10 outubro 2016

Geek Love, de Eric Smith

Já faz mais ou menos um ano que esse livro está na minha lista de desejados. São tantas as resenhas que li por aí que a vontade de conhecer a obra de pertinho ficou cada vez maior. Por ordem do destino, ou das nossas amadas promoções, encontrei ele por dez reais e agarrei a oportunidade como se fosse única. Ele não é nada daquilo que imaginava, mas me surpreendeu de um jeito extraordinário. É claro que o exemplar não é necessariamente uma história de romance, mas quase chega perto de uma comédia romântica em forma de manual. Sim, um manual, porque ele é exatamente isso. Quem está com ele na fila de próximas leituras e acha que contém personagens e um final bastante clichê, é melhor procurar outro livro.
Geek Love não é uma história. Sabe quando você compra um novo produto e revira o manual inteiro para entender tudo o que precisa? Ou, então, quando começa um novo jogo e não faz ideia de como sobreviver dentro dele? Minhas comparações não são tão boas quanto as do autor, mas é mais ou menos assim que funciona. Separado por capítulos e novas fases de um romance, a obra é um grande guia de como um jovem nerd poderia conquistar o player 2. Com sátiras, ironias, comparações e um punhado de informação importante, a escrita é simples e mais do que indispensável para aqueles que querem encontrar a metade da laranja sem passar vergonha.

Título: Geek Love - O Manual do Amor Nerd
Autor: Eric Smith
Páginas: 208 páginas
Editora: Gente

Player 1, você está prestes a embarcar na quest da sua vida. Este livro é para quem está cansado de viver a vida no single player mode e percebeu que todas as temporadas de Doctor Who não conseguem abafar aquele insistente sentimento de falta. Eric Smith sabe que existem prazeres imensos na vida geek. Amigos incríveis, conversas até de madrugada sobre realidades alternativas ou o simples prazer de ler aquele lançamento de quadrinhos. No entanto, chega um momento na vida de todo nerd em que o amor bate à porta e daí vem a hora de jogar o xadrez tridimensional que é o mundo dos solteiros. Não se desespere, jovem Padawan! Deixe Smith guiá-lo por esse caminho e descubra que amar é muito mais do que flores e bombons.
Logo no começo do livro o autor avisa que ele é destinado aos rapazes, mas que qualquer garota pode ler e se encaixar em diversas situações, afinal, nós também temos o poder de chamar alguém para sair, mesmo que por impulso, não é? Vi algumas resenhas de leitoras bastante chateadas com o fato das mulheres ficarem em segundo plano, mas percebi que a obra é repleta de conselhos que vale para qualquer pessoa. Mas não pensem que são conselhos bobos, na verdade, é um guia muito bom para quem tem medo de sair da zona de conforto da vida de solteiro.
Desde sempre o primeiro encontro é um pesadelo para os tímidos, encontrar um assunto em comum é um desafio para os nerds e conquistar um player 2 é matar o chefão, mas tudo isso é possível com um pouco de calma, sutileza e determinação. Eric explica cada detalhe da conquista, desde os primeiros passos até o finalmente, referenciando o mundo geek diversas vezes. As alusões são simplesmente incríveis. O autor também menciona como fugir da friendzone, como levar um fora com maestria, como se comportar durante um primeiro encontro e alguns códigos de ética que podem ser aquele pontinho positivo que você está precisando.

A escrita é muito simples e com aquele toque de bom humor que facilita qualquer leitura. A parte ruim é que o leitor precisa conhecer, nem que seja um pouquinho, sobre as coisas que fazem parte do mundo geek, como os filmes e jogos, caso contrário, alguns conselhos vão passar despercebidos. Apesar do que muitas pessoas falam, não vi dificuldade em adaptar algumas situações para o universo feminino, mas realmente é necessário gostar do assunto para compreender e se identificar a obra. De qualquer forma, foi uma leitura muito agradável e rápida, já que é um livro pequeno. A diagramação também é linda e toda trabalhada nos pixels.
Aos que gostam do universo geek, conhecem as referências e querem sair do conforto e encontrar o segundo player, indico com orgulho a leitura. Eu me diverti muito em vários momentos e guardei os conselhos como se fossem para mim. Não sou exatamente uma nerd, mas tive surpresas muito boas. O fato de ser destinado aos homens acaba desagradando as mulheres, mas entendi o livro como uma troca de experiências e tentei me imaginar acatando as dicas. Se eu parei para rir de mim mesma em algumas partes? Claramente que sim. O fato é que o livro é maravilhoso, basta saber interpretá-lo.

22 comentários:

  1. Não conhecia, fiquei bem curiosa acerca deste livro :)

    Beijinho

    Lina Soares
    https://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Uau, que livro interessante! Como uma geek nerd que sou eu achei muito criativa essa temática do livro, e adoraria lê-lo para saber de quais dicas ele trata. Sem contar que tenho certeza que meus amigos iriam amar o livro!
    Abraço, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A temática é bastante fora do comum, acho que vale super a pena, principalmente se você gosta do assunto e se encontra nesse universo geek ♥

      Excluir
  3. Não me considero geek, mas achei muito interessante o livro. Admito que é possível que eu ficasse meio perdida na escrita. Gostei muito da resenha.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez fique um pouco perdida, sim. Admito que também fiquei em alguns momentos iuiuahe, mas você acaba entendendo o que o autor quer dizer ♥

      Excluir
  4. o livro em si é muito fofo, a capa, as ilustrações, gostei da ideia de um manual, já té imaginei em forma de filme rsrs

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria demais se fosse adaptado para o cinema, também consigo imaginar ele como um filme ♥

      Excluir
  5. Me encantei pela capa, a leitura deve ser muito legal pelas referências, apesar de ser mais voltada para o mundo masculino, quero muito ler *-* já vai pra minha listinha!
    Obrigada pela dica, a resenha está incrível <3
    Beijos
    www.nomundodaluablog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é uma fofura, mega detalhada e tudo a ver com o assunto rs ♥ As referências do autor são incríveis, não sei como ele conseguiu encaixar tão bem cada coisa. Espero que goste da leitura.

      Excluir
  6. Já li esse livr, na verdade eu comecei, mas não estava gostando e era uma leitura q eu estava empurrando com a barriga. Vou dizer a verdade comprei mais pela capa linda que ele tem, mas tbm por indicação da Melina souza (blogueira linda do Serendipity) quero tentar ler novamente e ver no que vai dar

    meumelhormomentto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O começo é um pouco chatinho mesmo, principalmente se você não curtir muito o estilo do livro, mas depois as coisas vão tomando forma e você vai se identificando com algumas partes ou até mesmo rindo da escrita do autor. Espero que consiga ler ♥

      Excluir
  7. Oi, Kelly!
    Não conhecia esse livro, mas deve ser bem bizarro ler um manual desses, contudo, bem engraçado também. Eu já dou risada lendo manuais de produtos que sempre tem umas recomendações estranhas como "não seque seu cachorro no microondas"...kkkk... agora estou imaginando algo assim voltado para relacionamentos...haha...
    Não acredito que livros sejam separados por gêneros. Acho importante praticar a empatia e se colocar em papeis literários diferentes da sua vida.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É estranho em um primeiro momento, porque você não sabe exatamente o que esperar do livro, mas é muito bacana ♥ Super adorei tua referência aiuehiuae, alguns manuais realmente são bizarros.

      Excluir
  8. Uma vez dei uma foleada nesse livro e achei super divertido, mas fico meio dividida se pego pra ler ou não... Por um lado quero ver se vou gostar e rir das referências, por outro acho o "meio" geek muito machista, então tenho medo de as piadas serem baseadas nisso, o que não acho aceitável nem sendo um livro voltado para garotos.
    Acho que só testando pra ver, mas a vontade é grande, ESSA DIAGRAMAÇÃO É LINDA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que dessa vez o machismo não ganhou vez rs. Ele é direcionado ao público masculino, mas em diversos momentos o autor coloca-se no papel de uma mulher e é bem interessante poder enxergar esses dois lados. Não custa nada tentar ler a obra, né? Espero que goste e que dê uma chance à ele ♥ A diagramação é magnifica.

      Excluir
  9. Sabe o que esse livro me faz lembar? a série The big bang Theory hahaha que eu assisto e tem um tom de humor e nerd.
    Adoro livros neste estilo "autoajuda" hehe adorei o estilo do livro e as paginas bonitinhas. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, realmente lembra um pouco o seriado aiuuahe, principalmente por envolver o mundo nerd ♥ Não é uma autoajuda, mas tá valendo rs. Ele é muito bom e tem várias experiência compartilhadas. Vale a pena.

      Excluir
  10. Adorei a capa!!! Que resenha gostosa, me deu até vontade de ler... É interessante ver um mix de assuntos resultar em algo tão bacana né? Uma forma criativa de dar conselhos sobre relacionamentos, deve ser bem bacana a leitura e levinha. Adoro descobrir novas leituras, obrigada! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há, que bom que gostou e que ficou inspirada para ler rs ♥ Isso é verdade, é muito bacana quando encontramos uma mistura de assuntos em um só lugar. Espero que consiga ler em breve e que goste tanto quanto eu.

      Excluir
  11. Nossa,não acredito que nunca tinha visto esse livro, mas quero muito ler. Estou apaixonada pela capa,titulo, tudo (risos)
    É maravilhoso quando pagamos baratinho no livro, não é mesmo ?!
    Amei a resenha! <3
    Minhamaluquice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é uma fofura, a diagramação em si já ajuda muito no encanto rs ♥ Sim, é ótimo quando conseguimos aproveitar as promoções, afinal, nossos livrinhos andam cada dia mais caros.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤