19 julho 2016

5 dicas para mandar bem na fotografia

Fotografar não é a coisa mais simples do mundo. Quando não se tem uma ideia fixa do que precisa para tirar uma boa foto, nada sai como desejado. Às vezes uma simples iluminação já muda tudo. Um ângulo diferente pode transformar seu clique em uma obra de arte, já que, querendo ou não, concordando ou não, a fotografia é sim uma arte. Talvez até mais complexa de entender. De qualquer forma, ela requer imaginação, criatividade e paciência. Muitas pessoas pegam uma câmera nas mãos e já querem sair fotografando com perfeição, mas leva tempo para pegar o jeito. Mesmo depois de um semestre inteiro aprendendo sobre esse mundo por trás das lentes, ainda não sei fazer metade do que gostaria. Mas aprendi alguns truques e espero que sejam úteis. Lembrando que eles servem tanto para câmeras comuns quanto para celulares.

A paciência é uma forte aliada

Isso pode soar meio bobo, mas tem um fundamento enorme. Nada se consegue com pressa. Tirar uma boa foto vai além de segurar uma câmera nas mãos e ter um objetivo em mente. É necessário tomar cuidado com os mínimos detalhes, como o cenário, a iluminação, o ângulo, o enquadramento e mais uma lista infinita de possibilidades que precisam ser pensadas com atenção. Então, antes de qualquer outra coisa, é preciso ter muita paciência na hora de fazer um clique. Você vai sim tirar mil fotografias e só uma vai sair bonita. Isso se chama aprendizado e não tem como escapar.

Inspirações são de grande ajuda

Durante a fase de introdução ao mundo fotográfico, buscar inspirações é essencial. Talvez você goste daquele fotógrafo porque ele mistura surrealismo. Talvez goste daquele outro porque os efeitos são incríveis. E ainda tem aquele lá, que foca em detalhes inexplicáveis. E se juntar tudo isso e montar o seu próprio estilo? A inspiração é muito útil quando precisamos ter um foco. Tentar reproduzir uma fotografia também acaba sendo uma experiência bem bacana, afinal, isso acaba sendo uma motivação e tanto. Uma hora ou outra você vai ter um relacionamento sério com as lentes.

Iluminação é essencial

Vejo muitas fotografias interessantes por aí, mas vez ou outra me deparo com uma foto completamente perdida por canta da falta de luz. Uma coisa que aprendi, e que não me canso de colocar em prática, é a importância do uso da luz ambiente. Nenhuma lâmpada tem o mesmo efeito. Mesmo que seja criado milhares de gambiarras, a luz natural sempre deve ser a primeira opção. É claro que nem sempre isso é possível, então, é bom ter cuidado quando tirar uma foto. Mexer na composição depois de pronta acaba dando uma dor de cabeça absurda. Os toques finais serão necessários, mas ter uma foto com a qualidade impecável já é um grande avanço. 

Não esqueça dos pontos de ouro

Eu ouvi tanto essa frase na faculdade que até hoje lembro do meu professor falando. O enquadramento é importantíssimo e faz uma fotinho qualquer se tornar incrível. Para quem não sabe, toda câmera tem a famosa grade, até mesmo as dos celulares. Ela serve como um auxilio. A grade é formada geralmente por nove quadrados, distribuídos em três fileiras verticais e três horizontais. Isso vai formar duas linhas verticais e duas horizontais. É justamente no encontro dessas linhas que o elemento deve ficar. Nunca no centro da foto. Sempre mais para esquerda ou mais para direita. Essa é a tal da regra dos três.

Que tal esse ângulo? E esse cenário?

Pratique muito. A prática leva à perfeição, já diziam isso e é a mais pura verdade. Na fotografia não é diferente. Quanto mais você testar suas habilidades, mais vai conseguir entender o que precisa melhorar. Se arrisque, tente novos ângulos, novos cenários, novos elementos, novas cores, novas composições, novos detalhes. Se achar melhor, tenha um caderninho ao lado e anote tudo. O segredo de uma boa foto é que não há segredo algum. A foto mais bonita que conseguir tirar vai partir inteiramente da sua imaginação e das suas experiências. As teorias ajudam muito, mas a prática é uma alavanca imensa. Aliás, se alguém quiser aprender um pouco mais da teoria, descobri esses dias que a Canon disponibilizou um ebook gratuito para que qualquer pessoa possa aprender um pouco mais das técnicas fotográficas. Então, supere-se.

34 comentários:

  1. Que dicas legais,amiga!
    Bjos!
    post muito informativo!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  2. Utilidade pública! Adorei cada tópico abordado. Pontos fundamentais!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por fotografia, apesar de não ser profissional quem é que não gosta de ter aquela foto perfeita.
    Post completinho. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é tão boa a sensação de gostar de uma foto própria rs ♥ Obrigada, Cami.

      Excluir
  4. Amei as dicas, principalmente dos pontos de ouro, não sabia que a foto não poderia ficar centralizado. Eu vou compartilhar o post nos melhores do mês ❤

    http://www.pinkisnotrose.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que quando a foto fica centralizada, as pessoas tendem a não prestar tanta atenção, aí entra a regrinha dos pontos ♥ Fico bem feliz que tenha gostado das dicas.

      Excluir
  5. Eu gosto muito de fotografia, e foi uma das mil coisas que eu me interessei durante a faculdade. Não para me tornar profissional, mas por hobby mesmo. Adoro! Só preciso de uma câmera que não me limite tanto KKKKKK Um beijo : *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma das únicas coisas que me interessei durante o curso rs. É realmente muito gostoso colocar em prática ♥ Dá um arzinho de imaginação. Espero que consiga sua câmera logo.

      Excluir
  6. A iluminação, sem dúvidas, é o principal. Quanto mais fotos em luz natural, melhor ela fica. De último caso eu utilizo flash, as vezes prefiro clarear a foto no editor do que utiliza-lo.
    Adorei o seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica bem melhor mesmo, o flash tenho costume de utilizar só em emergências mesmo, porque deixa a foto bem ruim. A opção do editor é mais viável ♥

      Excluir
  7. Eu ainda sou muito nova nesse mundo, mas realmente, fotografar não é fácil! Vou aos poucos aprendendo, errando e acertando... Logo melhoro!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas então, mas é sim uma prática bem simples, basta pegar o jeitinho ♥ É errando que se aprende, não é? Boa sorte nesse mundo.

      Excluir
  8. AAH, MAS VOU BAIXAR ESSE EBOOK AGORA! Miga, eu sou péssimo em fotografar, péssimo mesmo! Minha irmã é fotografa e me ajuda com o blog, mas sempre que tento tirar foto sozinho fica uma lastima!
    Entrei no seu insta e amei as fotos, parabéns.
    Ótimo post. ♥
    www.itsbry.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prática sempre ajuda nesse quesito. Às vezes só falta um pouquinho mais de atenção e cuidado. Tenho certeza de que vai conseguir se sair muito bem. Aos poucos vai aprendendo. Aliás, muito obrigada, fico feliz que tenha curtido o Insta ♥

      Excluir
  9. Adorei o post, eu tenho lido muitos livros de fotografia para tentar melhor as fotos do blog, mas acredita que ainda não tinha visto esse ebook da Canon? Acabei de baixar aqui e vou ler em breve, obrigada!

    Sweet Drop ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois descobri esse ebook uns dias atrás, quando vi publicado em uma página. Fui correndo baixar iauheue ♥ Espero que te ajude.

      Excluir
  10. O mais difícil é conseguir a iluminação adequada, ainda mais quando vamos tirar fotos dentro de casa, onde se depende muito da luz artificial :(
    Adorei seu texto, ficou muito bem escrito e explicado, você pode até fazer uma série de posts com dicas e exemplos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura sempre a claridade de uma janela rs, isso ajuda muito na hora de finalizar a fotografia, sem contar que a iluminação fica muito boa ♥ Mas de vez em quando é realmente complicado encontrar o ponto adequado. De qualquer forma, fico bem feliz que tenha gostado do post, quem sabe tome coragem de dar mais algumas dicas quando aprender um pouco mais.

      Excluir
  11. utilidade pública! salvei como favoritos!Aliás você GAZ faculdade de fotógrafa? Dicas realmente validas!Você tem futuro!Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, faço jornalismo, mas tem uma disciplina de fotografia na grade e aprendi muito coisa com ela ♥ Muito obrigada.

      Excluir
  12. Olar moça!Eu amo tirar fotos, ainda pretendo fazer algum curso relacionado, e trabalhar com isso. Eu não tenho uma câmera profissional, tiro tudo no meu moto g então to sempre aprendendo e melhorando. Amo tirar fotos da minha sobrinha, quando ela esta distraída, e uma boa iluminação muda tudo. Fora também as edição que dá um toque bem diferente.
    Enfim, gostei muito do post.
    BEIJU!

    devaneiosbm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de fazer um curso e aprender um pouco mais a fundo sobre isso. Deve ser muito bacana levar como hobby ♥ Meu celular também é um moto g e amo ele rs. A qualidade não peca em nada, então tem uma ferramenta muito boa em mãos. É uma delícia fotografar assim de surpresa, né? Sempre sai uma foto boa.

      Excluir
  13. Amei o post, as dicas de iluminação e enquadramento são as melhores na minha opinião, mudam tudo... mas adorei as dicas no geral, deu vontade de voltar a me dedicar a tirar umas fotinhas bacanas, to meio parada hehhe
    sucesso, bjs
    www.retratodaiaia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se dedique então, é tão bom, como um relaxante pro cérebro rs ♥ A iluminação e os pontos são bem importantes. quando usados, fazem a foto ficar muito melhor.

      Excluir
  14. Adorei ! De um tempo pra cá, vim tomando paixão por fotografia. Suas dicas são ótimas

    ResponderExcluir
  15. A regra dos terços é bem legal, eu acho que ajuda bastante, é o que os professores de faculdade mais falam MESMOOOO!
    Em terra de Instagram eu acho bem delicado falar de fotografia, surgiu alguns conceitos, o vicio por cenários, por organização que acho que as coisas que mais gosto se perderam, como fotografia social, de cunho mais realista e até mesmo mais simples.

    Eu sigo uma boa iluminação, acho que só, rsrrss.


    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falam muito. Escutava direto durante as aulas, se tornava até repetitivo rs ♥ É realmente complicado falar disso com tantos conceitos em cima, mas é preciso quebrar um pouco esse padrão do Insta e voltar a realidade. Essas fotografias mais simples são realmente lindas.

      Excluir
  16. QUE DICAS MARAVILHOSAS
    Tenho praticado também, amei essa regra da grade. Sempre gostei mais dos pontos focados fora do centro, mas nem sempre fazia isso, é bom saber que é o aconselhado haha.
    Muito amor por esse post! Deu uma motivação a mais que faltava s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aconselhado sim, porque chama atenção rs. Mas de vez em quando essa regrinha pode ser quebrada, vai muito da sua percepção ♥ Que bom que te motivou, Beca.

      Excluir
  17. Ótimas dicas! Eu não manjo mto de fotografia, acho que iluminação é essencial, ainda mais hj em dia que tiramos fotos com o celular..

    bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, apesar de muitas pessoas acharem que a fotografia é algo meio sem sentido, ela está presente no nosso dia a dia e vale muito ♥

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤