24 abril 2015

O amor da sua vida, é você mesmo

Sempre que ligo a televisão para ver um filme, me deparo com aqueles clichês de que a personagem principal ainda não encontrou o amor da vida dela. Ou se encontrou, ele está com outra mais bonita, mais popular e sensual. Típico joguinho amoroso em que, no final, os dois se esbarram no corredor de algum lugar e simplesmente se apaixonam. Ele a olha com ternura, se levanta em busca dos objetos espalhados e a entrega. É claro que há um sorrisinho bobo, uma última piscadinha e ambos seguem caminhos diferentes, mas sentindo-se completos. Amor a primeira vista, talvez.
O problema dessas histórias, é que elas nos fazem pensar que só nos sentimos inteiros quando achamos um outro corpo, uma outra alma com quem dividir os dias. Será que isso é verídico? Então quer dizer que se eu me sentir bem comigo mesma, e feliz com minha própria companhia, não conta no quesito? É claro que conta. Não tenho tanta experiência para dar conselhos nem sequer contar um ocorrido, mas consegui aprender sobre amor próprio mais cedo do que imaginava. Eu não preciso de absolutamente ninguém para ser feliz. Nenhum ser humano precisa.

Posso não gostar de muita coisa em mim, e querer mudar metade delas para me sentir melhor, mas é por mim mesma. Com o passar do tempo, passar a ignorar os julgamentos e as críticas que só servem para te deixar no fundo do poço se torna um hábito. Você aprende a escutar e filtrar somente o que é necessário, e quando consegue essa façanha, a sensação é a mesma de como se estivesse ganhando um prêmio valioso. Ninguém precisa de mais nada além de amor próprio, sem falar que vai precisar dele por perto na maior parte das vezes.

Acha que vai conseguir ter um relacionamento duradouro com alguém, se nem consegue conviver consigo mesmo? Não, não vai porque não há aceitação. Parece loucura dizer para alguém se apaixonar por ela mesma, mas o amor é uma grande loucura. Se não aprendeu a conviver com suas manias e erros, não há motivo algum para outro alguém querer fazer isso. Já imaginou chegar uma visita na sua casa, e você pedir para ela limpar a bagunça? No máximo a pessoa te olharia com uma careta de desaprovação e iria embora. Com relacionamentos, o ritmo é o mesmo.

Não fique aí sentado esperando o seu amor chegar na porta com flores na mão, te convidando para um passeio romântico. Se divirta sozinha. Vá comer aquela lasanha deliciosa do restaurante da esquina, vá ao parque e sente-se em um banquinho debaixo de uma árvore de folhas amarelas, pare em uma ponte e contemple a junção do céu com o mar. Só. Não é necessário companhia, porque você está com alguém, e nada melhor do que saber do que ela gosta, do que não gosta, qual seu suco preferido, qual música traz lembranças, quais palavras que machucam. Quando tiver certeza de cada pedacinho seu, automaticamente sua espera pelo príncipe encantado termina, porque vai conseguir sair da torre sozinha e ainda matar o dragão do lado de fora.

Dizem que quando menos esperamos as coisas acontecem, e eu assino embaixo do poeta que inventou essa frase fantástica. Quando você é feliz e conhece tudo aquilo que não te faz bem, toda e qualquer decepção se torna um aprendizado. Terá companhias ilimitadas, ou talvez uma única que dure o resto da vida, mas já vai estar completa e aquele alguém apenas vai te transbordar. Imagine uma xícara de chocolate quente sendo você. Ela já é deliciosa apenas por ser chocolate. Agora pense que esse alguém é o caramelo adicional, e que o chocolate vai continuar delicioso com ou sem ele. A vida é dessa forma também, pense que os outros são caramelos adicionais, e os deixem te transbordar.

24 comentários:

  1. Não consegui pensar em algo muito inteligente para comentar, além de dizer que concordo contigo. Estava falando com minha psicóloga sobre isso hoje. Tem gente toda bagunçada por dentro, toda feia, que fica esperando que alguém chegue e faça as coisas serem bonitas. NÃO! Quem faz tudo ser melhor somos nós, quem vai dizer quem nós somos somos nós, quem vai nos fazer feliz, surpreenda-se, somos nós! Se aparecer alguém, vai ser pra complementar, a cereja em cima do bolo, não o fermento! Um abraço, Kelly. O texto tá ótimo, pra variar. <3 48janeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo contigo. Não adianta de nada ficar parado esperado um milagre ou alguém para te tirar do fundo do baú e te vestir como se fosse uma roupa nova, porque isso não vai acontecer, no mínimo, irão te chamar de brega haha. Comparações com comidas sempre são uma boa explicação né, adorei o da cereja ♥

      Excluir
  2. Que texto lindo! Ando precisando ler coisas assim. Obrigado. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, que amor ♥ Eu que agradeço por ter lido, e por ter gostado dele também.

      Excluir
  3. Que texto lindo, gostei bastante, seus textos são sempre bem bonitos.

    Beijos:*
    http://escritasnachuva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada Dani ♥ Sempre ganho meu dia quando leio algo assim.

      Excluir
  4. Finalmente alguém nesse mundo que pensa como eu.
    Acho as pessoas tão dependentes das outras e só acham que vão ser felizes quando encontrem o grande amor da sua vida já ouvi muitas asneiras quando digo que estar com sigo mesmo e a melhor forma de viver porém o ser humano insiste que pra ser feliz tem que ter um cabide do lado.
    Eu sou o chocolate mais gostoso que já provei rs e sem necessidade de caramelo.
    Falou tudo nesse texto.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasou menina haha ♥ É verdade, a maioria das pessoas acredita que para conseguir ser alguém na vida, precisa de um encosto do lado, de alguém apoiando, alguém dizendo o quanto ela é perfeita. Isso é bobagem.

      Excluir
  5. Cara, que texto foi esse? MARAVILHOSO! "Quem é completo, não precisa de metade" Hahahaha. Ou precisa sim, mas na hora que tiver que acontecer. Fico indignada com pessoas que dependem de outras para serem felizes. Eu dependo de mim, do meu querer. Quando digo para as pessoas que não me imagino um dia na vida casada, elas ficam indignadas, me dizem que ninguém é feliz sozinho, que só vou ser completamente feliz quando encontrar alguém para compartilhar toda a felicidade. Eu dou risada, apenas!
    http://alohaanablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que amor haha ♥ Creio que por vezes precisamos de pessoas do nosso lado sim, mas não exclusivamente para ser feliz, isso é uma opção nossa mesmo.

      Excluir
  6. Que texto perfeito. Aprendi a ter amor próprio recentemente e é A MELHOR COISA do mundo, estou quase namorando! :O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso. Quando você aprende a se amar, mesmo com todos os defeitos e todas as coisas erradas, o que está ao seu redor também começa a aprender a conviver com você. É recíproco ♥

      Excluir
  7. Cê tá dando spoiler do livro que eu estou escrevendo xD
    Sério xD
    Simplesmente AMEI. E estou escrevendo a história que estou escrevendo, justamente porque não aguento mais esses clichês de que vc fala!

    Bjoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, perdão, juro que não sabia aiehiaue ♥ Obrigada, fico feliz que tenha gostado Sali. Esses clichês são banais, acabam com muita coisa boa.

      Excluir
  8. Que texto maravilhoso, me arrepiei lendo de tanto que me identifiquei. É isso mesmo, muita gente passa a vida buscando a aprovação dos outros quando a aprovação e aceitação tem que vir de nós mesmos. Se nem você gosta de você, por qual motivo outra pessoa iria gostar? Sou fã de pessoas que buscam cada dia mais se conhecer, que não tem medo de sair em público sozinha, não se importam de ir ao cinema com a propria companhia. Isso deveria ser visto com admiração, e não como "nossa, aquela lá é encalhada". Mil affs para pessoas que pensam assim. Que o amor próprio te complete e até te transborde, viu?
    Um beijo!

    www.tresestacoes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, se você não aguenta sua própria cruz, não são os outros que irão querer aguentá-la. Eu também admiro muito quando vejo pessoas assim, independentes. Confesso não ser totalmente, gosto de uma boa companhia, mas não sou feliz só porque tenho uma. Que te transborde também ♥

      Excluir
  9. O problema é quando estamos plenas conosco mesmo, mas mesmo assim sentimos falta de alguém para compartilhar essa plenitude. Sei lá, por mais que eu concordo com você, sobre como podemos ser felizes conosco mesmo, nossas nuances e nossas próprias complexidades, continuo achando que, pelo ser humano ser uma espécie essencialmente social ainda "precisamos" do outro.
    Só um pensamento...
    abs

    http://mesadecafedamanha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então significa que você não está plena consigo mesma, pensa que está, mais ainda falta o toque final. Não discordo do que disse, para falar a verdade entendi super bem seu ponto de vista, e até concordo de certa forma. Uma boa companhia é um ótimo pedido, mas não quer dizer que ela te mudará em algo sobre felicidade, é isso que quis dizer ♥

      Excluir
  10. Fantástico! Eu ando pensando muito nisso esses dias! Sou uma pessoa muito sonhadora, tenho a consciência de que príncipes encantados não existem, mas todas as noites, antes de dormir, imagino cenas românticas com meu "futuro namorado". Só que sou uma pessoa completa sem ele. Tento mudar pra melhor, um pouquinho mais a cada dia, pra que quando ele chegar, esteja tudo arrumadinho para sermos felizes. E parei de ser ansiosa no momento em que me dei conta de que ele só vai chegar quando estiver pronto também. Pronto pra me retribuir tudo de bom que eu sou.

    Beijos,
    domingodeinverno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso moça, estás mais do que certa. Sem falar que quanto mais esperamos por alguém, mais tarde ele chegará na nossa vida. É complicado esperar, mas nesse meio tempo aprendemos a aceitar a solidão. Tenho certeza que alguém estará pronto para te retribuir tudo de bom um dia ♥

      Excluir
  11. Amei o post, as palavras, o modo como foi escrito e a proposta do blog.
    Parabéns. Beijos
    www.natyfrezende. blogspot.com br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, muito obrigada moça ♥ É muito bom ler isso.

      Excluir
  12. Oiii,
    eu simplesmente amei o texto, acho que você deveria escrever um livro, kkkk nao quer fazer parte do meu nao? kkkkk

    Até compartilhei,
    https://www.facebook.com/PAARADATEEN/posts/908852189177186

    beeeeeeeijos ! ♥
    www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, adoraria fazer parte do seu livro, como assim menina? ♥ Vou escrever, um dia, sério, espero mesmo, e parabéns pela sua obra.

      Excluir

Design e conteúdo por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | Com amor ❤