28 junho 2016

Lettering: a arte de desenhar letras

Faz um tempo que ando pensando em escrever sobre minha paixão pelo lettering. Tive um pouco de receio, admito, já que não conheço muito bem a técnica e ainda estou aprendendo sobre ela. Também não posso dizer que é uma coisa simples, porque, na verdade, requer um tantinho de paciência, muita imaginação e um certo conhecimento em design. Mas ela é inspiradora e me encantou de forma muito rápida. Eu a conheci por acaso, quando encontrei um perfil que compartilhava seu trabalho e explicava um pouco sobre isso. Tentei fazer e deu certo. Hoje em dia virou uma espécie de passatempo para mim. Ainda quero melhorar os traços e fazer alguns estudos mais sérios, mas já fico super feliz quando vejo o trabalho prontinho.
Para quem não conhece, o lettering pode ser definido como a arte de desenhar letras. Vou dar um exemplo: todo mundo já deve ter visto por aí algumas frases com letras diferentes e bem trabalhadas. Ele é justamente isso. Uma combinação de fontes que forma um trabalho lindo e bastante detalhado. Muitas vezes a técnica é até confundida com a tipografia ou com a caligrafia, mas são coisas totalmente diferentes, uma vez que a tipografia é o estudo das fontes, a caligrafia é a forma como escrevemos as letras e o lettering é saber desenhá-las. Um tanto chatinho, mas importante para quem quer entender melhor.

Minhas primeiras tentativas foram feitas com caneta preta comum, por isso não ficou tão bonito, mas com o tempo fui entendendo que precisava de uma caneta mais delicada e específica. Então, passei a usar duas nanquins, uma de 0.6 e outra de 0.05, que, apesar de serem mais caras, deixam o contorno mais certinho. Para pintar as letras tenho uma caneta mais simples, já que gasta bastante tinta. É aconselhável usar aquelas aquarelas, mas como ainda não tenho habilidades suficientes para usá-las, me contento com uma caneta preta de escritório com a ponta macia e a tinta molhada.
Muita gente me pergunta se as letras que uso são criadas na hora ou se são fontes comuns, e eu sempre me enrolo para responder, porque é uma mistura das duas coisas. Fico observando trabalhos prontos e como as letras foram desenhadas, assim, me inspiro na hora de fazer alguma coisa bacana. Nem sempre sai como esperado. Às vezes fica feio, dá tudo errado, tenho que apagar mil vezes até realmente gostar do resultado final, mas é só uma questão de costume e de afinidade com as formas. Por isso, é sempre bom estudar a composição primeiro e fazer um rascunho para não deixar a folha toda marcada.

Para quem quer começar, sugiro que dê uma pesquisada sobre o assunto e assista alguns vídeos que vão ajudar nesse comecinho de projeto. Aos apressadinhos, como eu, que já querem tentar sem ajuda, basta ter uma frase em mente, folha, lápis, borracha, caneta e muita criatividade. A composição acaba surgindo quando menos se espera, portanto, vale tentar de tudo. Buscar inspirações também é muito bom, mas vale lembrar que se inspirar é bem diferente de copiar, viu? Ando pensando em relatar aqui no blog a evolução de quem vos escreve com essa técnica. Talvez me inspire.

46 comentários:

  1. Eu sou suspeita de falar já que o lettering se tornou minha paixão de uns tempos para cá, mas creio que você resumiu muito bem, o lettering como qualquer outra arte requer paciência, dedicação e um pouco de estudo para aqueles que querem se aprofundar e melhorar mais sua técnica. Amei o post Kelly :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí, Lu. Quem quer realmente fazer disso um trabalho, precisa estudar a técnica com carinho e ir treinando até chegar em um equilíbrio. Mas acredito que a prática ajuda muito ♥

      Excluir
  2. Acho lindo o lettering e admiro quem domina a técnica, afinal é uma arte que requer dedicação e paciência. Quais são os matérias que você usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com toda certeza, precisa de paciência e dedicação, mas é muito simples depois que pega a prática ♥ Como citei no post, uso canetas nanquim, uma comum de tinta molhada para a pintura, lapiseira para o esboço e um caderninho qualquer.

      Excluir
  3. Que lindooo Kelly,que dom maravilhoso!
    Porque ter paciência,destreza e dedicação de aprender assim é um dom!
    Eu sempre quis fazer esses tipos de escrita ,inclusive uma um época eu fazia frases que letras desenhadas no photoshop e colocava o papel sobre a tela e ia contornando pra "aprender" a fazer as letras desenhadas haha. É uma boa dica também :)
    Grande beijo da Carô
    http://heycaaro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a prática ajuda na aprendizagem. A gente vai pegando o jeito com o tempo rs ♥ Sua ideia é bem bacana, deveria continuar fazendo e treinando, uma hora vai sair um trabalho incrível disso e você vai se encantar. De qualquer forma, muitíssimo obrigada, moça.

      Excluir
  4. Sou apaixonada, mas acho que não levo jeito para coisa. Prefiro babar em quem realmente sabe rs.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, com o tempo vai pegando o jeito rs ♥ Mas que bom que gosta, também acho um trabalho lindo.

      Excluir
  5. Eu acho lindo! Inclusive o lettering pode virar até uma fonte alternativa de renda, já vi várias quadros com essas frases fofas e acredito serem feitos por essa técnica. Seria legal acompanhar suas criações, poste pra gente :D

    Tem Meu Tamanho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser uma fonte de renda sim, conheço muita gente que ganha dinheiro com isso, sem contar no trabalho impecável ♥ Quando aprender alguma coisa nova, trago pra compartilhar com vocês, prometo.

      Excluir
  6. Eu A-M-O essa técnica! Vivo olhando no google frases com as letras desenhadas e tudo! Já tentei fazer maaaas não deu muito certo!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho lindo demais, fico babando com o trabalho de quem realmente sabe fazer ♥

      Excluir
  7. Eu acho lettering a coisa mais linda! Já tentei fazer (da minha cabeça mesmo), mas como você disse, é preciso paciência. E eu não tenho hahaha
    Você disse que tá aprendendo e já faz coisas lindas assim? Parabéns! ��
    Beijos! *-*

    Coisinhas Aleatórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, se tiver um tempinho livre, tente. Vai acabar se apaixonando e querendo continuar a fazer ♥ Muito obrigada, moça, já me animei em saber que gostou.

      Excluir
  8. Que trabalho incrível!! Confesso que muito já tentei fazer e não deu certo hahaha os teus ficaram perfeitos! Fiquei imaginando um caderno só com frases assim, que lindo ♥ Continua postando tuas frases, por favor! Hahah amei amei, parabéns! Beijão ♥

    http://www.sorrisosnooutono.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, obrigadinha ♥ Meu caderninho é só com isso, e realmente fica diferente, sabe? Dá um certo orgulho depois de ver tudo prontinho. Fico bem feliz que tenha curtido.

      Excluir
  9. Nossa eu não sabia o nome da técnica, sempre vi e achei lindo, teus desenhos estão também e imagina quando você for se aperfeiçoando mais. Eu fazia umas letras diferentes no caderno de escola, era meio que passa tempo. Deu vontade tentar também e decorar meu planner assim. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria resgatar essas letras e ir aperfeiçoando, com toda certeza vai gostar de fazer ♥ Para mim é isso mesmo, um passatempo nas horas vagas. Acaba sendo bem divertido inventar algo novo. E muito obrigada pelas palavras, viu?

      Excluir
  10. Eu sou uma grande admiradora dessa técnica, realmente é linda e enriquecedora. Gosto de passar horas no Instagram, só olhando perfis que postam quotes com essas letras lindas!

    Gostei de ver uma postagem falando sobre isso! Achei super interessante!
    Beijos, amei o seu blog.

    https://senhoritadeise.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e você arrasou!!!!!!!! Você manda muito bem na lettering! Parabéns :) Continue assim!

      Excluir
    2. Também amo perfis que compartilham isso, é tão lindo e inspirador. Fico babando no trabalho de quem manda bem com a técnica ♥

      Excluir
    3. Aliás, muito obrigada pelo carinho, que bom que gostou de tudo rs. Fico bem feliz ♥

      Excluir
  11. Que talento!!!
    Eu não tenho essa precisão nos traços, quem sabe um dia não treino isso, né? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria mesmo, garanto que vai se sair bem ♥

      Excluir
  12. Acho simplesmente incrível quem consegue fazer esse tipo de trabalho! Eu nunca tentei, mas acho que seria um hobbie que iria me prender bastante! Você é muito boa nisso, viu? Adorei! Beijos ;)
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria tentar, moça, é simples depois que se pega o jeito e realmente distrai rs ♥ Muito obrigada, viu?

      Excluir
  13. Gente, que demais! Incrível! Achei muito legar, de verdade, e nunca tentei, mas deu até vontade haha

    ResponderExcluir
  14. Acho essa tecnica a coisa mais linda! Nunca tinha pesquisado nada sobre então não sabia nem que se chamava assim... É uma arte e parece que deixa até o sentido da frase mais bonito!
    Beijinhos, www.dudiva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome realmente não é muito conhecido, mas todo mundo sabe do que se trata quando vê exemplos aiuhei ♥ E concordo contigo, dá um sentido mais leve pra qualquer coisa.

      Excluir
  15. Kelly, eu amo quando você posta essas fotos de lettering no instagram. Você é muito boa nisso, além de ser muito criativa. De verdade! Sempre fico pensando em tentar fazer alguma coisa, mas é muito difícil hahaha
    Sou a favor de posts mostrando como você faz haha
    Beijos!

    www.chuvadejujubas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada, Ju ♥ Deveria tentar, não é difícil não, é complicadinho, mas quando pega o jeito tudo se encaixa rs. Vou tentar fazer um post mais detalhado, prometo.

      Excluir
  16. Kelly, que amorzinho! Eu amo esse tipo de técnica, inclusive quero começar a praticar uma hora. Acho lindo e inspirador, amo ver fotos com frases assim um tanto bonitinhas <3 Tu capricha meeesmo, hein? Teus trabalhos estão lindos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que demais, conta sua experiência quando começar ♥ É realmente bem bacana, um trabalho bem feito fica lindo. E muito obrigada pelo carinho, viu?

      Excluir
  17. Eu sou apaixonada por lettering, comecei a me aventurar nesse mundo a pouco tempo também e conheci essa arte da mesma forma que você, através de um perfil. Ameei demais o seu trabalho, ficaram lindas. Um dia chego lá! haha.
    Ah, se eu puder te dar uma dica: caneta Sharpie. Gastei cerca de 5 reais em uma que tem duas pontas, uma que uso pra contorno e outra que uso pra preencher. Quem me indicou foi uma profissional de lettering que também conheci no instagram. haha

    Mt sucesso, lettering e arte pra você. Beijão.

    www.carolinefrizeiro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vai chegar sim, com toda certeza ♥ Se inspirar e acompanhar quem já faz isso há um tempo é muito motivador. Aliás, obrigadinha pela dica, não conhecia essa caneta, mas vou investigar um pouco sobre ela, sem contar que é muito mais barata, né? Uma nanquim é quase um roubo rs.

      Excluir
  18. Oi Kelly sua linda, tudo bem? Essa arte realmente é algo impressionante. Comecei a acompanhar alguns igs no instagram e fiquei encantada com tanto capricho. Uma das minhas dúvidas era justamente essa, se era algo que surgia do nada ou era inspirado em alguma coisa. Independente de onde venha, é lindo demais. Beijos florzinha ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe fazer realmente capricha demais ♥ Eu babo no trabalho das outras pessoas. Acho lindo. Geralmente ele é fruto de muita imaginação, mas há também aqueles que se inspiram em fontes já conhecidas. Ambos ficam incríveis.

      Excluir
  19. Eu acho muito linda essa arte mas há pouco tempo descobri que tinha um nome especifico, sempre fiquei na dúvida se era uma ilustração ou o quê. Adorei as suas fontes e seus traços, acho tão lindo que talvez comece a me interessar e tentar um pouco, heheh :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, quero ver tentar mesmo, viu? ♥ Se arrisca e conta depois sua experiência com essa técnica. Garanto que vai se apaixonar. Aliás, muito obrigada pelas palavras.

      Excluir
  20. Que lindo. Sempre tive vontade de fazer, mas ando sempre com muitos hobbies. Aí prefiro ficar admirando o trabalho dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais hobbies, melhor rs ♥ Que bom que gostou.

      Excluir
  21. Que trabalho lindo, que letras lindas! Eu já tentei mas não deu certo não! Não tenho talento pra isso! rsrs

    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir
  22. Acho essa técnica linda demais, fico babando em várias que vejo pela internet. Algumas acabo imprimindo pra enfeitar o quarto, ultimamente tenho até feito uma seleção porque estou decorando meu quarto e quero colocar vários quadrinhos combinando ilustrações e alguns de lettering. Eu fico impressionada com o talento das pessoas que fazem, não tenho jeito pra fazer algo assim.

    Love, Camie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho um mimo colocar quadrinhos com frases de lettering ♥ Fica tão amorzinho e delicado. Tenho certeza de que teu quarto vai ficar a maior fofura rs. A técnica realmente é linda. Fico babando quando vejo das outras pessoas.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤