17 outubro 2016

Um monstrinho chamado TCC

Já tinha comentado em um outro post que esse semestre havia caído de paraquedas na disciplina responsável pelo TCC, mas, até então, não vi necessidade em separar as coisas, pois estava conseguindo me organizar e fazer tudo o que precisava, sem atrasos. No entanto, durante esse mês, percebi que tenho alguns acúmulos e vou precisar dar uma pausa no Caligrafando-te, caso contrário, não vou conseguir entregar meu protótipo em tempo e lá se vai um semestre inteiro por água abaixo. Não vou sumir, mas talvez durante essa semana e a outra o blog fique sem post. Sempre que tiver um tempinho sobrando vou tentar liberar um texto ou até mesmo uma playlist, só que por ordem do destino, também entrei em épocas de prova, ou seja, estou me desdobrando em mil pedacinhos para dar conta do recado. Torçam por mim, sim?
Quanto ao meu trabalho, para aqueles que pensam em fazer Jornalismo ou já estão fazendo e querem saber sobre esse período maçante, só tenho uma coisa a dizer: não é nada comparado ao que dizem. Na minha faculdade, por exemplo, temos quatro opções: a televisão, o rádio, o impresso ou a internet. Escolhido o meio de comunicação, vamos a dois pontos: reportagem ou documentário? A reportagem precisa seguir um determinado padrão e todos os pontos de vista precisam ser ouvidos, o documentário, por outro lado, envolve um assunto aleatório da qual você tem afinidade e pode ser abordado do jeito que preferir. É claro que não é tão fácil quanto parece, mas com a ajuda de um coordenador, tudo vai se encaixando.

No meu caso, optei por escrever sobre a literatura clássica como uma grande influenciadora da sociedade, ou seja, a forma como os livros clássicos moldam as pessoas e o quanto eles são importantes na vida de cada indivíduo. Quando contei para minha coordenadora sobre o assunto, ela logo me deu a ideia de criar um blog. Não gostei muito, mas acatei a sugestão. No total, preciso escrever 15 posts sobre o assunto e entrevistar alguns profissionais, como psicólogos, pedagogos e leitores.

A data limite para apresentação é até o dia 23 de dezembro, daqui a dois meses, no entanto, também é preciso fazer um relatório contando toda a experiência do trabalho, como ele foi desenvolvido, quais foram as lições aprendidas, que atitudes tive que tomar para conseguir informações e por aí vai. Como sou bastante perfeccionista, também estou incluindo toda a parte do layout, que, por sinal, leva um bom tempo. 

Metade do meu trabalho já está pronto, mas sei que ainda falta muita coisa pela frente e muitos ajustes devem ser feitos depois que minha orientadora analisar. Estou confiante de que vai dar tempo de entregar no prazo, mas o medo anda me consumindo ultimamente, por isso, peço desculpas por ter que me ausentar daqui. Espero que entendam e que não briguem comigo. Prometo que assim que terminar mostro por aqui como ficou meu trabalho pronto, mas, enquanto isso não acontece, vou pegar pesado com o conteúdo e torcer para que tudo dê certo. 

24 comentários:

  1. Não quero nem pensar no TCC do meu curso de Publicidade para ser bem sincera pois sei que não será nada fácil, mas você é inteligente e bem competente tenho certeza que dará conta do recado e que se tornara uma boa profissional toda sorte sucesso do mundo para você moça!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o TCC não tem nada tão complicado assim, é simples, só é mais extenso do que os outros trabalhos da qual você está acostumada, sabe? Mas vai dar tudo certo sim ♥ Muito obrigada pelas palavras, Lu.

      Excluir
  2. oi, oi.

    nem acho o TCC todo esse terror que as pessoas colocam nele. se você ler bons livros e interpretar bem os dados obtidos nas pesquisas, certeza de que não quebrará cabeça. ;)

    to também produzindo o meu onde tenho que conversar com psicólogos, profissionais da área do Direito e por aí vai. acho que quando a gente se organiza, tudo dá certo.

    boa sorte aí no teu trabalho! ;)

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não acho. Basta ter paciência e saber organizar o tempo para conseguir dar conta ♥ E é exatamente como você disse, se pesquisar bastante e souber interpretar os dados, as coisas fluem com uma facilidade imensa. Espero que consiga fazer tudo o que precisa e que entregue o seu trabalho em tempo. Boa sorte por aí também.

      Excluir
  3. Estou longe de chegar o dia de ter que começar meu TCC as pessoas falam tanto dele que já fico receosa.
    Ainda estou na escola, ano que vem é meu último ano vai começar os vestibulares e toda a cobrança que jogam em nós.
    Boa Sorte, estou torcendo para vc arrasar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dê ouvidos ao que as pessoas falam. No curso de comunicação, pelo menos, o trabalho é simples, só requer cuidado, pesquisa e paciência ♥ Espero que consiga se sair bem no último ano e no vestibular. As provas são complicadas, mas com um pouquinho de dedicação você consegue. Muito obrigada pelo apoio, moça.

      Excluir
  4. Kelly, boa sorte! Eu sei que o TCC é bem chatinho, meu namorado ta passando por isso também, só que ele já ta há 4 anos enrolando. Se tudo der certo ano que vem ele volta com a matricula da faculdade e começa a fazer esse trabalho complicado.
    Vai dar tudo certo, tudo bem sumir umas semanas, a gente vai continuar aqui, torcendo por você, sempre!

    Beijões, Pink is not Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É chatinho mesmo, mas não chega a ser um bicho de sete cabeças, sabe? Espero que seu namorado consiga se organizar e terminar isso logo, ficar enrolando realmente deve ser um saco rs. Vai dar tudo certo, sim. Tomara que tudo se ajeite por aí também ♥

      Excluir
  5. Oi Kelly!
    Eu também faço Jornalismo! Estou no 7º período e começando a fazer o TCC. Lá na minha faculdade a escolha as opções são bem abertas. Tem pessoas que estão fazendo plano de comunicação, artigos, documentários, reportagens para TV/impresso e eu, a louca da turma que escolhi fazer um livro-reportagem sobre prostituição que precisa ter no mínimo 90 páginas e um relatório de 30!!
    Sei bem como essa rotina é corrida e uma loucura! Mas no fim tudo dará certo. Amei seu tema e queria conhecer o blog, você pode divulgar?
    Boa sorte e um beijo enorme! ❤

    Quase Aurora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro-reportagem é complicadinho mesmo, uma menina que está fazendo comigo também escolheu essa modalidade, mas já está bem adiantada. Se tiver um pouquinho de dedicação consegue fazer em tempo. Seu tema também é muito bacana, acho que vai sair um trabalho incrível, viu? ♥ Uma mega boa sorte pra ti nessa etapa, tenho certeza de que vai se sair muito bem. Sobre o blog, só vou poder divulgar depois que tiver apresentado, mas prometo que mostro assim que terminar.
      Que dê tudo certo pra nós ♥

      Excluir
  6. Kelly, eu já fiz um TCC e sei como é. Sei exatamente pelo que você está passando, então fica aqui meu "boa sorte", o "bom trabalho" e relaxa que quando tudo estiver de boa estaremos aqui te esperando.
    Respondi sua perguntinha e espero que não tenha erros de digitação porque eu, muito burrinha, não revisei. Desculpa. Espero que seja útil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma etapa chatinha e requer bastante cuidado, principalmente com o conteúdo e por saber que vamos ser julgados no final rs, mas acaba valendo a pena e ficamos até orgulhosos do resultado ♥ Muito obrigada por responder, tenho certeza de que vai me ajudar muito.

      Excluir
  7. Não sou obrigada a fazer TCC na minha universidade, mas imagino o trabalho que dê. Se eu fosse fazer nesse semestre junto com as outras disciplinas eu não iria conseguir de jeito nenhum, porque não tenho cabeça pra me dedicar. Gostei muito da sua temática, só não respondi ao questionário porque eu realmente não tenho como te acrescentar alguma coisa porque não li clássicos da literatura.
    Fique imaginando aqui o compromisso que é fazer Jornalismo. Está tudo bem em você dar uma pausa no blog e se dedicar ao curso. Bom trabalho e vai dá tudo certo!
    Beijos

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, acho que vou mudar de universidade, de cidade, de curso aiuiuhe, não quero ter que fazer também. Maldade rs ♥ Realmente é complicado conciliar as outras disciplinas com o trabalho, mas um pouquinho de organização ajuda muito nessas horas. Fico feliz que tenha gostado do tema, já estava ficando um tanto desanimada com ele, mas aos poucos tô me animando novamente rs. Fazer jornal é um mar de regras e, apesar de ter me decepcionado demais, é um curso muito bacana para quem gosta.

      Excluir
  8. Já passei por essa fase. TCC acaba ocupando muito do nosso tempo e mexendo com o nosso emocional, acredito que a parte mais difícil seja escrever o trabalho, apesar de muitos dizerem que é a apresentação. Boa sorte com seu projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mexe mesmo, acho que não sei o que é dormir já faz algumas semanas rs. Eu tô morrendo de medo da apresentação, até porque, ainda não sei quem vai estar na banca, mas escrever está sendo bem tranquilo porque parece que tô escrevendo aqui pro blog rs ♥

      Excluir
  9. adorei o tema do seu tcc, como você escreve super bem vai se sair melhor ainda. só desejo boa sorte, ainda não encontrei com esse monstrinho chamado tcc (ainda) rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há, muito obrigada, moça ♥ Que bom que gostou do tema. Não se apavore, é um monstrinho tranquilo rs.

      Excluir
  10. Moça, ainda não cheguei no meu tcc, estou apenas no segundo período, mas te desejo muita sorte. Achei o seu tema super legal e por se tratar de literatura, corri para responder o questionário, espero mesmo que seja útil e que você tire uma nota maravilhosa.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando entre na faculdade, a primeira coisa que pensei foi no TCC auehiuaeh. As pessoas me metiam medo porque, teoricamente, no Jornalismo são dois TCC's, um prático e a monografia, mas há de tudo dar certo ♥ Muito obrigada por responder, li e adorei, certeza de que vou usar.

      Excluir
  11. Adorei a ideia do seu projeto <3 voadores com tudo, moça!

    Estou pensando em cursar jornalismos na faculdade, não para ser repórter ou apresentadora, mas pra mexer mais do fotojornalismo e escrita. Fico tosa tensa só de pensar em ter que apresentar TCC!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há, que bom que te agradou meu tema ♥ Jornalismo é um curso muito amplo, mas vou te dizer que eu me decepcionei muito e entrei justamente pelos mesmos motivos que você. Acho que se realmente quer fazer isso, é bom olhar com calma suas opções e aquela que melhor se encaixa no teu desejo. O jornal é muito técnico, muita teoria, não sei te dizer, mas se for teu sonho, vai em frente, talvez o curso te surpreenda ♥

      Excluir
  12. Ja gostei muito do conteúdo do Blog por você ser também assim como eu uma estudante de jornalismo , adorei os posts sobre <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, que bacana, uma futura colega de profissão ♥

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤