12 julho 2015

O significado do amor para crianças

Em um mundo tão generalizado e mal entendido, encontramos esse sentimento que vive na boca das pessoas, em meio à palavras fúteis ou superficiais. Poucos são aqueles que o proferem com decência, com o coração. O amor, segundo o dicionário, é um sentimento que nos induz a aproximar, proteger ou conservar a pessoa pela qual sentimos atração ou afeição. É intenso. É a disposição dos afetos para querer fazer o bem a algo ou alguém. É uma qualidade do que é suave e delicado. Em partes, é o que significa para muitos de nós, é uma base para as emoções que sentimos por outras pessoas, mas na percepção de uma criança, o significado não tem nada a ver com isso.
Penso que muitas pessoas já devem ter visto esse projeto em algum lugar, afinal, eu o encontrei por acaso pelo Facebook e achei digno de ser compartilhado por aqui. Alguns educadores, buscando respostas sobre o que é o amor na visão das crianças, fizeram uma pesquisa com os pequenos, todos entre quatro e oito anos de idade. As respostas deixam qualquer um no chão, são puras, simples e mais sinceras impossíveis. Aos que dizem não entender o amor, eis explicações tão inocentes e simplórias, que até mesmo quem nunca o sentiu consegue percebê-lo.
A inocência é uma das coisas mais bonitas que existem. Conseguimos tirar diversos aprendizados com criaturas minúsculas que pouco sabem sobre a vida, e isso é a lição mais valiosa que podemos entender. Por mais que queiramos traduzir o amor, colocá-lo em uma caixinha e deixar como enfeite de cabeceira, não podemos deixar de senti-lo, de compartilhá-lo. É o bem mais precioso que ainda carregamos. Deixo essas respostas com vocês.

20 comentários:

  1. Vi esses comentários faz um bom tempo. E tenho duas crianças em casa e sempre me surpreendo com a pureza e leveza que eles enxergam as coisas, assim como isso muitas coisas aos meus filhos eles me ensinam muito a respeito da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são um tanto antigos mesmo, mas nunca é tarde né? Deve ser uma delícia tê-los por perto, ouvindo pérolas que as vezes servem para muitas situações ♥

      Excluir
  2. Se perguntassem para mim, iria responder: 'Amor é quando eu 'brigo' com a minha pequena, e ela mesmo assim me olha com um sorriso verdadeiro no rosto' hahaha. adorei, e como sempre falo, temos muito que aprender com as crianças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é um mimo né? Temos que aprender muita coisa sim com eles, não há mais inocência possível. E parabéns pela pequena ♥

      Excluir
  3. Já vi esse projeto no tumblr e é mesmo sensacional. Esse último é o melhor, afinal, quer maior prova de amor que quando a pessoa continua te amando mesmo depois de conhecer cada defeito e cada pedacinho monstruoso seu?
    @irianneveloso | irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é tanto antigo, capaz de ter visto em outros lugares também, mas ele é incrível ♥ É verdade, uma das maiores provas que existem, e não precisa nem de muito para isso.

      Excluir
  4. Esse projeto é puro amor, ver a inocência das crianças nos faz refletir sobre nossas atitudes quanto adultos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Dai, acho que quando crescemos começamos a carregar tanto peso, que esquecemos da leveza, do que é realmente bom e importante ♥

      Excluir
  5. Já tinha visto há um tempo também, mas como a menina falou que a gente tem que repetir que ama porque as pessoas esquecem, essas frases merecem serem relidas, porque a gente realmente esquece. Melhora o dia saber o que é amor pra esses pequenos. Quem dera um dia os adultos pudessem amar assim.

    Beijo, Sel | Quinta Gaveta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merecem sim, diversas vezes, inclusive ♥ Seria muito bom, não acha? Penso que as relações não acabariam tão rápido.

      Excluir
  6. Adorei o post! Quem dera se todo mundo amasse como esses pequenos <3 http://pensapequena.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria ótimo, amar dessa forma é algo bem raro ♥

      Excluir
  7. Já tinha visto esse projeto, mas acabei perdendo e não o encontrei novamente, achei tão lindo, principalmente o que a pequena Karen disse. Esse post realmente melhorou meu dia.

    Caosologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela filosofou de uma forma muito fofa, e até imaginável ♥ Fico feliz que tenha melhorado seu dia, isso é muito bom.

      Excluir
  8. Que coisa mais linda esse post <3
    Pelo nome das crianças, vi que não são brasileiras né? Queria muito um projeto assim no Brasil também! :D

    Tem Meu Tamanho - Estilo, Música e Decoração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, sim, elas são estrangeiras, na verdade não sei exatamente da onde, mas os nomes entregam. Por aqui seria bem legal de fazer, afinal, há várias crianças por aí ♥

      Excluir
  9. Melhor post da vida! Eu nunca tinha visto esse projeto, tão simples e fofo. ♥
    Crianças sempre tão inocentes, o mundo seria melhor se todos pensassem e agissem como criança. ♥

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, que amor ♥ Seria mesmo, penso que seria mais leve.

      Excluir
  10. O amor é algo simples ♥ Que post lindo!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤