08 junho 2016

Um filme para nunca ser esquecido

Esses dias me rendi a assistir Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças. Depois de já ter batido o olho em diversas partes aleatórias do filme, finalmente consegui assistir por completo. Admito que foi uma verdadeira viagem. Me senti perdida em vários momentos. Me iludi com as memórias de Joel. Me apaixonei pelas loucuras de Clementine. Senti minhas lembranças serem apagadas junto ao filme, assim como as recuperei assim que os créditos começaram a subir. Foi diferente de qualquer coisa que já havia sentido. Foi incrível e ao mesmo tempo um tanto difícil de lidar. Afinal, quem não tem o desejo de apagar uma parte da memória? Mesmo que seja por um motivo bobo, de vez em quando nos pegamos pensando sobre isso, só que não paramos para analisar o quanto ela é importante.
Para quem não conhece, ou nunca teve a oportunidade de assistir, o filme conta a história de um casal que se conheceu por acaso em uma festa na praia. Os dois estão juntos há um bom tempo, mas o relacionamento não anda bem e as inúmeras tentativas para que desse certo não foram suficientes para mantê-los juntos. Magoada com tudo que aconteceu, Clementine resolve se submeter a um tratamento experimental que apaga todas as lembranças que tem ao lado de Joel. Depois de saber da atitude dela, o rapaz entra em depressão, frustrado por ainda amar alguém que quer esquecê-lo. Querendo superar tudo isso, ele se submete ao mesmo tratamento, lutando contra o que ainda sente.

Só que em vez de esquecer da garota, Joel começa a se lembrar dela em todos os momentos da sua vida, inclusive aqueles da qual ela nunca fez parte. Durante o último estágio do tratamento, quando está preso em sua própria memória, ele toma consciência do que realmente está fazendo, e mesmo que todas aquelas lembranças sejam indesejáveis, ele se dá conta de que são importantes demais para serem esquecidas. E é justamente o que acontece com a maioria das pessoas. Não nos damos conta do quanto os momentos são indispensáveis em uma parte da nossa história. Ficamos torcendo para esquecê-los como se não fossem importantes. Queremos eliminar algo que na verdade já é parte do que somos.

O filme não só me fez cair na realidade como também me acolheu. Me fez enxergar com clareza o sentimento que carrego por cada pessoa que já passou pela minha vida. Me fez perceber que cada instante vivido foi essencial, mas independentemente de ter sido bom ou ruim, ele faz parte da minha linha cronológica, e vai continuar fazendo. Apagá-lo seria um erro. Seria como pegar esse texto e excluir os parágrafos do meio. Faria algum sentido para você? Teria alguma coerência? Acredito que com a nossa vida seja mais ou menos a mesma coisa. Não podemos simplesmente ignorar essas memórias. Elas fazem parte da nossa história, e por mais que tenham ficado no passado, foi incrível poder vivenciá-las.

42 comentários:

  1. Sou suspeita para falar desse filme, porque até hoje estou tentando fazer um post para falar que ele é o filme da minha vida, mas não consigo rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também custei um pouco para resumir tudo que precisava rs. O filme é incrível, é até complicado de descrever o que ele desperta em quem o assiste ♥

      Excluir
  2. Kelly você leu meus pensamentos! Assisti esse filme sexta feira depois de ter visto algumas frases em umas dessas páginas sobre filmes no facebook. Nossa, eu amei. No começo eu não estava entendendo nada, mas já no final as coisas ficaram claras. Ai, o filme é muito lindo e eu preciso fazer post no blog sobre ele também ♥

    www.chuvadejujubas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, também custei demais para entender no começo, ficava voltando o filme para ver se tinha perdido alguma coisa rs, mas depois as coisas vão se encaixando e tudo faz sentido. É um filme maravilhoso ♥ E faça sim, vou querer ler depois.

      Excluir
  3. Eu estava em cima do muro em relação a esse filme, mas depois dessa review, eu vou tomar vergonha na cara e assistir meeeesmooooo!!! Gostei da perspectiva que vc dividiu aqui!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista simmmm, mulher rs. E me conte depois as loucuras que sentiu com ele ♥ O filme desperta muitos sentimentos na gente. É maravilhoso.

      Excluir
  4. Nunca assisti esse filme, mas com tudo que você relatou me pareceu bem interessante. Vou assistir qualquer hora dessas, beijos!
    Registro de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante. Quando tiver um tempinho tente assisti-lo, garanto que não vai se arrepender ♥

      Excluir
  5. Eu comecei a ver esse filme há muito tempo, mas não terminei.. Apenas li resenhas sobre, e concordo com a moral do filme. Não dá para simplesmente deletar momentos indesejáveis que passamos, pois eles são essenciais para nossa evolução pessoal.
    Infelizmente dói passar por certas coisas, mas com certeza são elas que nos fazem pessoas melhores.

    bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, deveria dar uma segunda chance e tentar vê-lo por completo. O começo é cansativo e até bastante monótono, você se perde na exibição, mas ele é incrível depois que consegue entender a história ♥ E sim, por mais que os momentos ruins sejam predominantes, são eles que nos ensinam a maior parte das coisas essenciais.

      Excluir
  6. Que legal! Vou ver esse filme...
    Beijos de amor
    http://www.tpmamoretc.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse filme é perfeito, sensacional demais! Ele vai "num ponto" muito dolorido em todo mundo e ao mesmo tempo muito essencial, que são justamente as lembranças e sentimentos envolvidos nelas. Incrível <3
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, ele toca na ferida sem pena alguma. Mas é ótimo, porque conseguimos parar para pensar nos momentos que nos cercam ♥

      Excluir
  8. Nunca assisti esse filme, mas agora que li seu post fiquei curiosa. Parece trazer uma reflexão muito interessante!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não dava muita bola pra ele, mas dei uma chance e me surpreendi ♥ Veja quando puder. É um filme incrível.

      Excluir
  9. Que legaaal, quero assistir fiquei mega curiosa, <3 Vou assistir e volto aqui para dizer o que achei hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, quero saber detalhes da sensação que sentiu durante as cenas rs ♥ É muito bom.

      Excluir
  10. Que sinopse mais linda *_* fiquei apaixonada pela temática do filme e curiosa ao extremo para assistir :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A temática é linda, tenho mil certezas de que vai gostar do filme rs ♥

      Excluir
  11. Agora quero assistir, vou ver se consigo nesse fim de semana. Com tanto elogio assim, deve ser muito bom. Todos os comentários de quem já assistiu também são positivos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ♥ Me conta depois o que achou e o quanto ficou perdida com a história rs. O filme é ótimo, não vai se arrepender.

      Excluir
  12. Olar! Esse filmes está há muito tempo na minha lista, até comecei a assistir mas eu nunca consegui terminar, pois sempre dava algo errado ou eu não estava me interessando. MAs vou dar mais chances a esse filme, pois deve ser um filme muito lindo - o que tu falou o filme pode corresponder as minhas expectativas- e ainda tem o Jim Carrey que é um dos meus atores favoritos <3
    BEIJU!

    devaneiosbm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece de ele não interessar no começo mesmo, também senti um desânimo enorme, mas depois vai pegando o ritmo dos momentos ♥ Espero que consiga dar essa nova chance e que goste dele tanto quanto eu gosto.

      Excluir
  13. Eu amo esse filme! E eu também, como você, assisti-o recentemente e fiquei arrependida por não tê-lo assistido antes! Ele é maravilhoso demais! :33 A mensagem que ele trás é ótima. E quem nunca pensou em apagar uma memória triste, ruim e decepcionante? Adorei seu post <3
    Beijinhos com amor
    Sarah =ˆ•.•ˆ=
    http://pequenomundodesarah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há filmes que nos marcam sem pretensão alguma, né? ♥ Acho isso incrível. A sensação boa que ele me proporcionou foi única e indescritível. Todos nós já pensamos em apagar alguma parte das lembranças que ficam, mas é sempre bom enxergaá-las com um pouco mais de carinho.

      Excluir
  14. Não conheço, não tive a oportunidade de assisti-lo, mas deve ser maravilhoso, agora quero sim envolver me mais com esta história anamnésica. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se envolva mesmo. A intensidade do filme é uma coisa extraordinária. Espero que curta bastante ♥

      Excluir
  15. Kelly, acredita que eu não lembro se eu assisti ou não a esse filme, na verdade acho que já li tanto sobre ele que tenho a impressão que já vi, sabe?!
    Mas por via das dúvidas ele está na minha listinha de filmes para assistir!

    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, reveja aiuehaiuhe ♥ Se ainda não viu, tenho certeza de que vai tocar bem no fundinho do teu peito. E se já viu, não perca a oportunidade de ver mais uma vez. É lindo.

      Excluir
  16. Ótimo post.
    Nunca vi esse filme, mas o que você escreveu é muito verdade. Eu passei por momentos ruins que me deixaram boas lições no final das contas. Coisas ruins servem para nos ensinar! Adorei a comparação com o texto. ♥
    www.itsbry.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Momentos ruins são tão importantes quanto os momentos bons. Eles carregam lições que precisamos aprender, mesmo que seja por obrigação. Sem falar que isso faz parte de quem somos. É a nossa história ♥ Obrigada.

      Excluir
  17. Nossa, que historia! Não conhecia o filme, mas me interessei muito em assisti. Não sei se me apaixonei mais pela historia ou pela forma que você escreveu sobre ela ♥♥♥
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que amorzinho ♥ A história é um encanto, espero que consiga assistir e ter essa sensação boa que tive.

      Excluir
  18. Ammmooo esse filme! amo os atores.
    adorei a forma que vc expos, amei o post, deu ate vontade de ver de novo kkkk
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os atores são realmente ótimos, acho que isso ajuda muito na hora de admirar o resultado final ♥

      Excluir
  19. Nunca tinha ouvido falar nesse filme e parece ser incrível. Realmente, todo ser humano tem o desejo de deletar algo na memória que sem ela perderia parte de sua personalidade. Um exemplo é quando chega ao fim de um relacionamento, como é o caso do casal do filme.

    www.aconteceucomagente.WordPress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é que a gente tem um medo absurdo das lembranças e do que elas causam com o nosso psicológico e emocional. Talvez quando nos libertarmos desse receio, elas se tornem algo bom e memorável ♥

      Excluir
  20. Nunca assisti esse filme mas tenho vontade... minha mãe sempre fala sobre!
    Realmente parece incrível e sua reflexão foi demais... Se apagarmos um pedaço de um livro ele nunca mais será o mesmo, não fará sentido!
    Beijos,
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fará mesmo, precisamos de todos os momentos intactos, seja bom ou ruim. No fim das contas, eles fazem parte de um todo ♥

      Excluir
  21. Oie, tudo bem? Esse filme é simplesmente incrível. Já assisti faz bastante tempo, mas é impossível esquecê-lo. A mensagem que ele passa é muito bonita. É um daqueles filmes que devemos indicar para todas as pessoas que conhecemos. Gostei do jeito como você abordou essa mensagem. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, senti isso quando terminei de assistir. Minha vontade era de sair por aí falando do quando o filme é incrível rs ♥ Muito obrigada, moça.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤