28 dezembro 2016

Três Vezes Nós, de Laura Barnett

Provavelmente esse foi um dos livros que mais demorei para finalizar da minha estante, só não ganhando de Morte Súbita. Assim que recebi o pacotinho da editora e vi diversos comentários positivos sobre a obra, fiquei empolgada ao extremo para conhecer os personagens. No entanto, na primeira tentativa, me deparei com três versões em um só livro, todas entrelaçadas e intercaladas com o passar das páginas, sem capítulos ou pausas. Foi difícil focar na leitura e quase desisti algumas vezes, mas, felizmente, em um dia de tédio e sem ter muito o que fazer, surgiu a oportunidade perfeita para entender a ideia da autora. Custei muito para pegar o ritmo e ligar uma história a sua respectiva versão, sem ficar confundindo o tempo inteiro, mas, no fim, acabou dando tudo certo e o livro foi me conquistando aos pouquinhos.
Três Vezes Nós conta a história de Eva, uma jovem estudante que está fazendo as suas próprias escolhas, mas que se vê dividida entre seus possíveis destinos. Há a Eva que fura o pneu da bicicleta no caminho para a faculdade e se depara com um jovem estudante de Direito, pelo qual se apaixona. Há a Eva que quase atropela um cachorro com a bicicleta, não conhece o estudante de Direito e namora com um aspirante a ator. E há também a Eva que quebra a bicicleta ao bater em uma pedra, conhece o estudante de Direito e sai para tomar um café com ele. Três destinos diferentes que serão resultado de um punhado de escolhas. Três vidas entrelaçadas.

Título: Três Vezes Nós
Autor: Laura Barnett
Páginas: 384 páginas
Editora: Novo Conceito
❤ Livro cedido em parceria com a editora
Uma jovem mulher com uma bicicleta quebrada após desviar de um cão. Um homem que ela poderia facilmente ter deixado passar, sem parar, levando consigo uma vida inteira, uma vida que poderia nunca ter sido dela. Mas há também a Eva Edelstein que está no segundo ano do curso de Inglês, na Universidade de Cambridge. Ela namora David Katz, estudante e aspirante a ator. A vida de Eva parece bem encaminhada, quando, no campus da universidade, ela conhece acidentalmente Jim Taylor, estudante frustrado de direito. Há três versões, três realidades diferentes para o futuro de Eva e Jim. Três vidas. Três histórias. Três destinos permeados com traições e ambições. 
Versão 1: Eva é uma estudante de Inglês e tem o sonho de se tornar uma grande escritora. Um dia, quando está a caminho da universidade, atrasada para a aula de supervisão, sofre um acidente e fura o pneu de sua bicicleta. Jim, estudante de Direito e apaixonado pelas artes, vê a cena de longe e resolve ajudá-la. Apesar da impaciência e das palavras rudes de Eva, os dois acabam se entendendo e Jim a convida para tomar um café. Nessa época, a garota ainda namora com David, um protótipo de ator que está sempre rodeado de amigos e colegas do teatro. Mas há uma ligação muito forte entre Jim e Eva, que a faz repensar sobre sua vida.
Versão 2: Eva está a caminho de uma aula na universidade, atrasada para a supervisão, quando sofre um acidente de bicicleta. Jim vê a cena e vai ajudá-la, mas ela está bem, agradece pela preocupação e ambos seguem seus caminhos. Eva namora David e se casa com ele após algum tempo de relacionamento, mas parece que o rapaz ama apenas a si próprio e a vida de holofotes da qual está acostumado. Sua carreira está cada vez mais aparente e cresce com uma rapidez inimaginável. Da relação, nasce uma menina, a única filha do casal, afinal, David se distancia cada vez mais da família. Jim, por outro lado, conhece uma moça, com a qual se casa. Ele abandona a carreira para morar com ela e com o filho em uma comunidade de artistas.
Versão 3: Eva sofre um acidente de bicicleta a caminho da universidade e torce o tornozelo. Jim vê a cena de longe e resolve ajudá-la. Ela está bem, apenas com um pouco de dor. Eles conversam e resolvem ir a um pub. Nessa época, Eva ainda namora David, mas acaba engatando em um romance intenso com Jim. No entanto, um acontecimento inesperado faz com que a garota volte para os braços de David. Eles se casam e têm dois filhos, mas o rapaz parece estar cada vez mais distante da realidade e da sua família. Jim, por outro lado, conhece uma moça, com a qual tem um filho.

Espero não estar confundindo as histórias. O livro em si é incrível, mas acabei me perdendo muitas vezes com as versões. Apesar de ter algumas folhas para que o leitor possa anotar os acontecimentos, é muito ruim ter que voltar e reler tudo novamente só para entender cada cena. A única saída que encontrei para terminar a leitura foi ler as versões separadamente, uma de cada vez. Isso levou tempo e muita paciência, mas felizmente deu certo. Para quem quer ler a obra, mas está com medo de ter essa confusão com o decorrer das páginas, o meu conselho é exatamente esse.
A diagramação do livro é linda e muito bem feita, sem contar com a capa, que ganha qualquer leitor logo de primeira. Não tive problemas com a escrita da autora e nem com revisão. É um livro bem grande e intenso, repleto de detalhes e miudezas que transformam as histórias e moldam a personalidade dos personagens. Por falar nisso, cada versão traz consigo os mesmos personagens, mas com estilos diferentes, o que não me agradou, admito. Gosto de ler uma história e me identificar com os protagonistas, e não consegui me sentir assim com o livro. Os personagens são reais, gente como a gente, só que perdem a essência com o passar das páginas.

Por fim, apenas escrevo que a história tinha tudo para ser incrível, me conquistou com o passar dos acontecimentos, mas me causou tanta frustração que simplesmente não consigo me imaginar relendo. Ela nos remete aos acasos da vida e aos famigerados "e se" que tanto temos o costume de ficar pensando. E se fosse isso? E se fizéssemos aquilo? E se. A história nos faz refletir sobre o destino e sobre as nossas escolhas, cada qual com suas consequências e resultados que podem mudar uma vida inteira. É uma obra bem trabalhada e de uma leitura agradável, mas não necessariamente para todos os momentos, pois requer tempo e paciência para o leitor se conectar com o enredo.

20 comentários:

  1. Quando vi a Novo Conceito divulgando o lançamento dele fiquei bem curiosa com a história, e confesso que fiquei ainda mais curiosa com a resenha, mas não sei se eu compraria ele ahusa.

    A história parece ser intensa e confusa, e de confusa já basta eu, mas é bem interessante a forma como foi dividida, e a capa e títulos são bem atrativos.

    Um beijo <3

    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem intenso, sabe? Você se sente parte da história e fica refletindo junto com os personagens principais, mas é extremamente confuso, isso não há como negar. Se você ler em partes, talvez consiga entender tudo e até se maravilhe com a história. Não custa tentar, né? E sim, a capa e o título foram bem pensados ♥

      Excluir
  2. Amei a ideia da autora, dar um fim diferente para cada escolha do momento. Gosto de livros que contam romances, e foi esse o motivo do meu interesse. Sua resenha me deixou muito curiosa! Hihi ♥
    Mas a questão das histórias não estarem organizadas de forma separada me desanimou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei genial a ideia dela, uma pena que não tenha sido colocada em prática de forma mais simples, talvez assim conquistasse mais pessoas ♥ O livro é de uma romance bem leve, mas gostoso de acompanhar, sabe? Não desanime por conta da organização, ler por partes acaba sendo uma estratégia bem bacana.

      Excluir
  3. Passando para desejar um maravilhoso 2017 cheio da presença de Deus, paz, amor, alegria e tudo de melhor!
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, que amor ♥ Muito obrigada por tudo. Desejo tudo de melhor pra ti também. Que seja um novo ano repleto de conquistas.

      Excluir
  4. Esse livro me chamou a atenção pela capa e achei interesse ele tem essa parte em que o leitor pode "interagir", mas essa ideia das três versões, falta de capítulos não me conquistou muito, apesar de parecer ser um bom livro.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa parte da interação é bem legal, acho que a autora já tinha ideia da confusão que os leitores sentiriam ao ler o livro. Realmente é complicado não ter uma organização, mas vale a pena tentar ♥

      Excluir
  5. Achei a temática e a ofe a da autora geniais e diferentes! Mas eu tenho certeza que eu não ia conseguir ler esse livro... é que tem um grau de dislexia na minha mente que não ia me permitir acompanhar tudo :p mas queniano um dia... :)
    Adorei a resenha :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bem peculiar rs. Acho que nunca tinha lido nada parecido, principalmente com versões e essa mistura de histórias, uma pena que seja tão complicado, porque a obra tinha tudo para ser incrível ♥

      Excluir
  6. Que fotos lindas as do seu post! Curti muito a capa do livro, e fiquei bem curiosa pela história. Bela resenha!

    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda, né? Também me apaixonei pela diagramação ♥

      Excluir
  7. gostei da resenha, já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca realmente me interessei, mas a gente só sabe lendo né, me lembrou também um filme que o cara conta três historias pra filha com três mulheres diferente, pra ela descobrir qual das três historias é a da mãe dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que lembro vagamente sobre esse filme, mas não tenho certeza quanto a história rs. O livro é bem interessante, mas só lendo mesmo para entender ♥

      Excluir
  8. Quando eu vi a capa desse livro logo pensei que iria gosta da leitura(sim eu julgo o livro pela capa)
    mas depois da sua resenha desisti, acho que não conseguiria me prender nas versões e com toda certeza me perderia no meio delas.
    É uma pena pois queria muito ler.
    Quem sabe um dia eu leio né kkkkk
    Eu amei a sua resenha e seu blog é muito lindo ♥
    ótima sexta
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que muitas vezes também faço isso? Assim que olho pra capa e vejo que me chamou atenção, automaticamente me interesso ♥ Nem sempre é positiva a experiência, mas vale a tentativa rs. Você pode tentar ler as versões separadamente, mesmo que leve mais tempo, vai conhecer a história. É como se fosse três livros juntos, sabe? Bom, espero que tente rs. Muito obrigada, moça.

      Excluir
  9. Essa definitivamente é uma temática que eu me interesso muito em ler, apesar de que pela resenha não será essa obra. hahaha
    Pelo o que você me disse, me pareceu aquele triste caso em que a ideia é muito boa mas o autor não consegue executá-la muito bem. :c


    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é bem por aí. A ideia e a história tinham tudo para ser um livro incrível, daqueles que mexe mesmo com o leitor, mas acabou que ficou um amontoado de coisas. Espero que ainda ajeitem isso ♥

      Excluir
  10. Ain, amei as fotos do blog! Muito legal a ideia da que a leitora. O livro parece maravilhoso! Amei a sua resenha! Bjos https://marinspira.blogspot.com.br/ ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, que bom que gostou ♥ O livro é bom sim, só poderia ser melhor organizado rs.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤