12 agosto 2016

Gentileza gera gentileza, certo?

Dizem por aí que a gentileza é o bem mais precioso que alguém pode praticar, não é? Apesar de acreditar que o amor sempre vai estar em primeiro lugar, sei que a gentileza anda em falta ultimamente pelo mundo. As pessoas não sabem mais olhar para as outras com inocência e gratidão. Ninguém consegue se salvar dessa imensa onda de críticas e julgamentos. Todos entendem que violência e ignorância devem ser tratados na mesma moeda, mas não tenho certeza. Hoje, quando paro para pensar nas atitudes que tomei há um ano, vejo o quanto consegui me livrar dessas algemas.
Eu me entendo muito bem com a sinceridade e provavelmente isso vai gerar muitos problemas para mim por aí, já que é comum as pessoas confundirem verdade com grosseria, mas admito que não sei sair pelas ruas estampando falsidade e fazendo coisas da qual não me agradam. Afinal, ser gentil não é simplesmente aceitar as coisas. Precisamos lutar por aquilo que, em nossa concepção, está correto, mas precisamos também, acima de qualquer outra coisa, estarmos cientes de que um gesto singelo de gentileza pode ser a melhor atitude. Talvez, entre estar certo e ser gentil, seja melhor optar por aquilo que não machuca os outros.

A gentileza não é passarmos por cima do que somos, mas sim entender que pequenas atitudes podem mudar o mundo e a nós mesmos. Um obrigada, um bom dia, um sorriso para um estranho, uma empatia extra por pessoas próximas. Ser gentil não é uma tarefa difícil, não precisa de graduação nem mestrado, não requer conhecimentos básicos e nem habilidades específicas. É uma habilidade nova que nem todos conhecem. É uma atitude que nos pega de surpresa e deixa nosso dia mais bonito, mais leve. Ser formos gentis, o mundo também será gentil com a gente. Lei do retorno, lembra?

Então que sejamos mais gentis, mais empáticos, mais gratos pelas coisas e pelas pessoas, sejam elas como forem, com seus jeitos sem jeito, com seus bloqueios sentimentais, com suas teimosias e dificuldades. Um sorriso não mata ninguém. Um abraço não tira energia. Um obrigada é simples de pronunciar. Um bom dia pode ser a coisa mais bonita que alguém pode escutar. Não custa nada tentar. O mundo anda carente de afeto, de atenção. Anda carente de pessoas que se importem de verdade. O mundo tá vazio, igualzinho ao que nos tornamos. Tá faltando um punhado de sentimento.

22 comentários:

  1. Aquele tipo de texto que merece ser compartilhado para que mais pessoas se sintam aconchegados por ele. ♥

    ResponderExcluir
  2. Kelly <3
    Eu amei seu texto. Realmente ser gentil é algo tão simples e algo que o mundo precisa praticar mais. Fazer um ato de gentileza não mata ninguém, talvez o orgulho ferido haha. Um simples bom dia pode mudar completamente o dia de uma pessoa. Que sejamos mais gentis <3
    Parabéns pela escrita, você arrasa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo, moça. As pessoas perderam um pouco dessa sutileza de viver. Todo mundo carrega um peso enorme consigo e esquece de ser leve de vez em quando. Mas uma gentileza pode mudar tudo ♥ Muito obrigada pelo carinho.

      Excluir
  3. Que texto mais lindooo ❤

    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
  4. Senti um aconchego bom com as suas palavras... Ser gentil não é esperar gentileza em troca é apenas retribuir coisas boas por ai! http://ladomilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, moça ♥ Ser gentil é deixar um pouquinho de amor em todo lugar.

      Excluir
  5. Aquele texto lindo! <3 Eu acredito que quanta mais positividade você tem pra dar, mais você recebe :)

    Beijo!
    Cami.

    www.delamila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito muito nisso ♥ Quanto mais coisas boas espalhamos por aí, mais o universo retribui.

      Excluir
  6. Que texto mais lindo, acredito que a gentileza gera sim gentileza porque damos nosso exemplo, assim como jesus :)
    Beijos,

    Amanda
    www.talesandtalks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, mesmo que não recebamos nada em troca, temos nosso coração quentinho porque sabemos que estamos no caminho certo ♥

      Excluir
  7. Que texto perfeito, agosto sempre é um mês muito reflexivo para mim e eu estava pensando em fazer o projetinho "30 dias de Gentileza", com toda certeza esse post me fez querer ainda mais ser uma pessoa mais gentil. <3

    // Beijosss, http://www.dontstopblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu adorei a ideia do projeto e super te incentivo a tentar ♥ Gentileza é uma coisa que anda muito em falta. Espero que consiga colocar em prática.

      Excluir
  8. Gentiliza é algo recíproco, você dá e recebe, você faz e acaba inspirando outras pessoas, as contagiando. É difícil ser e encontrar pessoas gentis hoje em dia, principalmente porque temos o hábito de "escolher" as pessoas com quem vamos tratar com gentiliza e não, mas temos que ser gentis independente da situação ou de quem quer que seja. É realmente um dom e faz muito bem.

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tocou bem na ferida. A gente tem esse costume egoísta de escolher à dedo com quem seremos gentis e empáticos. Deveríamos ser assim com todo mundo ♥ O mundo seria um lugarzinho bem mais aconchegante.

      Excluir
  9. Concordo muito com essa frase, claro q devemos ser gentis independentemente da educação do outro ou não, mesmo com aqueles q não merecem gentileza, devemos sempre ser superiores.. ! Bjs💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não superiores, mas de igual para igual. Devemos saber e entender que a gentileza não é ser mais ou menos do que ninguém, mas estar em paz com o próprio coração ♥

      Excluir
  10. Quando eu li o livro O Lado bom da Vida repensei muito sobre gentileza, também no livro Extraordinário levamos um tapa na cara e é impossível não querer ser mais gentil. A gentileza é se posicionar e entender que o bem deve vir de nós primeiramente, sem esperar nada em troca, apenas por querer ser uma pessoa que transmite energias positivas e isso acaba contaminando as pessoas em volta, uma contaminação do bem haha :) amei o texto!
    Beijinhos
    Iza do blog Peixinho Geek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, moça. Senti a mesma coisa com os dois livros ♥ Eles são incríveis e ensinam muito bem sobre esse assunto, por isso vivo insistindo para que as pessoas leiam pelo menos uma vez. É indispensável e faz a gente cair na real. Ser gentil é um delícia e só deixa tudo mais leve.

      Excluir
  11. "A gentileza não é passarmos por cima do que somos, mas sim entender que pequenas atitudes podem mudar o mundo e a nós" amei essa parte. Lindo texto. Parabéns.

    ResponderExcluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤