26 outubro 2016

Um Pequeno Príncipe brasileiro

Que o menino de cabelos dourados e sua rosa egocêntrica ganharam o coração das pessoas não é nenhuma novidade, principalmente porque os detalhes explícitos na obra fazem com que o leitor imagine as características de cada personagem e transformem a narração em uma verdadeira aventura. A primeira coisa que pensamos é em um garoto miudinho, loiro, com sua roupinha verde e uma echarpe vermelha, mas se por um acaso ele fosse negro? E se sua descendência européia desse lugar para uma nacionalidade brasileira? Talvez um cabelo enroladinho também se encaixaria com o personagem, não é? Partindo de inúmeras indagações e percebendo o real sentido da história, a fotógrafa Mari Merlim resolveu criar a sua própria versão do Pequeno Príncipe.
A ideia surgiu quando a fotógrafa percebeu o padrão estabelecido na história e resolveu abrasileirar o personagem principal. Representá-lo como uma criança negra foi a alternativa mais sensata que a profissional encontrou para fazer com que todas as crianças pudessem se identificar. O pequeno modelo do projeto se chama Arthur e a melhor parte disso tudo é que o cenário utilizado como base para esse ensaio-história foram as dunas de uma praia aqui de Florianópolis. Nas redes sociais, o álbum com as fotos do ensaio já foi compartilhado centenas de vezes e recebeu mais de mil curtidas. Depois de divulgado, as fotografias conquistaram portais de notícias e programas de televisão. Além disso, em 2017 as fotos ganharão uma exposição que percorrerá a França, homenageando o aniversário de publicação do livro.
Mari, orgulhosa do resultado, disse que esse é o ensaio mais cativante de todos os tempos e ainda mandou um recado para aqueles que criticaram sua posição em modificar as origens do Pequeno Príncipe: o essencial é invisível aos olhos. E é com referências e muita criatividade que podemos apreciar uma série fotográfica incrível que fala sobre a infância e a liberdade. Por meio de poses, inspirações, olhares curiosos e elementos visuais que fizeram toda a diferença, ficamos com aquela sensação gostosa no peito por rever um personagem tão antigo sendo representado e admirado de geração em geração. Talvez seja exatamente por conta disso que meu amor pelos clássicos nunca morre. Pode passar um século, mas a história, quando marca, deixa uma cicatriz imensa na gente. O Pequeno Príncipe, por exemplo, foi minha maior escola sobre gentileza.

34 comentários:

  1. Eu vi esse ensaio já faz um tempo, mas não tem como resistir essas fotos né? É muito amor envolvido. E esse guri gente, da vontade de pegar e por no colo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ensaio mais antigo, mas pensei exatamente isso, não tem como resistir ao encanto das fotos ♥

      Excluir
  2. Mas gente que sorriso mais aconchegante, sabe que fui em uma palestra de literatura esses tempo e a palestrante disse que a grande magica das historias é poder imaginar cada personagem como você quer, trazer para sua realidade e bem mesmo que a imagem do pequeno menino loirinho viagem o mundo como nosso pequeno príncipe não é impossível imaginá-lo de outra forma, amei as fotos e creio que elas se encaixam muito bem no contexto sem contar que ele é um fofo.

    Beijos moça!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já tinha ouvido sobre isso e super concordo rs. Quando nos damos conta, já temos o personagem completo na nossa imaginação, ganhando forma e vivendo a aventura como se fosse a gente ♥ Apesar de bem retratado, ter quebrado esse padrão com as fotografias foi uma ideia incrível da fotógrafa. Fico bem feliz que tenha gostado do ensaio, eu achei uma fofura também rs.

      Excluir
  3. Meu Deus que coisa mais linda do universo! Esse é um dos meus personagens prediletos e esse ensaio está simplesmente incrível!
    www.retalhodavida.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Assim que dei de cara com as fotografias já fiquei babando ♥

      Excluir
  4. Que lindo ♥ As fotos estão incríveis e eu adorei tudo, desde a escolha do Arthur até os elementos das fotos. <3
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O menino é um amorzinho só, né? ♥ Que bom que gostou, moça.

      Excluir
  5. Que lindo, gente eu tô apaixonada por essas fotos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um amor, não é? Que bom que gostou das fotos ❤

      Excluir
  6. Realmente, foi algo que me inspirou a fazer algo diferente. Estou tendo que aprender sobre fotografia na faculdade, e com certeza quando eu poder ter uma câmera, vou fazer algo parecido! Mas é com toda a certeza mesmo. Quando eu ter vou fazer algo, mas não pensando em ter minhas fotos em uma exposição, não vou sonhar com isso, mas é pra eu mesma fazer coisas diferentes.

    Beijos,
    https://juliannesoueu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprender fotografia na faculdade é a melhor coisa da vida rs. Eu adorava as aulas e sempre quis ir mais além, aprender mesmo, fazer um cursinho sobre isso e ter técnicas infinitas ♥ Aproveita muito essa fase, depois você vai sentir saudade rs. Que bom que o ensaio te inspirou.

      Excluir
  7. Fiquei apaixonada pela ideia dessa fotógrafa! Uma verdadeira inspiração para se pessoas valorizarem mais a sua pessoas brasileiras, além de ter feito um trabalho maravilhoso com as fotos <3 a música "Somewhere Only We know" tocou não minha cabeça enquanto eu li a o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, que bom que gostou do ensaio, é um amorzinho mesmo ♥ Essa coisa de servir de inspiração para os brasileiros é bem real, a gente precisa valorizar a própria cultura, mesmo admirando outra. Vou procurar a música.

      Excluir
  8. Juro que não consigo espressar o quanto estou apaixonada por esse ensaio! Gostei muito da visão dela sobre o livro <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou um amorzinho, né? Acho que é impossível não se apaixonar pelo ensaio e pelo menino ♥

      Excluir
  9. Que ideia incrivel, que sorriso mais lindo. A gente tem uma imagem já criada do personagem, essas fotos quebraram o padrão e ficaram lindas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos mesmo, é quase impossível não lembrar da descrição do autor, mas é tão bom quando vemos um paradigma quebrado com estilo rs ♥

      Excluir
  10. Que lindo meu Deus, tanto a história quanto as fotos, uma ótima inspiração para mamães fotógrafa seus filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é que é mesmo? rs É uma inspiração e tanto para quem tem pequenos em casa ♥

      Excluir
  11. Oi, Kelly!
    Adoro postagens que exaltam os clássicos e mostram quanto são atuais. E não é que o pequeno Arthur é um príncipe super fotogênico.
    Acredito que a imagem europeia desse personagem carismático é por ser um livro francês, mas no mundo globalizado de hoje, a França é um país tão multi-racial como o Brasil.
    Parabéns para a fotografa.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há, é tão bom ver os clássicos fazendo parte do agora, não é? Também acho essa ligação incrível ♥ Realmente, hoje em dia a França não tem mais um padrão, mas o escritor fez uma descrição do nosso Príncipe de forma bem realista, por isso, ver por outros ângulos acaba sendo tão maravilhoso.

      Excluir
  12. Que coisa mais linda! Essas fotos ficaram muito fofas. Amei!

    ResponderExcluir
  13. Que lindas que ficaram!! Acho que seria legal um ensaio assim das princesas! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem tantos ensaios de princesa nesse estilo, talvez não com a quebra de padrão, mas se você der uma pesquisada vai encontrar fotografias lindas ♥

      Excluir
  14. Mas que lindo! Sabe aquela vontade de querer ver mais quando já acabou as fotos!? Eu tô assim agora. Esse ensaio tá mostrar que todos os meninos são pequenos príncipes.
    Beijo

    www.nannamais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, que amorzinho ❤ As fotos são a maior fofura, não é? São uma inspiração e tanto.

      Excluir
  15. Que ideia fantástica a dela! O menino é lindo de morrer, e as fotos ficaram demais! Muito legal conhecer esse trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do ensaio, o garotinho interpretou o papel super bem ❤

      Excluir
  16. Aaawhn ♥ que coisa mais fofaaa ! nem tem como escolher a foto predileta :c todas são tão maravilhosas ♥
    Bjs

    ResponderExcluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤