09 novembro 2016

Um monstrinho chamado TCC II

Quando escrevi sobre dar uma pausa com o blog não foi simplesmente porque queria abrir mão da responsabilidade, mas sim porque precisava organizar as coisas e dar um foco para o meu trabalho final. Apesar de ainda ter mais um ano de faculdade pela frente, sei que uma parte já está sendo realizada e isso me deixa muito mais aliviada, sabe? Aliás, eu tinha comentado sobre meu TCC em questão e disse que iria compartilhar o resultado, por isso, vim apresentar o Gaveta de Clássicos para quem me lê. Caso queiram dar uma olhadinha, revirar as postagens e até dar alguma dica, fiquem à vontade. Como a última postagem precisa ser no dia da apresentação, os posts estão programados conforme fui orientada e as datas estão no futuro, mas é só um detalhe.
O blog teve que ser todo baseado nas regras de SEO, como colocar palavras em negrito ao longo dos posts, linkar vídeos, trailers e sites que tenham a ver com o conteúdo, nomear corretamente todas as imagens, ter um número máximo de caracteres para os títulos e encontrar um nome bacana que ligasse com o tema. A opção de fazer no Wordpress ou no Blogger foi livre, mas como já tenho afinidade com o Blogger e os layouts do Wordpress teriam que ser prontos ou pagar por uma hospedagem, achei melhor não me endividar com algo da qual tenho consciência de que posso fazer sozinha. Ficou parecido com o Caligrafando-te, mas meus layouts são quase todos iguais, tirando um detalhe ou outro, pois gosto dessa coisa mais leve, mais clarinha.

Como as pessoas têm o costume de falar que esse trabalho é o chefão de qualquer curso, eu realmente fiquei com receio do que esperar do resultado, já que um blog é algo mais pessoal, mais informal, mas parei para pensar que é justamente isso que o torna tão acessível. É claro que ainda estou dando os últimos toques ao layout, pois como muitas pessoas devem saber, criar tudo em menos de um mês é complicado. Você precisa ter muita paciência com os códigos e torcer para que eles não se revoltem. Não ficou a melhor coisa do mundo, mas posso dizer que senti uma pontinha de orgulho por ter conseguido terminar. O relatório também já está pronto e só precisa de uma revisão, mas teoricamente só me resta esperar pelo dia da apresentação.

A parte mas difícil para mim vai ser esse finalzinho, em que preciso defender as minhas escolhas para a banca e rezar para que todos entendam o meu ponto de vista e a nota seja razoavelmente tranquila. Agora, para quem continua achando que tudo isso é muito ruim, pode ter certeza de que está muitíssimo enganado. No curso de Jornalismo, por exemplo, a bendita monografia, que é mais ou menos como um projeto final, só que teórico, é o terror de muita gente. Ano que vem provavelmente terei que enfrentar essa etapa também, mas sabem de uma coisa? Eu estou mais do que pronta e preparada para isso. Não é um bicho de sete cabeças. Jamais pensem isso.

22 comentários:

  1. Amei amei amei! Sem contar que a apareci lá falando sobre a importância dos clássicos hahahaha Trabalho incrível. Semestre que vem sou eu dando início ao meu projeto de TCC!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que bom que gostou, já me deixa bem feliz ♥ Simm, acabei usando quase todas as respostas de quem me socorreu e ficou lindo. Muito obrigada pelo help. Aliás, uma mega boa sorte no teu trabalho também, tenho certeza de que vai conseguir.

      Excluir
  2. Essa epoca é relativamente tensa né.
    Mas acabei de olhar seu trabalho e está ótimo, e isso é resultado de muito cuidado que é visível que você tem em tudo o que faz Kelly, parabéns.
    Falta pouco agora. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É extremamente tensa rs, mas vale a pena depois que você vê o resultado de tanto empenho ♥ Awn, muito obrigada pelo carinho, Cami.

      Excluir
  3. Está maravilhoso, os posts super bem construídos. Creio que irá dar um show no TCC. ♥
    Parabéns viu!


    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Falta um bom tempo para eu chegar no final do curso e fazer o tcc, mas já fiz um trabalho semelhante em um curso tecnico quando estava no ensino médio, o relatório de estágio e de conclusão do curso, e foi um bicho de sete cabeças. Tenho medo só de pensar no tcc haha Mas dei uma olhada por cima no Gaveta de Clássicos e já me apaixonei. Primeiro porque adoro literatura clássica, sou apaixonada para falar a verdade. Segundo, porque adorei o layout. Ficou muito fofo, organizadinho e clean. Deve ter dado um trabalhão para fazer.
    Boa sorte com tudo!

    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que dependendo do seu curso, acaba sendo algo realmente mais complicado, mas deixa te falar que é super tranquilo. Quanto mais nervosa você ficar, pior a experiência vai ser ahiaueh. Se tranquiliza e acredite em si mesmo que vai dar tudo certo até lá ♥ Fico mega feliz que tenha gostado do Gaveta, o layout realmente está dando o maior trabalho para fazer, mas acredito que logo termino rs. Obrigadinha pelo apoio, moça.

      Excluir
  5. Olha, antes de fazer meu TCC eu tinha um medo da peste.
    de tanto as pessoas falarem que era um bicho de sete cabeças.
    Mas no fim das contas nem achei tão difícil assim.
    É claro que precisa de dedicação, mas como tudo que queira que dê certo.

    Não se preocupe que vai dar tudo certo.
    Quanto a defesa, treina no espelho!
    ;) rsrs... Dá certo, pode acreditar!

    bjO e muito sucesso!

    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, com dedicação a gente vai muito longe ♥ Acho que escutar o que as pessoas têm para falar é muito bom, mas admito que quando se trata dessas coisas eu prefiro tirar minhas próprias conclusões. Realmente, ele não é difícil, apenas requer cuidado. Vou acatar sua dica do espelho, espero não travar na hora rs. Muito obrigada.

      Excluir
  6. Graças a Deus já terminei meu curso técnico e o "coisa" difícil é esse tal de TCC. Eu já perdi noites de sonos, passei mal, mas no final deu tudo certo. Por isso, se dedique a ele sem medo, que seu público estará te aguardando.
    Um beijo e boa sorte, pensando bem sorte não... Dedique-se sem medo de ser feliz e tudo terminará bem!

    www.nannamais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja tão complicado assim, é só questão de saber se organizar e fazer com que as coisas se encaixem ♥ Que bom que já passou dessa fase, ela é chatinha, mas agrega um punhado de conhecimento. Muito obrigada pelo apoio, vai dar tudo certo sim.

      Excluir
  7. Ainda estou longe do TCC mas quero fazer algo com Blog!!

    ResponderExcluir
  8. Que bacana!
    Achei ótima sua ideia. Tomara que todos gostem.
    Boa sorte, muito sucesso para você!
    bju grande

    ResponderExcluir
  9. Não pretendo fazer monografia, no meu curso não é obrigatório fazer TCC e não vou fazer. Mas tenho observado muita gente nervosa sabe, e concordo que não precisa ter esse medo todo! Bom mesmo é se preparar...
    Eu gosto de fazer trabalhos com blogs, foi o meu primeiro projeto num programa da Universidade. Fui visitar o blog e super a cara do Caligrafando-te mesmo!
    Não tenho dúvidas que terás ótimos resultados <3
    Beijos

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que a monografia e o TCC são coisas diferentes, né? rs. Infelizmente meu curso inclui os dois e é bem complicado ter inspiração de sobra para escrevê-los em tão pouco tempo. Sorte sua não ser obrigatório, mas é exatamente isso, se preparar é a melhor opção para não se desesperar. Fico bem feliz que tenha gostado ♥

      Excluir
  10. Ainda não cheguei nessa etapa da minha vida! haha Mas já fiz uma espécie de TCC no curso de Edificação que eu fiz, e meu grupo acabou deixando tudo pra cima da hora, foi muito corrido. Tivemos imprevistos no dia da apresentação, mas deu tudo certo. Hoje estou formada. haha Pretendo entrar na faculdade ano que vem, espero que eu consiga me organizar assim como você fez! Boa sorte, vai dar tudo certo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte ruim é exatamente essa. O fato de eu ter escolhido fazer individualmente é que em grupo sempre rola algum imprevisto sem contexto e tudo fica para cima da hora. Pelo menos deu tudo certo com teu trabalho ♥ Tenho certeza de que vai se sair muito bem.

      Excluir
  11. Ano passado eu apresentei o meu TCC "e tive mais um ano de aula..." no curso de Psicologia. É exatamente assim que você falou: "Eu estou mais do que pronta e preparada para isso. Não é um bicho de sete cabeças..." Sem caraminholas na cachola as coisas fluêm e ansiedade nessas horas não agregaa em nada.

    Estou olhando o seu projeto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que quanto mais nervosa ficarmos, pior é a sensação. Nada como manter a calma e fazermos o trabalho com paciência. No fim das contas, as coisas se encaixam ♥

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤