30 abril 2016

Um Cartão, de Pedro Henrique

No último projeto fotográfico que postei aqui no blog, muita gente me perguntou sobre o livro com as frases das fotografias. No começo, acabei descartando a possibilidade de fazer uma resenha sobre ele, afinal, que história eu contaria? Mas então me dei conta de que é justamente isso que o torna tão especial. O fato de ser um livro repleto de pequenas frases não tira o encanto nem a beleza da obra, aliás, são elas que transformam o comum em algo completamente diferente, e lindo. É a leveza que a gente tanto precisa durante o passar dos dias. São pequenos gestos de amor que mudam o mundo. E eu, que adoro falar sobre isso aqui pelo blog, não poderia deixar de indicar algo tão singelo.
Poderia começar essa resenha escrevendo sobre a história do autor ou o quanto esse livro me fez bem, mas não vou. Porque o real motivo de ter me encantado tanto por essa bendita obra, é que ela não passa de um pedacinho de positividade espalhada pelas livrarias. Não tem um cartãozinho que se faz indiferente. É como se o Pedro estivesse conversando com a gente. Pedindo, quase suplicando, por um pouco mais de amor no mundo. Um pouco mais de coragem, de insensatez, de leveza, de simplicidade. Por pessoas que realmente sejam intensas e mergulhem fundo em cada sentimento vivenciado. Porque a vida é feita disso, de momentos e de muito amor envolvido. É feita de atitudes.

Título: Um Cartão -  Sentimentos Cotidianos
Autor: Pedro Henrique
Páginas: 192 páginas destacáveis
Editora: Fábrica 231

"Eu poderia falar genericamente sobre como tudo começou no Instagram ou poderia ter deixado esse espaço para um texto bem clichê na 3ª pessoa. Eu poderia mesmo, mas sabe por que não o fiz? Porque isso não é só um livro. Não são apenas cartões destacáveis. São pedacinhos de mim, e eu gostaria que também fossem pedacinhos seus. Quero que a gente seja sempre a divisão de todo o amor que não cabe mais dentro do peito.
Vem se dividir comigo, vem."
Eu conheci o trabalho do Pedro quando ele estava recém começando a postar seus cartões em uma página do Facebook. Pouco mais de um ano e o jovem carioca já estava em todos os lugares. Milhares de pessoas se apaixonaram pelas palavras, pelas frases, pelo amor. Não bastou apenas tocar os que estavam próximos, ele foi muito mais longe e ganhou o coração de muita gente. Sou um tanto suspeita para falar, até porque, vivo compartilhando e acompanhando cada novo cartãozinho, mas sempre acho que não é o suficiente. Em um mundo tão cheio de coisas ruins, quando surge algo bom sobre uma outra coisa tão indispensável, a gente precisa fazer viralizar. As pessoas precisam conhecer.
Talvez seja besteira o que estou escrevendo, mas anda tudo tão desgastado que falar sobre o amor não é mais uma coisa comum. Se tornou clichê, apenas. E talvez seja por isso que, quando nos deparamos com uma certa intensidade, nossos olhos se enchem de brilho. Foi exatamente isso que o livrinho me proporcionou. Sabe aquela coisa de você se deparar com algo e abrir um sorriso bobo no rosto sem pretensão alguma? É que o amor é essa coisa bobona mesmo. Mas não é só isso, o livro não é um clichê ambulante como talvez estejam pensando. Ele é repleto de tiradas bem humoradas sobre as mais diversas ocasiões da vida. É impossível ler e não pensar "que genial". Porque é mesmo, e quando misturam o sarcasmo com um tremendo tapa na cara? Fica melhor ainda. E não dói. A gente cresce com isso.

Uma outra coisa que me chamou atenção foi o serrilhado nas páginas. Primeiro pensei que fosse um erro de diagramação, mas depois me toquei que eram páginas destacáveis. Você pode colocar os cartões onde quiser, nem que seja para se lembrar de algo super importante que anda em falta. Pode colar até na testa, caso necessário. Ando pensando nesse assunto, mas acho melhor não... De qualquer forma, isso só mostra o quando o autor foi cuidadoso na hora de criar a coletânea. Qualquer leitor pode ter um pedacinho dele por aí. E ele pode ter um pedacinho do leitor, seja lá de onde for. É impossível não se encantar.
E tem mais ainda. Quem não gosta muito de comprar livros, mas gostou do trabalho, pode acompanhar pela página Um Cartão. Lá é repleto de coisas incríveis. Mas se quiser ter esses mimos mais de perto, o livro realmente é um pedido incrível. Eu realmente não tenho palavras para descrever a sensação boa que as frases me trazem. Não posso dizer que é uma autoajuda, porque não tem nada a ver com isso. É só algumas páginas com a positividade mais gostosa que se poderia imaginar. É leve, e muita gente anda precisando disso hoje em dia. E como diria o próprio autor: "Um cartão pode mudar tudo. Literalmente".

28 comentários:

  1. Eu conheci o material dele no face tb!Não sabia que ele tinha reunido o cartão em um livro! Agora eu vou comprar!!!
    Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. que bacana,nunca tinha visto um livro assim,muito lndo e me identifiquei com as frases que colocou aqui,deve ser mesmo um livro muito especial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As frases dele são incríveis, sério ♥ Se ainda não conhece o trabalho, dá uma olhadinha na página. Vai achar um encanto, tenho certeza.

      Excluir
  3. Quero muito esse livro ♥
    Te indiquei pra uma tag lá no blog, se quiser dar uma olhadinha:
    http://antigosdiarios.blogspot.com.br/2016/05/tag-qual-e-o-seu-lado-sheldon.html

    Beijos e desculpa o incômodo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, o livro é mesmo um amorzinho ♥ Aliás, obrigada pela indicação, já vou dar uma olhadinha.

      Excluir
  4. Que trabalho mais lindo o del *-* e quanta coisa legal você escreveu! Já fiquei com muita vontade de ter esse livro porque amo (AMO!) ter inspirações de frases; fora que o designer do livro é lindo *-*
    Beijos :*
    http://memorialices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo mesmo, moça ♥ Tem inspiração para todas as horas, juro. E sim, o design é muito fofo. Ele é pequeno e serve pra qualquer momento. Enfim, fico feliz que tenha curtido a indicação.

      Excluir
  5. Gostei das frases.São simples e encantadoras :)
    E seu blog é tão fofo,rs.


    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São um encanto, sim ♥ Muito obrigada, moça. Fico feliz que tenha gostado do blog.

      Excluir
  6. Que graça! Estou querendo muito esse livro <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, é um mimo ♥ Tenho certeza de que vai adorar.

      Excluir
  7. Que diferente!Nunca tinha visto um livro com páginas destacáveis,parece ser legal,porque é um livro só de frases e não precisamos marcar nenhuma,só destacar,rs.Amei <3 Já vai pra minha Wishlist Literária!Beijos :3

    http://everything2k.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também não, acho que são raros, mas acredito que esse tem seu motivo, afinal, já temos os trechos destacados ♥ Que bom que gostou.

      Excluir
  8. Achei lindo a ideia do livro. Tem bastante coisa saindo nesse estilo, mas senti o diferencial dele nas suas palavras. Adorei o design do cartões. Eles são tão lindos que dá vontade de colocar todos na parede para olhar todas as manhãs.

    Beijos :*
    http://ohamoramia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem diferente mesmo, e é incrível ♥ Acho que só o lendo para entender a beleza dele. A verdade é que eu tenho o maior dó de destacar as frases, mas que dá vontade de colar nas paredes, dá.

      Excluir
  9. Que gracinha ♥ quero muito esse livro, achei super fofo.

    ResponderExcluir
  10. Ai gente, encantei com o livro, com as frases e com o seu blog, já estou seguindo é um prazer conhecê-la. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As frases são um mimo e o trabalho do Pedro é muito bom ♥ Seja bem-vinda por aqui, moça. Fico feliz que tenha curtido o blog.

      Excluir
  11. Eu já conhecia ele do face e do insta, e estou louca pelo livro dele! Amei o post <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, que bom que gostou ♥ Espero que se encante pelo livro tanto quanto eu.

      Excluir
  12. Amo o instagram dele. ♥
    Já tinha visto o livro, mas acredita que nunca me interessei em comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tenho certeza de que vai amar cada página, moça ♥ Mas o instagram dele também é cheio de amor.

      Excluir
  13. Estou doida por esse livro! Mas tempo que é bom nois não have!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤