12 janeiro 2016

Receita: cupcake de baunilha

Desde que criei o blog, tenho vontade de criar um quadro para compartilhar algumas coisas gostosas, literalmente. O problema é que em cada chance que aparecia, eu ficava com um pé atrás por não saber se isso seria uma boa ideia, afinal, sou péssima na cozinha quando se trata de comida salgada, mas então resolvi arriscar com os doces. Desde pequena aprendi a fazer bolos e sobremesas com minha mãe, que me botava em pé numa cadeira para ajudar com os ingredientes. Hoje em dia, quem fica na cozinha fazendo bagunça sou eu. De qualquer forma, a primeira receita mais elaborada que aprendi a fazer foi o cupcake, famoso bolinho fotogênico, e é exatamente ele que escolhi para estrear o quadro de receitas por aqui.
Quando estava no terceiro ano do ensino médio, meus bolinhos faziam o maior sucesso nas vendas para arrecadar dinheiro para a formatura. Todo mundo vivia me pedindo a receita, e eu ficava com aquela dó de ter que contar meus segredos para as outras pessoas porque realmente era difícil de fazer. Sabe o ciúmes? Então, mas é claro que eu acabava contando cada detalhe e ficava na maior felicidade quando alguém me dizia que tinha conseguido. Depois de um tempo parei de fazê-los, por falta de tempo mesmo, até que esses dias me pediram alguns aqui em casa e me lembrei de fotografá-los para montar o post. Então, quem quiser aprender, sugiro que se aconchegue um pouquinho mais e preste atenção.

Ingredientes e outras coisas necessárias
- Forminhas de papel ou de silicone
- Uma forma para bolinhos
- Enfeites comestíveis
- 125g de farinha de trigo
- 125g de açúcar
- Fermento em pó
- 125g de manteiga ou margarina
- 2 ovos grandes
- 2 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (chá) de essência de baunilha

Como fazer
Em um potinho comece colocando a manteiga. O ideal é que ela esteja em temperatura ambiente, pois fica mais maleável para mexer. Depois, coloque o açúcar e de farinha de trigo na quantidade certa. Caso opte por fazer com a farinha que já contém fermento, desconsidere o fermento que citarei no final, pois tenho o costume de usar a farinha normal. Mexa os ingredientes e acrescente os dois ovos, lembrando de tirar a gala para não deixar nenhum gosto ruim. Misture bem até formar um creme. Acrescente, então, o leite e a essência de baunilha. Caso queira colocar algum corante, esse é o momento, devendo ser utilizado somente algumas gotinhas para não ficar muito forte nem muito pesado. Por último, coloque uma colher (sobremesa) de fermento em pó e mexa até misturar todos os ingredientes e ficar cremoso.
Coloque as forminhas de papel/silicone na forma de bolinhos e preencha-as com a massa. É importante ressaltar que cresce bastante durante o cozimento, então é aconselhável encher as forminhas até menos da metade, para não causar acidentes, se é que me entendem. Na receita original, a porção deveria render 12 cupcakes grandes ou 24 pequenos, porém, como a divisão acaba ficando muito irregular, indico que faça 10 grandes ou 22 pequenos, assim, a quantidade de massa usada fica equilibrada. Depois de todas as forminhas preenchidas, coloque no forno em 280ºC inicialmente até esquentar, depois diminua conforme necessário deixando entre 250ºC e 220ºC. Quando reparar que o bolinho já cresceu, tire do forno e espete um palitinho, caso ele saia sequinho, seu cupcake está pronto, caso contrário, deixe mais um tempinho. Ele assa rápido, portanto, é bom ter cuidado para não deixar queimar.

Cobertura de brigadeiro:
- 1 caixa de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- Chocolate em pó conforme necessário

Como fazer:
Coloque em uma panela em fogo alto todos os ingredientes. Costumo deixar a quantidade de chocolate aberta justamente por ser algo pessoal, ou seja, vou colocando até ficar bem escurinho, independente da quantidade. Caso queira fazer de brigadeiro branco, é só eliminar o chocolate, usando apenas a manteiga e o leite condensado, ficando muito parecido com o beijinho, só que sem o coco. De qualquer forma, você vai mexer até levantar fervura, lembrando de ir diminuindo o fogo para não deixar queimar. Quando as bolhas aparecerem, dê uma viradinha na panela e veja se a cobertura desgrudou do fundo, pois é o ponto ideal.
Por fim, deixe esfriar um pouquinho e coloque a cobertura em cima dos bolinhos, depois enfeite como preferir. Eu gosto muito de colocar o chocoball miudinho e as bolinhas prateadas, pois fica um mimo, afinal, essa é a ideia, mas há inúmeras combinações que podem ser feitas. Se você fizer a cobertura branca, pode colocar o coco ralado, deixando esfriar primeiro para não estragar. Também pode ser utilizado corante na cobertura, assim fica com um toque diferente. O importante mesmo é que fique do seu agrado, e que todo mundo goste. E é isso, caso tenham ficado com alguma dúvida, podem perguntar à vontade, e caso façam, me contem depois o resultado. E, finalmente, espero que tenham curtido.

28 comentários:

  1. Acredita que eu fazia cupcakes com massa pronta pra bolo mesmo? hahaha Dava pro gasto! Quando eu puder tentarei sua receita pra massa (: PS. As fotos ficaram lindas, realmente o enfeite prateado ficou um mimo!

    Beijos!
    cafeepoesiafc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tentei com massa pronta, fica bom? Espero que goste quando fizer, é bem fácil e rápido, sem falar que assa em minutos ♥ Que bom que gostou moça, muito obrigada, e sim, os enfeites prateados são um mimo.

      Excluir
  2. Ha que post mais amor gente.
    Vejo que a câmera nova te deu um novo gás hen. ♥
    Amo fazer cupcakes, comecei a fazer para arrecadar fundos para uma viagem da igreja e depois nunca mais parei, sempre quando tema algum evento de amigos eu que faço tanto a decoração como os docinhos.
    Amei conhecer seu lado cozinheira rs.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o ano me deu um novo gás ♥ É super simples de fazer, não é? Somos alugadas para essas etapas então iuehiau, isso é ótimo moça. Que bom que gostou, fico feliz.

      Excluir
  3. oi, oi.

    eu nunca fiz cupcakes aqui em casa pq não tenho essas forminhas, mas mais tarde estarei indo ao Centro e só volto de lá com uma. hahaha.

    eu não sou muito fã de cozinha, mas confesso que ando aprontando muita coisa nessas férias. to curtindo o resultado.

    obg pela dica. a receita parece super fácil.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas forminhas você encontra até nessas lojinhas simples, agora a forma central já é mais específica, mas tenho certeza de que acha fácil ♥ E sim, a receita é muito simples, em meia hora já está tudo prontinho. É muito amor.

      Excluir
  4. Amor de Deus eu amei essa receita chamei os amigos pra assitir um filme aqui eem casa e estava pensando em o que fazer alem de pipoca brigadeiro , e agora vou fazer esse cupcake de baunilha <3
    Beijos diva <3
    www.atrasdpenteadeira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, espero que tenha conseguido fazer então, e que tenha ficado bom ♥ Ele é muito simples. Que bom que curtiu.

      Excluir
  5. Fazer cupcake é uma delicinha né?
    Fiz algumas vezes na casa de primas mas preciso comprar forminhas pra fazer aqui em casa.
    Adorei sua receita, quando tiver as forminhas vou testar!
    Beijos,
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, é uma delícia ♥ Sem falar que é super fácil, então não requer tanto esforço e tempo. É muito bom, espero que consiga fazer.

      Excluir
  6. MEU DEUS!!!!
    Que delíciaaaaa...agora to aqui babando e morrendo de fome. Assim que deu eu vou fazer com certeza. :P

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  7. Gente, que amor! Quero testar sua receita com todas as possibilidades possíveis, o que provavelmente não vai dar muito certo, porque eu cozinho muito mal, mas não custa tentar, hehe.

    Beijo, Selma Barbosa | Quinta Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há inúmeras mesmo, espero que goste. Dá para fazer a massa colorida, cobertura com ganache, bicho de pé de por aí vai, fica uma delícia ♥ Espero que goste e que consiga fazer.

      Excluir
  8. queeeee delicia <3
    já quero experimentar!
    tenho um livro só de receitas amor de cups <3 essa já entrou pra ser testada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho um desses, é muito amor, e todos são bem diferentes, mas isso é ótimo porque há inúmeras possibilidades ♥ Que bom que gostou moça.

      Excluir
  9. Ai que lindos Kelly, fiquei morrendo de vontade de provar ❤ Sou apaixonada por doces, então já fico louca quando vejo um hahaha. Adoro cupcakes, e fiz alguns há um tempo atrás com cobertura de ganache e também buttercream, aquela coloridinha sabe? Ficou um amor (https://www.instagram.com/p/iZj-GSqQad/?taken-by=_maarimenezes), eu adorei! Uma hora vou fazer essa receita que tu passou, pois parecem deliciosos <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas doceiras então, também sou apaixonada por qualquer coisa que contém açúcar aeiuah ♥ Sei sim, já tentei fazer, mas quando é mais elaborado eu fico um tantinho perdida aiuheuhe, mas ficou lindo o seu. Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  10. Que delícia de receita!! Anotando para fazer depois, não sou muito boa na cozinha mas não parece ser tão difícil <3

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super simples. Também sou péssima na cozinha, uma coisa a mais já estraga tudo aiuehaiueh, mas tenho certeza de que vai conseguir ♥

      Excluir
  11. Que receita maravilhosa *-* Minha mãe é a deusa na cozinha, mas admito que só me arrisco vez ou outra. Na próxima aventura vou fazer sua receita <3 Surpresinha para a "véia" hahsuahsa.
    As fotografias ficaram gostosas demais kkkk como disse você, literalmente.
    Beijãoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste e que consiga fazer, depois me conta o que achou e como ficoou ♥ Presentinho. Awn, muito obrigada moça.

      Excluir
  12. Nunca tentei fazer, pois sou péssima na cozinha. Às vezes, me arrisco com algumas receitas que vejo na internet.
    A receita é simples e vendo as fotos, me deu água na boca. haha
    Acho que vou tentar fazer. Só falta a forma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou péssima, mas se arriscar as vezes é muito bom, acaba saindo alguma coisa boa ♥ Nha, espero que curta e que consiga produzir.

      Excluir
  13. Que receita maravilhosa ♥ Não são muitos ingredientes e parece fácil, mas pra mim tudo de cozinha é super difícil, masss não custa tentar né?
    Adorei o post e sua explicação!
    Beijos,muito sucesso, Laís Scagliusi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem pouca coisa e leva um tempo mínimo para ficar pronto, isso facilita tudo ♥ Espero que consiga fazer e que goste do resultado. Depois me conte.

      Excluir
  14. Morro de vontade de fazer cupcake aqui em casa mas sempre bate preguiça, principalmente porque eu não sou muito boa preparando doces. Sou bem melhor preparando coisas salgadas.
    A sua receita ficou ótima e as fotos ficaram lindas. E eu fiquei com fome de cupcake hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois tente fazer, também morro de preguiça para cozinhar ou bater bolo, mas esse é muito rápido, e simples, sem falar que em meia horinha já está prontinho ♥ Que bom que gostou Ruby.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤