02 julho 2016

Água para Elefantes, de Sara Gruen

Final de semestre é sempre uma correria, por isso não consegui publicar nenhuma resenha nessas últimas semanas. Devo desculpas. Não estava conseguindo conciliar a leitura com os trabalhos da faculdade, mas finalmente as férias chegaram. Tenho alguns livros lidos que ainda não tive coragem de resenhar, pois quero gravar um vídeo contando um pouquinho sobre cada um deles, mas enquanto ele não fica pronto, vim trazer uma história que finalizei esses dias. Ela me surpreendeu positivamente e negativamente. Acabei me dividindo entre o amor e o ódio mais uma vez, mas posso dizer que vale a pena se envolver com a nostalgia de um senhorzinho simpático.
Água para Elefantes é um livro bastante explícito. Ele é narrado pelo próprio personagem, Jacob, que mora em uma casa de repouso. Apesar de parecer boa pessoa, tem um certo mau humor e vive chateado por ter sido colocado em um lugar onde não pode nem tomar banho sozinho. As enfermeiras também são horríveis, segundo ele, já que vivem dando papinhas no lugar de comida de verdade. Elas não entendem suas necessidades. Durante seus muitos devaneios, Jacob recorda de momentos de quando era um estudante e perdeu os pais em um acidente. Isso o levou a desistir das provas finais, entrar em um trem em movimento, trabalhar em um circo, perder a virgindade da vida e conhecer um mundo completamente diferente das paredes da faculdade.

Título: Água para Elefantes
Autor: Sara Gruen
Páginas: 272 páginas
Editora: Arqueiro

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras e fantasmas do passado. Mas ele guardava um segredo. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas do circo que Jacob vai se apaixonar: primeiro por Marlena, estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, uma elefanta aparentemente estúpida.
Apesar de Jacob já ter seus 90 anos, ou 93, tanto faz, ainda se sente muito bem consigo mesmo. Consegue fazer tudo sozinho e fica bastante mal humorado quando percebe que os outros não entendem isso, principalmente as enfermeiras, que insistem em fazê-lo tomar diversos remédios e comer sopas que não lhe descem no estômago. Seus filhos resolveram colocá-lo em uma casa de repouso, pois, segundo eles, ali teria uma assistência muito melhor para a sua saúde. Jacob acabou aceitando o que o esperava, afinal, perdeu sua esposa e já sentia algumas dificuldades aparentes, mas nunca se deixou abalar. E mesmo que algumas pessoas não acreditem em suas histórias, ele tem um livro secreto guardado na memória que se abre um pouquinho todos os dias, fazendo-o sentir saudades, não conseguindo acreditar no quanto envelheceu desde então.
Quando era jovem e estava para se formar na faculdade de veterinária, seus pais sofreram um grave acidente e morreram. Sem saber ao certo o que fazer a partir daí, Jacob larga tudo para tentar uma vida nova, talvez um emprego e algum dinheiro que o forneça comida. No dia das provas finais, após entregar as folhas em branco e deixar a universidade para trás, ele pula em um trem em movimento, certo de que ainda havia alguma esperança. Para sua sorte, ou azar, é o Esquadrão Voador de um circo não muito famoso. Alguém o encontra em um dos vagões e o coloca dentro do show. Primeiro como porteiro do espetáculo principal, depois como segurança do número de striptease. Como um bom novato, virgem e inexperiente, Jacob começa a fazer parte dos artistas do circo ao comentar que entendia um pouco sobre os animais. 

Aos poucos ele vai conquistando cada pessoa, incluindo Tio Al, que, apesar de não tê-lo aceito logo de primeira, entende que o rapaz pode ser útil. Assim, em meio a loucura do picadeiro, Jacob conhece August, seu chefe que não bate muito bem dos sentimentos e vive com raiva de quase tudo, Marlena, esposa do chefe e seu possível primeiro amor, Kinko, um palhaço muito mal humorado que não gosta de ninguém até que se prove o contrário, Bárbara, a stripper que o deixou nas nuvens em um de seus primeiros porres, e Rosie, uma elefanta sorridente e aparentemente estúpida muito valiosa. E é nesse meio que se encaixa um quase veterinário que não entende muita coisa sobre a vida, mas que vive momentos incríveis e inesquecíveis dentro de um trem de circo.
O livro é narrado em alguns momentos quando Jacob tem 90 anos e em outros quando está revivendo seu passado. Isso deu um toque muito pessoal e íntimo, como se o leitor estivesse vivendo cada segundo. Eu me apaixonei pelos personagens e principalmente pela elefanta. Ela é a coisa mais amada e surpreendente que a autora poderia ter colocado como parte da história. O personagem principal também me cativou, mas senti que algumas vezes ele não estava sendo o que realmente era, e isso me deixava irritada. Um outro ponto importante é a escrita, ela é bastante pesada e detalha cenas eróticas com frequência, mas a leitura flui com uma naturalidade impecável.

No mais, a história é apaixonante. Até mesmo as cenas pesadas acabaram dando um sentido único para o livro. Ele é um pouco parado e cansativo no começo, pois a autora fez questão de explicar os mínimos detalhes, mas depois o texto começa a ganhar vida. O que mais me incomodou foram os capítulos que não são separados, eles simplesmente se encontram no meio da folha. Alguns gostam disso, eu particularmente detesto. Em alguns momentos também senti que a autora não tinha mais o que contar e ficava enrolando até o próximo acontecimento, mas felizmente isso não me atingiu tanto. O livro é realmente muito bom. Mesmo que alguns pontos não sejam tão positivos, valeu a pena ter conhecido a história e vivido alguns dias circenses. Aliás, já tem até um filme sobre ele, mas deixei para vê-lo depois de terminar a leitura. Em breve venho contar sobre a adaptação também.

38 comentários:

  1. Seu blog é tão lindo, sou apaixonada por ele <3
    A resenha também é otima. Eu nunca vi o filme e nem li o livro, mas tenho muita curiosidade. Pelo o que você diz, a história parece valer a pena mesmo.

    Inferno ou Glória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada ♥ A história é bastante diferente. É um romance fora do comum, mas tão bom quanto.

      Excluir
  2. Eu tenho muita vontade ver assistir ao filme, mesmo ainda não tendo lido o livro. (principalmente por ter o Robert como protagonista :P)
    Eu adorei a sua resenha, ficou super direta, mas sem revelar demais.


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo vê-lo em breve, e tendo o Robert como ator principal só me animo mais ainda rs ♥ Que bom que gostou. Tomara que consiga ver o filme.

      Excluir
  3. Tenho resurssaltar dois pontos positivos que sempre vejo pir aki...
    Alem desse layout lindo, vc tem um dom de clareza que nos passa com detalhes e minuosidades a historia q se trata no livro, o que nos deixa com uma vontade retada de ler hehe... outra coisa eh, como vc eh delicada com essas fotos/imagens super fofas e simplesmente lindas... mto bem tiradas... Parabens sempre!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que delícia ler isso rs ♥ Despertar essa curiosidade é muito bom. Gosto quando as pessoas sentem essa vontade de conhecer também. E muito obrigada pelas palavras, fico bem feliz com tudo isso.

      Excluir
  4. Eu ignorei o filme desde o lançamento nem sei porque. Lendo essa resenha fiquei me perguntando, por que deixei passar? Me parece ser uma leitura muito interessante e talvez, enriquecedora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história que foge um pouco do clichê romântico que nos acostumamos, mas é muito boa e talvez seja enriquecedora, sim ♥ Espero que consiga dar uma chance à ela.

      Excluir
  5. Ahh esse livro foi o último que li no Ensino Médio <3 Que nostalgia, é tão bom lembrar de histórias assim - ainda mais depois de uns aninhos hahahaha.
    Na época lembro que a professora deixou o livro do último semestre ser livre e o trabalho seria em grupo, não pensamos duas vezes e já escolhemos um romance hahahaha Adorei sua resenha, me fez relembrar de tudooo e deu vontade uma vontade de reler! Beijoss =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom mesmo quando relembramos de algum livro que já lemos algum tempo atrás. Dá uma certa saudade misturada com nostalgia, né? ♥ Fez uma ótima escolha na época. Releia quando puder. Garanto que vai sentir cada emoção novamente.

      Excluir
  6. Eu até hoje não sei porque não gostei deste livro. Acho que achei muito parado e estava esperando outra coisa =/ Muito boa a sua resenha :)
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é sim, não tem muita ação nem aventura. É uma coisa mais momentânea. Talvez por isso seja um pouco mais parado. Uma pena que não tenha gostado da história.

      Excluir
  7. Achei o título curioso, amei as fotos, e achei sua resenha maravilhosa. Mesmo com os pontos negativos eu gostaria de ler o livro.
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O título é bastante peculiar rs. Muito obrigada, moça ♥ E leia sim, depois me conte o que achou.

      Excluir
  8. Até que em fim eu consegui descobrir sobre o que esse livro fala. Juro que achava uma coisa completamente diferente :)
    De qualquer forma, eu adorei! ❤️ A sua resenha está super completa e eu fiquei, tipo, mega curiosa para lê-lo *_*
    Acho que vou aproveitar as férias e embarcar numa nova leitura...
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que ainda não tinha visto sobre ele? Talvez não seja uma escolha comum, mas é uma história bem interessante de conhecer ♥ Fico feliz que tenha encontrado tudo que precisava para querer lê-lo. Depois me conte quando conseguir finalizar a leitura.

      Excluir
  9. Sou apaixonada por esse filme! Há assistir umas 10 vezes, não tive coragem de ler o livro, quem sabe um dia eu chegue a ler né?
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que esse dia chegue logo rs. Garanto que vai encontrar muitos detalhes ♥

      Excluir
  10. Já assisti o filme, faz tanto tempo que nem me lembro exatamente de como tudo acontece. Não sabia que tinha um livro, se não, teria lido antes de assistir. Ótima resenha!

    www.aconteceucomagente.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia agora, já que não lembra exatamente como tudo acontece rs ♥ Ainda não vi o filme, mas espero que consiga em breve. Parece ser muito bom.

      Excluir
  11. Que linda resenha. Eu vi o filme muito tempo atrás! Nem lembro direito, mas acho que gostei.
    Achei linda a história! Me inspirou.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acha que gostou rs? A história é apaixonante ♥

      Excluir
  12. Olá, Kelly!
    Só vi o filme e adorei a estória *-* Acho demais os circos daquela maneira. Porém, não tenho vontade de ler o livro :/ Sua resenha ficou maravilhosa!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro sempre consta mais detalhes ♥ Tenho certeza de que se gostou do filme iria adorar o livro também.

      Excluir
  13. Ai olha, vou te confessar que abandonei a leitura, hahah Quando ele já estava no circo e tals, eu não aguentava mais, nem sei direito porque... Nem pelo filme eu me interessei :/
    Mas a resenha ta linda, beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história bem parada, concordo contigo. Demora muito para acontecer as coisas e dar uma evolução, mas no fim acaba valendo a pena rs ♥ Uma pena que não tenha conseguido terminar.

      Excluir
  14. Livros como esse não me chamam atenção, não sei porquê :( Mas amo suas resenhas, elas sempre são tão claras e mesmo eu não gostando do gênero, ainda fico com um sentimentozinho dentro de mim falando para eu o ler -ahaha- <3 Beijoooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois deveria ler mesmo achando que não vai gostar rs. Às vezes a gente acaba se surpreendendo com os livros ♥ De qualquer forma, muito obrigada.

      Excluir
  15. Meu Deus que fotos lindas!! Amei amei ahhaah da mais vontade ainda de ler. Conheço esse livro, nunca li, mas tenho muita vontade. Adorei a resenha e assim que tiver a oportunidade quero ler ♥ Beijão!!

    http://www.sorrisosnooutono.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me conta depois como foi a experiência rs ♥ Vai se surpreender de várias formas com a história, mas espero que goste.

      Excluir
  16. Já tá de férias? Sorte a sua porque as minhas ainda estão longe. :/
    Ouvi muito a respeito desse livro, mas não cheguei a comprar. Lembro que todo mundo comentava o fato do personagem interpretado pelo "Edward" se chamar "Jacob", rsrs. Já tinha me esquecido do que a história se tratava, sua resenha me mostrou que ela é mais interessante do que eu pensava! Também detesto isso a respeito da organização dos capítulos, mas acho que apesar da história parecer muito atraente o fato de ela ser "enrolada" seria um empecilho e tanto para mim!
    Beijos

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ando bem feliz por estar de férias, mas aquela sensação de não ter nada para fazer me desanima bastante rs. Já tinha ouvido falar desse trocadilho que fizeram com o nome dos personagens, é realmente meio irônico aiuehhaue. Sobre a história ser enrolada, dá uma certa agonia quando está lendo, mas aos poucos o leitor vai se acostumando com o ritmo da autora. Deveria tentar, é bem bacana ♥

      Excluir
  17. É incrível esse livro, amei o post fiqou top.

    ResponderExcluir
  18. Eu não li o livro, mas assisti o filme e adorei!! Beijos e sucesso para ti!
    https://falacah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Menina, quando me apresentaram o filme dessa história não me disseram que existia o livro. Acabei assistindo e só descobrindo isso anos depois. Sério! Mas o filme é lindo e pelo que você relatou na resenha, aparentemente não vou me decepcionar muito quando começar a leitura e parar para pensar na adaptação cinematográfica que fizeram. Gostei muito da história. Tanto que cheguei a me emocionar em alguns momentos. Se não me engano, chorei na parte em que maltratavam a elefanta. Enfim, vou tratar de ler esse livro logo. A resenha ficou muito boa. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conhecia o livro, mas já tinha ouvido falar muito do filme, aí resolvi procurar e encontrei rs ♥ Tomara que consiga ler e gostar. Essa parte em que eles maltratam a Rosie é uma maldade. Também fiquei bem cabisbaixa com isso, mas faz parte da história. De qualquer forma, espero que goste do livro.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤