16 novembro 2016

O Amor nos Tempos de #Likes

Não é muito comum eu terminar vários livros seguidos e as resenhas ficarem acumuladas, mas confesso que ultimamente minha vontade de fazer alguma coisa além de ler está quase nula. De qualquer forma, cá estamos com mais uma experiência. Como eu precisava ter conteúdo de sobra para escrever o meu trabalho final da faculdade, recorri várias vezes às histórias clássicas e suas releituras, incluindo O Amor nos Tempos de #likes, que nada mais é do que um livro com três contos clássicos modernos, isto é, eles foram inspirados nas obras de época, vulgo Romeu e Julieta, Orgulho e Preconceito e Dom Casmurro. Além disso, apesar de não ter visto muita ligação com os personagens entre si, minha avaliação quanto aos escritores foi bem positiva.
Inicialmente acreditava que o livro era uma única história dividida em partes, mas me surpreendi quando vi que cada escritor colocou um pouco de si nos três contos. Pam Gonçalves, Pedro Pereira, Bel Rodrigues e Hugo Francioni foram os responsáveis por dar vida à quatro personagens bem marcantes. A Pam escreveu o primeiro conto, que foi inspirado em Orgulho e Preconceito, uma das obras mais conhecidas de Jane Austen. A Bel ficou com o segundo conto, uma releitura de Dom Casmurro e dos olhos de ressaca de Capitu, criações de Machado de Assis. Já o Pedro e o Hugo, mais conhecidos como Pedrugo, se colocaram no papel de Romeu e Julieta, clássico de William Shakespeare.

Título: O Amor nos Tempos de #likes
Autores: Pam Gonçalves, Pedro Pereira, Hugo Francioni e Bel Rodrigues
Páginas: 272 páginas
Editora: Galera Record

Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Neste livro, quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem, são os protagonistas que evocam Orgulho e Preconceito, Dom Casmurro e Romeu e Julieta.
O primeiro conto é sobre Liz, uma youtuber bastante conhecida que está se preparando para rever sua família e viajar para a sua terra natal. No entanto, por conta de uma forte tempestade, os vôos acabam atrasando e ela precisa esperar por um longo tempo no aeroporto. Sem bateria, irritada pela demora e com raiva por estar dando tudo errado, ela se acomoda em um dos assentos da sala de espera, mas um rapaz um tanto rude, uma senhora que adora contar histórias e uma garotinha muito especial faz com que seu conceito sobre o Dia dos Namorados mude completamente. Liz, na verdade, é uma releitura de Elizabeth Bennet, a protagonista principal da obra de Jane Austen. A independência e a força pessoal faz com que as duas tenham muito em comum.
O segundo conto traz Madu como uma releitura da personagem Capitu. Ela é uma garota marcante e com a personalidade extremamente forte e envolvente. Por ter conseguido tirar notas positivas em seu último semestre escolar, Madu ganha de presente uma viagem para Búzios, onde irá passar alguns dias e aproveitar o que a vida tem de melhor, mas ela não esperava que um encontro às escuras fosse mudar sua vida e sua forma de enxergar o mundo. Na verdade, um garoto misterioso acaba sendo o grande responsável por essa mudança inesperada.

Já o último conto narra a história de Ramon e Júlio, personagens inspirados em Romeu e Julieta. Os dois ainda estão se descobrindo e tentando conquistar um lugar no mundo, pois sabem o quanto o preconceito está presente e no quanto terão que lutar para lidar com a desaprovação alheia. Júlio adora escrever e coloca todos os seus sentimentos em contos na internet. Ramon, por outro lado, trabalha em uma livraria e tem uma admiração muito grande pelas histórias de Júlio. Por conta de uma troca de mensagens tímida, os dois acabam se tornando íntimos, vivenciando um amor proibido repleto de sentimentos. Ainda que a desaprovação seja geral, o amor supera tudo.
Com uma linguagem simples e bastante informal, as histórias tomaram conta da minha imaginação. Eu já conhecia a escrita da Pam e sempre tive vontade de ler alguma obra dela, então, não fiquei muito surpresa quando me identifiquei até mesmo com as manias da personagem. Os outros escritores eu já não conhecia, mas também gostei muito da forma como eles criaram os contextos. Em nenhum momento senti falta de alguma coisa, apenas gostaria que os contos fossem um pouco maiores, pois são bem curtinhos. Isso é prova de que o livro realmente é um amorzinho. Além disso, ele foi lançado justamente para o Dia dos Namorados, por isso o romance prevalece.

A diagramação também foi feita com todo cuidado do mundo e é visível o quanto de carinho foi colocado no livro. Cada conto é separado por uma ilustração bonitinha e até a troca de mensagens entre os personagens foi pensada nos mínimos detalhes. É uma obra clichê, mas um clichê incomum que acaba conquistando as pessoas. O único ponto negativo e que me incomodou muito foi o fato de mencionarem o tempo inteiro o universo de um youtuber. Isso foge um pouco da realidade e acaba atingindo um público em específico. É bacana trazer a internet para as histórias, afinal, ela faz parte do nosso dia a dia e as pessoas estão cada vez mais conectadas, mas acredito que tudo tem um limite. Talvez fazer essa referência de outra forma fosse melhor, mas nada que ignorar não ajude. É uma obra muito fofa e com certeza encanta qualquer um.

26 comentários:

  1. Há que bom ler alguma resenha a respeito desse livro, estava bastante curiosa, e me contive para não comprar justamente por não ter lido nada.
    Parece ser aqueles livros levinhos né, e só de saber que tem uma releitura sobre Capitu já me ganhou. ♥
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca tinha visto uma resenha sobre ele, até que fui dar uma pesquisada e vi bem poucas pessoas falando, mas é um livro muito amorzinho ♥ E sim, é super levinho, tem uma linguagem super simples e você consegue terminar em dois dias se duvidar.

      Excluir
  2. Cara, eu nunca tinha escutado falar, mas adorei saber que são, basicamente, releituras de obras antigas e maravilhosas. Até anotei o nome aqui para poder colocar na lista.


    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito fofo quando um livro atual se inspira nos clássicos, fico encantada sempre ♥ Espero que consiga ler em breve.

      Excluir
  3. Gostei da resenha! Gosto dessa história de histórias curtas, em dias corridos da uma alegradinha na vida! :)
    Também adoro essa ideia de releituras, principalmente tendo uma de orgulho e preconceito <3

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dão mesmo, são histórias simples e pequenas que cabem em qualquer momento do dia ♥ Apesar de eu não sentir muita ligação entre as histórias, é bem bacana resgatar os clássicos.

      Excluir
  4. A edição está um amor, achei as ilustrações e tudo o mais extremamente delicados e caprichados, porém não acho que seria o tipo de livro que eu leria. Ando numa fase muito aversa ao romance e principalmente os clássicos, ando buscando qualquer coisa que não seja o nosso famoso clichê.

    Beijos.
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E está mesmo. O livro inteirinho está bem caprichado e com detalhes lindos ♥ Na verdade o livro não é aquela coisa água com açúcar, acho que tem um quê de fantasia e imaginação que chama atenção.

      Excluir
  5. Não conhecia o livro e já fiquei encantada de cara com a capa e as ilustras das páginas! Lindo demais! A história tbm parece bem maravilhosa e bastante atual! Adorei! Beijos <3

    www.thaispietrobon.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ilustrações são uma fofura ♥ As histórias, apesar de serem uma releitura dos clássicos, são sim bem atuais.

      Excluir
  6. Não conheci o livro mais fiquei encantada pois amo livros de linguagem informal e com páginas com alguns desenhinhos 😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Páginas com alguns desenhinhos? São ilustrações do capítulo apenas, mas as histórias são ótimas.

      Excluir
  7. Entrei aqui achando que era um texto sobre o amor nos dias dês hoje é fiquei bem feliz em ver essa resenha, tô querendo ler esse livro há tempos e sua resenha só me deixou ainda mais curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é bem amorzinho, se você está curiosa e quer conhecer as histórias melhor deveria investir, tenho certeza de que vai gostar ♥ Aliás, a leitura flui tão bem que quando você ver já acabou.

      Excluir
  8. Não conhecia o livro! Acho legal quando as histórias são curtas e fiquei muito curiosa pra ver a releitura de livros tão famosos!
    E parabens pelas fotos... lindas!
    Beijos, Aline Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As histórias curtas são boas porque acabam fazendo com que até mesmo os que não gostam de ler se arrisquem ♥ Fico feliz que tenha gostado das fotos, muito obrigada.

      Excluir
  9. Nossa fiquei super tentada a ler tbm! Amei sua resenha, e essa capa linda? Ja da vontade de ler! Super legal a ideia de basear nos romances classicos!
    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é uma fofura, não? Acho que a diagramação em si foi feita com o maior cuidado e a editora mandou super bem na imagem do livro ♥ Fico feliz que tenha curtido, espero que o leia em breve.

      Excluir
  10. Amei, amei,amei!!! Vou no shopping amanhã e esse livro acabou de entrar na minha lista de compras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que bom saber disso ♥ Espero que goste das histórias.

      Excluir
  11. Ai, já falei que eu amo as suas resenhas? O jeito que você passa a opinião sobre o livro é leve e tão bem explicada, que tenho vontade de ler tudo que você resenha, sério! E essas fotos? linda demais <3 Sobre o livro: achei interessante demais as releituras, a do Romeo e Júlio então, sensacional. Fiquei curiosa para saber como foi trazer os traços dessas histórias para a atualidade, coloquei na minha listinha! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda ♥ Fico muito muito felizinha com isso, sério, muito obrigada pelo carinho. O livro é um amorzinho, cheio dos romances, mas de uma forma criativa, diferente. Deve ser bacana ler um clássico e depois tentar colocar os personagens no mundo atual, né? Também morro com essas questões rs.

      Excluir
  12. Ramon e Julio que lindos ....amei a forma como vc escreve ...bjinhos

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada pelos livros da Jane Austen e de Shakespeare <3 Então fiquei com muita vontade de ler esse livro, que só pela capa e pelas fotos da página que você postou parece ser um amor. Confesso, com um pouquinho de vergonha, que nunca li Dom Casmurro. Mas certamente está na minha lista interminável de leitura haha

    Beijoos, adorei a resenha e os três contos parecem ser muito envolventes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane é uma escritora incrível, também gosto muitíssimo dela ♥ A diagramação do livro foi toda pensada nos detalhes, o que é um pontinho super positivo. Aliás, também nunca li Dom Casmurro por completo, mas tenho vontade rs. Fico feliz que tenha gostado da resenha, espero que curta o livro também.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤