, parabéns pelo seu sucesso, viu? Muito feliz por você ter fechado sua parceria e tô muito muito muito muito muito feliz por você ter tirado nota máxima no seu TCC, é uma coisa muito importante. Parabéns por ter conseguido <3
    2017 as coisas vão ser melhores, não sei quais são as suas crenças, mas procure uma orientação sobre energias. Isso não faz bem pra você e você precisa saber bloquear isso, senão pode te levar a um extremo ruim, viu?
    Parabéns por ter conseguido coisas boas esse ano e torço para que tudo seja melhor no seu 2017.
    Beijos
    https://pyetramelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, que amor ♥ Muito obrigada pelo carinho. Realmente é uma fase bem importante e complicada, mas felizmente as coisas se encaixam e a gente consegue aprender algo valioso de toda essa confusão. Sobre 2017 e suas energias, eu super concordo contigo. Tenho uma ligação muito forte com essas coisas, então entendo o que quer dizer. Bloquear as energias ruins é muito válido, mas às vezes é uma tarefa difícil, afinal, não sabemos por onde começar. Obrigada mais uma vez pelas palavras, espero que teu 2017 seja surpreendente também ♥

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤