21 setembro 2016

Um pouco mais de empatia, por favor?

Eu tenho o costume de estudar as pessoas. Reparo na forma como andam pelas ruas da cidade, como gesticulam quando estão falando ao telefone, quais livros carregam na bolsa, quais músicas cantam enquanto estão no ônibus. Reparo na forma como se vestem, como mexem no cabelo, como anotam um recado ou na expressão que fazem ao receberem um notícia não muito boa. Reparo no sorriso e no olhar despretensioso. Reparo na energia que carregam e que transferem para tantas outras pessoas. A verdade é que as separo em dois grupos: aquelas que acreditam em um mundo cor-de-rosa e aquelas que simplesmente esqueceram o lápis de cor na caixinha.
Fonte da fotografia: Anna
Já percebeu que as coisas dão certo quando você está confiante? Sei que falar sobre isso é meio clichê, mas depois que viver alguns anos com um punhado de "eu já sabia que isso ia acontecer" ou "faz parte, é sempre assim mesmo" na cabeça, finalmente entendi que a vida é uma velhinha mal-humorada que só precisa de atenção. Quando paramos com o conformismo e passamos a acreditar nas coisas que nos cercam, o mundo também muda. Nos acostumamos a perder o controle.

Certo dia alguém me disse que deveria consultar um psicólogo por falar tanto em sentimento. "O amor não existe, minha querida, vá se tratar e pare de falar tanta besteira, você está incentivando as pessoas a se tornarem trouxas", disse alguém que tampouco conhece tamanho sentimento. Mas sabe de uma coisa? Eu parei de me importar com isso. As pessoas gostam de colocar um ponto negativo em tudo aquilo que as fazem mal. Nós estamos aprendendo com as topadas.

Na verdade, o mundo está lotado de gente que não sabe disso e sai por aí espalhando mensagens de ódio, induzindo ao que chamamos de "caos". O mundo está repleto de seres humanos negativos que sugam a nossa energia e transferem para um peso exagerado. Será que é tão difícil assim deixar de lado os achismos e ir direto ao ponto? Sei que é difícil ter um pensamento aberto, mas precisamos tentar, mesmo que seja por um único momento. Nem tudo é tão ruim quanto pensamos.

30 comentários:

  1. Só li verdades. O mundo tá cheio de gente frustrada e elas são feito zumbi, querem sempre contagiar os outros com essa doença e eu tenho quase certeza que alguém já foi assim na vida, mesmo que por um tempo breve, mas ainda bem que existem pessoas iluminadas que nos ensinam que ainda há esperança pra tudo.

    www.chuvadejujubas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é bem real, Ju. As pessoas que ficam nesse estado de pessimismo fazem de tudo para contagiar os outros. Todo mundo já foi ou é assim, é claro que as flores só aparecem com o tempo, mas é muito bom ver alguém puxando os outros para cima ♥ Acho que falta muito disso.

      Excluir
  2. Nossa amei seu texto, super verdade! Quanto mais as pessoas pregam ódio, cria-se um mundinho frustrante delas mesmas.
    Existe muita gente que faz coisas erradas e não tem responsabilidade em assumir a culpa, infelizmente, é mais fácil descarregar nos outros.
    Infelizmente tem gente que ao invés de pregar a positividade, acaba achando que quem é assim, está sonhando e não é isso. Mas me conforto ao ver que existem pessoas iluminadas nessa vida.

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquela coisa do "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" rs. Algumas pessoas tem seus motivos para ser assim, mas pregar o ódio é uma coisa meio fora de contexto. O mundo fica bem mais bonito quando a gente para de negativar tudo que nos rodeia. Fico muito feliz em saber que curtiu o texto ♥

      Excluir
  3. Você e seus textos que me representam da primeira linha até o último ponto final moça.
    Gosto de pensar que para cada pessoa que enxerga as coisas de uma maneira infeliz existem duas que ajudam a tornar o mundo um lugar melhor.
    Obrigada por essa dose de amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de pensar assim, Cami. Espero que nossos pensamentos sejam reais rs ♥ Muito obrigada pelo carinho, sabe que também tenho uma ligação bem forte contigo.

      Excluir
  4. "Se um indivíduo ignorante não sabe o valor de uma boa relação, a culpa não é do amor, é da pessoa, não é? O mundo não precisa de gente assim." Você está pedindo empatia, sem ter empatia.
    Eu entendo seu lado e também acredito no bem que a positividade nos traz, mas eu já fui aquela pessoa amargurada que não acredita em nada e por isso digo: essas pessoas não são assim por pura maldade. "erá que é tão difícil assim deixar de lado os achismos e ir direto ao ponto? Será que é tão difícil ser mais positivo?" Pra algumas pessoas, é sim. Cada um tem sua história e sua forma de lidar com ela, e não me entenda mal, mas se você estuda as pessoas tanto como faz, tá estudando errado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez se você tivesse lido sem esse pensamento fechado, teria entendido que em nenhum momento foquei nas pessoas que são assim por outros problemas. Foquei nas pessoas que pregam ódio por achismos ou falta de amor perante o próximo. Sei que é difícil ser positivo, mas muitas pessoas nem mesmo tentam enxergar as coisas com outros olhos. Mas obrigada pelo comentário, sinto muito que tenha entendido esse lado obscuro do texto, não era a intenção.

      Excluir
  5. Esse foi um dos melhores textos que li. Não sei se é porque eu concordo com tudo, não sei se é porque me encontrei nele, não sei mesmo.
    Acho que ele deveria ser impresso e distribuído para as pessoas, ou estar tatuado no corpo, ou quem sabe numa marquise como as do Profeta Gentileza. Tamanha verdade, deveria ser exposta a todos. Me sinto privilegiada de poder ler.
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que alegria ler um comentário como o seu ♥ Fico muito feliz que tenha se identificado e entendido o real sentido do texto. Fiquei lisonjeada com tudo que disse. Muito obrigada pelo carinho. É muito bom saber que gostou.

      Excluir
  6. primeiro: achei você escreve muito bem... Segundo: ando em momentos difíceis, mas por sorte aqui e ali andam aparecendo mensagens de várias formas para que eu seja mais otimista que tudo vai melhorar se eu me manter assim... está leitura foi uma delas :3 Obrigada e parabéns pelo post. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, muito obrigada, moça ♥ Tenho certeza de que as coisas vão melhorar, sim. Acredite mais em você mesma que tudo se ajeita. Se mantenha firme.

      Excluir
  7. As pessoas estão vivendo um momento de rocha, sem amor ou qualquer empatia com as outras. E isso os leva a ignorância e até a matar porque se elas não tem coração como podem pensar duas vezes antes de matar o próximo? A questão toda é que quanto mais a gente tenta mudar esse pensamento, aparece mais pessoas com ódio e mais ódio. Adorei o seu post, é bom escrever sobre isso até para conscientizar outras pessoas. Não para de escrever! Beijos.

    www.entregalaxiasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso. As pessoas esquecerem o real sentido de amar o próximo. A violência, o ódio e a ignorância se tornaram mais fortes do que qualquer sentimento bom. Fico feliz que tenha gostado do texto, é sempre bom tocar no assunto e passar uma mensagem positiva para quem mais precisa dela ♥

      Excluir
  8. Super bacana seu texto.
    Também sou uma pessoa que observa as outras, gosto de imaginar como é a vida dos estranhos que encontro na rua. Por muito tempo fui como as pessoas citadas no seu texto, daquelas que não acreditam que algo possa dar certo, parei de ser assim mas entendo quem pensa dessa forma, por que o mundo está tão cruel que não é difícil a gente deixar de pensar positivo.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom imaginar um universo alternativo para as pessoas, né? Acho que todo mundo já foi um dia assim, mas não por opção, apenas porque é complicado enxergar o lado bom quando tudo ao nosso redor nos diz o contrário. Mas fico bem feliz em saber que mudou seu pensamento ♥

      Excluir
  9. Queria ser sua vizinha pra vc me estudar também 😂 Que texto você como sempre abalando o Brasil .
    Eu não sou tão observadora assim da forma que você é não sei se isso e defeito ou qualidade 😂 tenho que concordar que hj o mundo ta muito duro , hoje o mundo ta vazio de amor de pessoas sem coração . isso é lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que amor rs ♥ Talvez seja uma qualidade, já que quando se observa demais, percebe-se as coisas ruins também. O mundo hoje virou uma grande fábrica de destruição.

      Excluir
  10. Como se ser sentimental demais fosse um problema psicológico. Texto maravilhoso. Estamos cansadas de quem insiste em pintar o mundo de preto e brando, quando tudo o que ele precisa é de um pouco mais de cor.
    Mil beijos!!

    Com carinho, Beca; Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levar um pouquinho de cor por onde andamos não custa nada, né? Ver tudo em preto e branco perde a graça, faz ficar chato. Uma corzinha de vez em quando faz um bem ♥

      Excluir
  11. Esse foi um dos melhores textos que já li ultimamente e mais, estava hoje falando sobre pessoas que pregam ódio, rancor e que desejam o mal com uma amiga e esse era justamente o ponto da conversa. Porque essas pessoas perdem seu tempo fazendo isso?! Elas não sabem que aqui se planta, aqui se colhe?? Ontem a noite ouvi um cara desejando que uma banda aqui da região nunca mais tocasse em cidade alguma e fosse a falência. Ele não sabe que a falência pode vir pra ele?? Na verdade acho que já chegou né?! Uma pessoa dessas com toda certeza não tem o mínimo de sucesso na vida. Parabéns pelo post, pelas palavras e pelo blog. Ameeeei
    Beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra saber disso ♥ Super concordo contigo. Quando desejamos ou fazemos mal a outra pessoa, isso vai refletir na nossa vida em algum momento. Pode ser que não seja hoje, pode ser que em trinta anos isso não aconteça, mas uma hora vai e isso é horrível. Acho que é exatamente isso, quem deseja o mal, sabe que já tomou conta de si próprio. Infelizmente essa é a realidade. Espero que o pensamento das pessoas mudem ♥ Muito obrigada pelo carinho.

      Excluir
  12. Ai que texto maravilhoso, Kelly! É exatamente isso que eu sempre tento passar pra todo mundo e acho que é justamente esse o ponto que faz com que eu goste tanto daqui e me veja tanto em você também: nós acreditamos que podemos colorir o mundo com um pouco de amor. Tô apaixonada por esse texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho muito dessa sensação de ter um pedacinho meu no teu blog e nos teus textos rs ♥ Acho que leva um pouco de cor e amor para o mundo não é tão trabalhoso assim, basta carinho.

      Excluir
  13. Amei o texto. Realmente, as pessoas ficam presas nos seus achismos e querem que todas as outras pessoas do mundo sigam o mesmo padrão. O mundo precisa de mais gente que curte e compartilha amor!

    Beijocas.
    https://powergirl.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado quando pregar o ódio vira uma espécie de modinha, né? Queria que mais pessoas entendessem isso. Enfim, fico muito feliz que tenha gostado ♥ Compartilhar amor é maravilhoso

      Excluir
  14. Que texto mais profundo! Amei, também gosto muito de observar as pessoas, cada detalhe da vida, por isso não falo muito. Nunca deixe mesmo ninguém mudar seus pensamentos, sentimento têm que existir sim! A negatividade tomou conta das pessoas e hoje ninguém sabe mais amar, é uma pena, um sentimento tão lindo. ♡
    Beijos
    Meus Piores Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tanto observa se deixa estar quieto rs. Gosto muito disso ♥ Os sentimentos precisam mesmo existir, mesmo que sem objetivo. Eles servem para nos abrir os olhos e deixar fluir essa coisa boa que tanta gente já perdeu.

      Excluir
  15. uma vez me disseram que se não tiver lagrimas não é amor. Tem muitas pessoas que se decepcionam uma vez e esquecem a sensação boa do amor, gente amarga. Amei o texto, bem fofo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que concordo com o que te disseram ♥ Isso é verdade. As pessoas acreditam que uma vez feito vai ser assim para sempre, mas se enganam. Tem muita gente boa por aí.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤